CRM não é um dispositivo plug and play!
.
O CRM é, em princípio, a forma em que a empresa trata com seus clientes de forma individualizada a fim de construir uma relação duradoura e mutuamente benéfica, na qual se aprenda sobre o cliente em cada interação, o que permite desenhar as ações sob medida para satisfazer completamente as necessidades do cliente.
Mas vários problemas provocam que o CRM se veja com cepticismo, tanto no mundo profissional como acadêmico.
Segundo o especialista em CRM Frederick Newell autor do livro "Customer Relationship Management in the New Era of Internet Marketing", as principais razões de erro em CRM são:
-
falta de mudanças na organização depois da implementação de CRM (29% dos erros),
-
a política empresarial e a inércia (22%)
-
o não compreender que é o CRM (20%)
-
o mau planejamento e a falta de técnicas (12%)
Estas causas põem em evidência duas circunstâncias:
em primeiro lugar, que a maioria das empresas com problemas em CRM não atingem um entendimento real da disciplina e a vêem como uma ferramenta de aplicação e resultados a curto prazo.
.
E em segundo lugar, muito com freqüência se pensa que o CRM é um dispositivo plug and play, quando em realidade a disciplina exige que as empresas reconsiderem toda sua estrutura e procedimentos para assegurar que a implementação de CRM tenha sucesso.
Os erros em CRM supõem um elevado custo, mas mais importantes do que as perdas econômicas são as perdas de clientes e a má fama que se pode gerar através de clientes enfastiados. Para evitar ditas situações, o mais apropriado é conhecer a fundo tanto a teoria como a prática do CRM.
Esta disciplina pode redefinir uma empresa e proporcionar-lhe uma boa posição baseada em clientes satisfeitos e fiéis.
|