HáBITOS DE CONSUMO DO COLETIVO DOS QUARENTÕES
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Passar a barreira dos 40 foi durante muito tempo a linha que marcava o fim de uma época e o começo de outra. De fato, o comportamento podia variar, já que não é o mesmo comportar-se como um adolescente quando se têm 20 ou 30, que quando se chega a esta idade. Agora, segundo
JWT
- J. Walter Thompson Company, cumpri-los perdeu esse caráter.
Ainda que tenha a ver com as rugas, a falta de visão, cabelos brancos e queda de cabelo, flacidez, mais gordura no corpo e menos massa muscular, já não é o mesmo. Na atualidade os hábitos de consumo e de vida faz que estes efeitos se possam compensar com um regime dietético, exercícios, produtos para o cuidado pessoal e, em alguns casos, um pouco de cirurgia estética.
A vice-presidenta executiva e diretora de Conteúdo Estratégico de JWT, Marian Salzman, opina que
a dicotomia entre a realidade dos quarentões de hoje e a maneira de como a publicidade os enfoca, nos impulsionou a tomar a decisão de que os quarentões e o número 40 fossem o enfoque de nosso último boletim de tendências
Work in Progress.
Ademais, adiciona que os protagonistas dos filmes, a televisão e outros meios de difusão são, em sua enorme maioria, jovens de entre 20 e 30 anos muito cuidados, que podem passar perfeitamente por jovens.
Comportamento: - Por outro lado, no mundo desenvolvido a média de idade anda em torno dos quarenta anos, como por exemplo no Japão. Segundo JWT, os
quarentões se comportam como se estivessem outra vez na trintena, isto é, vão à festas, vestem-se provocativamente, vêem-se jovens, glamurosos, querem ter filhos, viajam e não poupam quase nada.
Ao contrário, os de 30 anos parecem ter mais 10 anos. Preocupam-se por sua futura aposentadoria, os pagamentos da hipoteca, o seguro de vida, casar-se e levar uma vida de casado... Segundo os que elaboraram este relatório, parece como se as pessoas criadas nos 70 tivessem vontade de fazer de tudo, enquanto os que passaram sua adolescência nos 80 tenham reagido na contramão dos excessos dessa década e queiram ser verdadeiros adultos.
Tendências de marketing: - Tudo isto faz que seja difícil emoldurar o quarentão dentro de uma tendência de marketing. Segundo o estudo de JWT,
os aguçados nas marcas e os especialistas em marketing precisam dar-se já à tarefa de antecipar-se à demanda de looks atraentes, credíveis e viáveis para os
quarentões. Ademais, assinala que devem pôr-se ao dia em entender a mentalidade dos quarentões, já que se sentem parte de uma geração. Eles têm seus pontos de reação de seus anos de formação e de viver tanto tempo à sombra dos baby boomers.
Salzman ressalta que o mundo dos quarentões representa um desafio aos negócios de marcas e de marketing porque têm que repensar na maneira de comunicar-se e em sua atitude com respeito à idade. Querem coisas sexys e estão desconectados da realidade, já que sonham com seguir pertencendo à geração dos 30 anos.