50 milésimos de segundos são suficientes para julgar uma página Web
.
Os internautas são capazes de julgar um web site de Internet em somente 50 milésimos de segundos, isto é, pouco mais do que se demora em olhá-la, afirma um estudo publicado na revista Nature.
.
Assim, no mesmo tempo que permanece em tela um fotograma durante uma emissão televisiva, define-se o sucesso de uma publicação on-line.
Meus colegas acreditavam que seria realmente impossível ver nada por baixo dos 500 milésimos de segundos, afirma Gitte Lindgaard, da Univ. de Carleton, em Otawa, um dos pesquisadores que participou neste estudo canadense.
O grupo de pesquisadores, dirigidos por Lindgaard, apresentaram a um grupo de voluntários uma olhada rápida de páginas que tinham sido selecionadas previamente porque resultavam amigáveis para o olho humano ou,
ao contrário, realmente horríveis. Depois se pediu que dessem seu
veredicto.
E, ainda que as páginas passaram ante os olhos dos observadores
somente durante 50 milésimos de segundos (o segundo dividido em 20 partes), assinalaram como apropriadas quase as mesmas páginas que antes tinham sido qualificadas como tais numa análise mais minuciosa.
Os autores do relatório, que foi publicado anteriormente na revista Bit
- behaviour and Information Technology, assinalaram que as empresas que desejem tirar partido ao comércio eletrônico devem prestar atenção a estas conclusões, se a primeira impressão não é favorável os visitantes fugirão dela antes inclusive de saber
o que oferece, sustentaram.
As visitas de um site comercial médio provêm
em 60% dos casos de uma lista de resultados de algum procurador, o que faz ainda mais importante a primeira impressão que leva o internauta, explicou à prestigiosa Nature, Marc Caudron, da agência de design para Internet
Pod1.
Ademais, terá que ter em conta o efeito duradouro de uma primeira impressão positiva, que ademais pode compensar outras opiniões sobre a página. A idéia é que se
recebe aos visitantes com um design atraente que agrade, é mais provável que ignorem alguns erros, explicou Lindgaard e agregou que isto se deve a que à pessoa lhe encanta estar no correto:
continuar usando uma web que lhes pareceu atrativa num início ajuda a provar que tiveram um bom juízo.