Nem
todos terminam convertendo-se em bons clientes
.
sala de artigos de
analises de mercado
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Chegou o momento de
separar: qualificar aos prospectos e determinar se são clientes viáveis
e com potencial de rentabilidade, lhe permitirá evitar perdas de tempo e
dinheiro. Uns exemplos:
•
Se o cliente não
estiver dentro do seu segmento e atividade, deixe-o para ser
atendido pelo concorrente
(ARTIGO:
Pré-Qualificação de
clientes).
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•
Se o cliente for mau
pagador, melhor ainda deixar para seu concorrente
(ARTIGO:
No fio do Bigode:
palavra que vale!).
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•
Se o cliente não
consegue alcançar o volume mínimo que compense a visita, deixe para
seu concorrente
(ARTIGO:
Cada segundo conta).
.
•
Se o cliente for um
chato mal educado que somente atrapalha sua vida, deixe para seu
concorrente
(ARTIGO:
Como lidar com
clientes difíceis ou especiais).
Tem uma regra que é fácil
de ser aplicada, além de simples e sumamente inteligente, que nos ensina
a profissão comercial, para sermos mais competitivos e inteligentes: "tudo
o que nos favorece, prejudica nosso concorrente e tudo o que nos
prejudica, ajuda nosso concorrente".
Alguns passos que deve dar
neste processo de seleção são:
•
Identificar o
potencial de operação do prospecto e sua capacidade de gerar
negócios constantes.
•
Avaliar as
oportunidades de contatar a quem decide.
•
Conhecer o melhor
possível a empresa cliente, suas linhas de negócio, sua operação e
suas finanças.
•
Identificar que
oportunidades de negócio deseja aproveitar.
Artigo
Recomendado:
Prospectar =
procurar e identificar clientes qualificados
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