as mpme não exploram o crm
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As pequenas e médias empresas investem nas relações com seus clientes mas não explorem todo o potencial do CRM. É o resultado de um estudo realizado pela consultoria de Business Intelligence Datamonitor:
O crescimento no ponto de mira:
estão as MPME preparadas para os desejos e demandas de seus clientes?
Para a elaboração do estudo se realizaram entrevistas a 1.000 MPME de Alemanha, Espanha, França e Reino Unido. Quase a metade das MPME
conferidas afirmam que seu principal objetivo é o aumento das vendas e a obtenção da máxima margem possível.
Com este objetivo à vista, mais da metade das pequenas e médias empresas investem em tecnologia CRM para não perder a seus clientes ou para ganhar novos consumidores. No entanto, as empresas não concebem os investimentos realizados como parte de uma estratégia de CRM.
Muito poucas MPME entendem o CRM como uma combinação de tecnologias interconectadas que podem oferecer muito mais vantagens às empresas, quando estão harmonizadas entre si.
O estudo revela carências na medição do efeito do marketing e vendas das MPME.
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41% das pymes conferidas seguem de perto a relação entre seus investimentos em marketing e a efetividade das ações empreendidas com relação às vendas e a aquisição de clientes.
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50% dos pesquisados não pode pronunciar-se com respeito ao rendimento de cada um dos membros de sua equipe de vendas.
Em vista destes resultados, Siebel empresa de desenvolvimento de soluções
empresariais, desenvolveu uma ferramenta de assessoramento on-line gratuita, o CRM Index. Mediante perguntas breves, a ferramenta é capaz de determinar o grau de cuidado de uma empresa das relações com seus clientes; ademais permite comparar os processos de negócio da empresa com os de outras 1.000 companhias européias.