Sistema de Representação para Representantes Comerciais

A revolta do sabão

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Lá pelos idos de 1986, quando comecei a vender como representante comercial devidamente registrado, conquistei uma representada de sabão! Sim, de sabão, feito quase como artesanato, mas com qualidade e o principal, bom preço.

Munido com todas as amostras possíveis, passei a oferecer junto aos clientes que já atendia, tentando buscar o meu espaço junto as gôndolas e prateleiras... Visita e mais visita (o segredo de um grande vendedor) e o sabão não era comprado...

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Como sou vendedor desde os 9 anos de idade (minha avó já dizia que eu vendia no berço...), não desisti. Conversei com o dono da fábrica de sabão pedindo mais amostras e ele, no começo achou que eu estava abrindo um pequeno comércio. E poderia pela quantidade de amostra...

O que eu fiz?: - Nada mais do que a "revolta do sabão", onde além de continuar oferecendo aos ditos clientes, mas passando a dar à todas as donas de casas ao redor de cada cliente. Como o produto era bom (a fábrica fechou, engolida pelos grandes e pela cenário da época.), as donas de casa começaram a pedir mais amostras e fui, aos poucos, não mais dando, mas sim dizendo que na rede local de supermercados e armazéns, elas encontrariam.

Ao chegarem junto aos supermercados, as donas de casa não encontraram o sabão (lógico, pois eles estavam revoltados pois o comprador não o comprava) e começaram a pedir junto aos atendentes...

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Conversa vai, conversa vem, nas próximas visitas, ao entrar na sala do comprador, passei a distribuir a todos os presentes, amostras do produto e quando entrei na sala do comprador, o ambiente estava infestado do cheiro do mesmo e... finalmente ele comprou, pois os funcionários o comunicaram dos incessantes pedidos das donas de casa!!!

Viva!!! Mas veio um plano econômico e como a fábrica era pequena e sem capital para se manter, já tendo sua margem sacrificada, fechou. Este conto pode ou não pode ser verídico, mas muitas empresas estão adotando esta técnica de abastecer os pequenos, dando condições de revenda e diminuindo as ofertas aos grandes, pois está chegando um tempo em que nada mais terão para dar, tamanho é as exigências que os grandes fazem para colocar os produtos nas prateleiras...

Se um grande não compra, você já tentou vender para os pequenos? Na sua próxima visita, desvie do seu habitual "caminho da roça" e poderá ver uma infinidade de clientes ansiosos para comprar os seus produtos e serviços.

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PROF. Oscar Marques Schild

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Sistema de Representação para Representantes Comerciais

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sistema de representação comercial e vendas

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