1. O poder do boca a boca: - Por causa da quantidade de meios que estão aparecendo e de que o marketing se volta cada vez mais persuasivo, hoje em dia nos EUA o canal com mais influência não é a TV, nem a rádio, nem a imprensa, nem sequer a Internet. O canal com mais influência é o canal humano, o da comunicação entre indivíduos.
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Uma enquête realizada por Yankelovich monitor, provedora de serviços de audiências para marketing, mostra que os consumidores confiam mais em seus amigos que nos
especialistas quando se trata da recomendação de um produto:
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65% dos interrogados confia em seus amigos
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27% confia nos especialistas
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8% escuta às celebridades.
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71% dos entrevistados, segundo o jornal The New York Times, o boca a boca se perfila como a principal influência na mudança de decisões.
2. As velhas regras do marketing já não servem: - O marketing tradicional, por si mesmo, não chega ao consumidor de hoje. A fragmentação de meios diminuiu a efetividade dos meios de massas.
Roper, instituto de
pesquisas, informa que só um de cada cinco estadunidenses vê os anúncios de TV. Se o marketing tradicional contribui alcance e freqüência, os programas de influência se consideram um meio essencial para obter uma interação direta, um boca a boca credível e uma oportunidade de prova do produto.
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3. Além dos que vão à última: - Em todas as categorias há gente influente. Desde os clubes até as mães, os agentes influentes se dão em todas as categorias (quem já não conhece os representantes comerciais?). São as pessoas às
quais vão os membros de um grupo em procura de conselho ou recomendações. Se uma marca aproveita o poder de certos agentes influentes, o efeito resultante será de uma multiplicidade sem
tamanho.
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4. As listas e bases de dados não são efetivas
na hora de atingir aos consumidores: - O caminho mais curto para a reação é concentrar-se sempre nos mesmos consumidores.
Terá que se aproximar a cada projeto com um olho clínico para distinguir quem é influente e quem não o é numa
certa área, e como atingir a essas pessoas de forma credível. Os consumidores são experts em marketing. Sabem como e quando se
está lhes vendendo um produto. E apoiarão uma marca sempre que sintam que a recompensa vale a pena e que adicionaram valor a sua vida.
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5. Conhecer aos influentes: - Há que saber que é o que motiva ao consumidor objetivo: visitar onde vive, trabalha e joga, em que se fixa, que faz na Internet. Há que desenhar programas que apelem a seu estilo de vida; deste modo se obterão grandes recompensas.
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6. Os movimentos não só começam nos grandes mercados urbanos: - Conquanto as grandes cidades são importantes campos de lançamento, as marcas não deveriam deixar de ter em conta o impacto de mercados menores. Mais de quatro milhões de habitantes de cidades se mudaram a lugares menores nos
EUA durante os últimos quatro anos. As marcas podem exercer um maior impacto efetuando um investimento menor.
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7. A experiência e prova são o segredo para ganhar consumidores: - Não é necessário dar-se muito bombo: ser "real" é o que se leva em conta hoje em dia. As marcas de sucesso de hoje devem propiciar uma experiência relevante e positiva, que os consumidores desejem compartilhar com seus amigos. De qualquer forma, não basta pôr o produto em suas mãos. Uma marca deve tratar de conectar com seus consumidores no lugar adequado, no momento justo e da forma apropriada.
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Ammo Marketing