DINKIS: NASCE UM NOVO TARGET PUBLICITÁRIO
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O setor da publicidade tem um novo target a dirigir-se, os denominados dinkis, jovens casais heterossexuais de entre 25 e 35 anos, sem papéis que formalizem a relação, com um trabalho bem remunerado e que atrasa ter filhos para desfrutar de um novo estilo de vida como prolongamento da juventude.
O termo DINKI (Double Income no Kids) foi cunhado no Reino Unido e a consultoria de análises sociológica Millward Brown foi a primeira em realizar um estudo sobre eles na Espanha. O estudo sustenta que
apenas nesse país convivem 800.000 casais que respondem a este estilo de vida e que desde o ano 2000 os dinkis cresceram 75% e se condensam na capital e maiores cidades.
Um casal que convive sem filhos, retrata-se como jovens com idades de entre 25 e 35 anos que, frente à família tradicional, contam com um alto nível econômico, são mais ambiciosos profissionalmente, consomem mais tecnologia e cultura, navegam o dobro por Internet, viajam mais, compartilham os labores do lar e rendem culto ao corpo.
Os dinkis se caracterizam por sua independência, individualismo, narcisismo, despreocupação, dinamismo, espontaneidade e hedonismo (bem-estar físico e psíquico). Cada um dos indivíduos do casal têm os mesmos papéis, pelo que a mulher aparece numa posição de igualdade frente ao homem.
Estes casais desfrutam além de um grande nível econômico e de um perfil consumista. São um 50 por mais cento ambiciosos profissionalmente que o resto da população. Em relação à família tradicional, estes novos casais compram o dobro de livros e música. Os dinkis viajam um 78% mais do que o resto da população e elegem em mais ocasiones lugares novos. Em relação à comida têm um perfil de
gourmets e provaram a comida exótica o dobro de vezes que o resto da população.
63% dos dinkis gasta mais de 16 euros ao mês em telefonia móvel; é uma percentagem superior num 69% ao que gasta a população espanhola.
Millward Brown realizou 10 mil entrevistas e o resultado é que os casais conferidos opinam que a etapa dinki é um período de transição que prolonga a juventude ainda que as vezes se alonga de por vida:
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73% dos casais dinkis optam pelo aluguel de moradias, o que reduz seu compromisso, e as decoram com muito desenho, móveis funcionais e minimalistas. O estudo conclui que "o andar costuma ser temporário ou caduco, já que a duração do casal também pode ser temporário.
As empresas dedicadas à tecnologia podem encontrar neles um setor muito propício à compra já que os dinkis são jovens consumistas que rendem culto às novas tecnologias, de fato:
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