AMBIENT MARKETING: campanhas de incitação ao consumo...
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O marketing viral e o marketing de guerrilha estão no auge, bem como o ambient-marketing e o marketing de afiliação.
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São formas inovadoras de publicidade, que chamam a atenção e vão sendo cada vez mais aceitas como formas publicitárias do futuro pelos diretores de marketing, e não como modas
passageiras, mesmo que ainda fica alguma reserva.
É a conclusão do estudo das Formas alternativas de publicidade (pdf) levado a cabo pela sociedade de investigação de mercados GfK
por encomenda da agência Robert & Horst, de Munich.
Em lugar da clássica campanha por televisão ou rádio, as empresas levam a cabo campanhas de incitação ao consumo, promoções e marketing direto. As formas alternativas de publicidade, como denomina o estudo a estas inovadoras modalidades, atuam em detrimento dos meios clássicos.
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Faz dois anos só 27% dos conferidos empregavam métodos de guerrilha. Este ano já se atreve uns 33%.
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Quanto ao marketing viral, passou-se de um 14,9% a um 25% de empresas.
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Também o marketing de afiliação penetrou na cultura empresarial (do 17% ao 26,4%).
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Pelo contrário, o marketing móvel tem diminuído: só 14,5% das empresas fizeram uso desta estratégia, frente a 18,5% de 2003.
Mas apesar do interesse crescente pelas chamadas "formas alternativas" de publicidade, não há tanta predisposição a fazer uso delas por parte da maioria das empresas.
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Se em 2003 uns 35,7% dos interrogados pensava que estas formas alternativas teriam um maior impacto a menor custo, hoje uns 30,6% mantém dita opinião.