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a tendência do e-mail marketing aumenta a cada dia

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O e-mail marketing e o branding albergam um enorme potencial de desenvolvimento graças à rede; mas muitos marketeiros ainda favorecem pouco este meio. Apesar de sua enorme difusão, o e-mail ainda tem que superar os qualificadores de spam ou correio lixo que desqualificam ao conjunto das comunicações comerciais. No entanto, o e-mail marketing desenvolve toda sua força no diálogo personalizado com os clientes.

Se os orçamentos gerais de marketing se restringem, os destinados ao e-mail marketing são cada vez mais elevados. Nos próximos anos, o marketing por e-mail será a área mais importante do marketing direto, inclusive acima dos mailings e o tele-marketing. Um estudo realizado na Univ. de Reutlingen, Alemanha, pesquisa sobre os fatores de sucesso do meio virtual.

Os resultados são surpreendentes: As empresas centram suas atividades na rede quase exclusivamente na venda de produtos e na ativação de clientes. Possibilidades mais avançadas, como a investigação de mercados ou o apoio à marca, consideram-se relativamente insignificantes. Mais de um quarto das empresas admitem não empregar os conhecimentos adquiridos em outras áreas de atividade da empresa. Segundo o estudo, mais de:

  • 40% das empresas não combinam o e-mail com técnicas publicitárias tradicionais para refinar o marketing-mix, e quase um terço das empresas renunciam à comunicação pessoal com seus clientes. Mas o resultado mais atraente se refere à atualização e manutenção das bases de dados de clientes.

  • 40% das empresas não revisam seus dados, ainda que algumas das empresas interrogadas cheguem a enviar 250.000 e-mails por campanha.

Só mediante um intercâmbio conseqüente de dados entre a base de dados de e-mails e a base central de dados de clientes podem atingir-se taxas de resposta significativas", afirma Georg Blum, assessor do estudo e consultor de empresas em Commundia.

Hoje em dia é muito importante que a empresa esteja em comunicação com seus clientes através de todos os canais possíveis, declara Ingo Marggraf, diretor do Grupo de Trabalho E-mail Marketing da BVDW - Associação Alemã de Economia Digital. No entanto, os departamentos de marketing ainda não estão muito seguros do que agrada aos clientes.

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