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Fixação dinâmica de preços
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SALA DOS ARTIGOS DE
GERENCIAMENTO
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Cada vez mais empresas
optam pela inovação e introduzem modelos de preços orientados à demanda;
oferecem o mesmo produto a diferentes preços, em função da disposição de
pagamento de cada cliente. O grande sucesso da plataforma de leilões
eBay
se pode estender as passagens de avião, a preço de táxi, etc. Mediante o
modelo de fixação dinâmica de preços a decisão de quanto pagar se deixa
em mãos do cliente
(Artigo:
O que pode nos ensinar UBER sobre os preços?).
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O preço se pode orientar à
urgência da demanda, à extensão da prestação dos serviços ou à
singularidade da prestação. A empresa deve deixar claro de antemão que
procedimento de fixação de preços segue. Quando os clientes compreendem
como se fixa o preço podem adaptar-se ao sistema e aceitá-lo. Estes são
alguns dos exemplos modelos de fixação dinâmica dos preços:
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Contingente limitado a preço
econômico:
a maior número de
pedidos ou reservas, mais se eleva o preço. A fórmula de sucesso da
reserva antecipadamente funciona segundo a urgência: aqueles que
podem fazer planos de viagem a longo prazo conseguem passagens de
vôo baratos, mas quem tem que ir a uma reunião de negócios a curto
prazo tem que pagar mais
(Artigo:
Um preço errado pode
matar um bom produto).
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Preço em função da solvência
(ou "preço de confiança"):
alguns jornais oferecem diferentes tipos de assinatura, como o
alemão
taz. Cada cliente estipula o que deseja (ou pode)
pagar pelo produto. O Taz inclui uma modalidade especial para
desempregados ou pessoas com baixos rendimentos; com esta fórmula
chega também a pessoas sensíveis ao preço e com poucos recursos,
para os que de outra forma a compra de um diário suporia um luxo.
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Pagamento mediante o
procedimento de exclusão:
é o cliente que decide os componentes que precisa de um serviço e
paga só pelos componentes selecionados. Este é outro modelo baseado
na vontade do cliente: fixa o pacote de serviços que sua solvência
lhe permite pagar
(Artigo:
9 de cada 10 gerentes
utilizam mal as estatísticas).
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Fixação do preço em função
da demanda:
funciona como os leilões, esse modelo tão em auge desde que apareceu
eBay. O preço se fixa em função da necessidade ou desejo do cliente
por possuir um produto. Os participantes no "leilão" oferecem uma
soma por um produto e aquele que tenha maior solvência, ou ofereça a
maior soma, fica com ele.
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Preços competitivos contra
planejamento fixo:
se o cliente se adapta ao planejamento temporário do provedor pode
obter preços mais convenientes. Se um cliente quer viajar mas tanto
faz quando e a onde, deixando estes fatores em mãos do agente de
viagens, sua flexibilidade pode ver-se premiada com um preço
competitivo
(Artigo:
Quanto produzir e a
que preço Vender?).
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artigo recomendado:
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Pricing: Fazendo malabarismos com os preços
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