A promoção em buscadores é chave para o futuro das empresas
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Muita gente, dedica parte de seu tempo a visitar as web de viagens em Internet como o modo mais rápido e econômico de preparar suas férias. As surpresas são numerosas quando se utilizam web de pesquisas como Google, Yahoo ou MSN como ponto de partida.
Por exemplo, se o que procuramos é uma boa oferta de passagens de avião e digitamos a palavra "vôos" nestes procuradores, veremos que os primeiros resultados tanto orgânicos (os que vemos à esquerda) como os de links patrocinados (os de pagamento são os primeiros) estão cotados pelas agências de viagens on-line ou agregadores de viagem (travel aggregators) como lhes chamam os anglo-saxões.
O curioso é que a grande maioria das linhas aéreas brilham por sua ausência, sobretudo quando em suas linhas estratégicas têm como objetivo aumentar significativamente a captação direta de vendas por suas webs.
Como é possível que as linhas aéreas tradicionais não se situem nos primeiros postos do ranking?
Uma explicação é que o modelo de negócio das agências e dos agregadores de viagem está baseada em Internet e por tanto tendem a ser mais sofisticados no uso da promoção em procuradores. Outra explicação, vital desde o ponto de vista de marketing em sites de pesquisas, é que a maior amplitude dos produtos e serviços que oferecem as agências e os agregadores de viagem lhes faz mais eficientes à hora de posicionar-se para um maior leque de termos gerais.
O ponto principal a ter em conta é que quanto maior seja o inventário de palavras chaves às quais um anunciante pode chegar, via posicionamento em procuradores ou via promoção em procuradores, maior será sua captação de tráfico e maiores suas vendas.
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Esta realidade se está plasmando na quota de tráfico captado via procuradores pelas principais agências e agregadores de viagens, chegando em alguns casos ao 70% do tráfico indireto segundo as últimas medições de Nielsen/Netrating.
Por isso não é tão estranho que Merril Lynch prediga que em EUA o investimento publicitário em promoção de links patrocinados exclusivamente dobrará em 2005 com relação ao investimento publicitário em meios interativos para 2005.
Erik Häggblom Diretor de ntbuscadores.com