........AS PARCERIAS DE MERCADO SÃO ESTRATÉGICAS E LUCRATIVAS
Os negócios associados funcionam melhor do que os independentes. Têm um crescimento anual em vendas de 40,3%, sua margem de exploração melhora uns 38,48% e sua rentabilidade econômica é de uns 42,76% superior.
Estas são algumas das conclusões do informe Avaliação da competitividade das NANO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS associadas a centrais de compras e serviços, realizado pela UPF
- Univ. Pompeu Fabra, e com a colaboração do igsap - departamento de Comércio da Generalitat de Cataluña. O estudo encarregado pela
Anceco - Associação Nacional de Centrais de Compras e Serviços, que engloba a 140 redes.
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Mas, em que se traduzem as cifras mencionadas?: - Por um lado, o crescimento das vendas implica que os sócios das centrais de compras duplicam seu faturamento com relação dos independentes em 2 anos e meio, sempre que se parta de uma situação similar.
Por sua vez, a diferença na margem de exploração permite enfrentar mais comodamente despesas e gastos como os do pessoal ou o aluguel do estabelecimento.
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Por último, a melhor rentabilidade econômica supõe do que os ativos nos quais os sócios investiram rendem quase o dobro do que os não sócios.
As centrais de compra compartilham com as redes de franquias a expansão do negócio com empreendedores independentes. Ambas fórmulas têm como objetivo aproveitar as economias de escala, adquirir maior poder de compra e situar-se no mercado com uma imagem unificada.
Para a análise se examinaram os dados do Registro Mercantil, desde 1996 até 2002, de uma mostra de 1.015 empresas associadas e 1.245 independentes dos 4 setores que a juízo da Anceco são os que têm maior representatividade na organização
deportes, eletrodomésticos, ferragem e material de construção. As empresas não associadas deviam ter uma estrutura similar às ensinas de Anceco, pelo que ficaram fora os comércios pequenos, os autônomos e as grandes superfícies.
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