A tão sonhada ordem de
compra do cliente
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sala dos artigos de sistemas e
CRM
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Em qualquer segmento de
mercado (quer seja de saúde, alimentos, automobilístico, têxtil, etc.),
do mais simples estabelecimento, como por exemplo uma padaria de bairro
até uma indústria de componentes aeroespaciais, a figura da "comprador
do cliente"
(EXEMPLO),
tem como principal tarefa a aquisição de produtos que satisfaçam
necessidades do gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain
management
(Artigo:
Venda, enquanto seu
concorrente dorme...).
Para cada compra
realizada, um pedido interno é emitido pelo comprador do cliente onde
consta o nº da OC (ordem de compra ou pedido interno) e esse mesmo
número deve ser inserido no corpo da nota fiscal da empresa fornecedora
sempre, ou a mercadoria não será recebida pelo "CD - Centro de
Distribuição do Cliente".
É a partir desse
número que todos os departamentos do cliente e sobre tudo o setor de
recebimento, poderá conferir valores, quantidades, volumes,
acondicionamentos da mercadoria, descontos, bonificações e prazos de
pagamento, e todos tem que bater perfeitamente com o descrito na ordem
de compra ou sua mercadoria não entra (Artigo:
Qual a taxa de conversão
de Orçamentos a Pedidos?).
Uma das melhores
formas de automatizar o envio destas informações essenciais do
cliente para a indústria, é lançar no campo das "observações
especiais obrigatórias impressas" do cliente, a seguinte
frase: "a ordem de compra é obrigatória de estar declarada no corpo
da nota fiscal, para que a mercadoria seja aceita pela expedição",
"ou "o cliente não recebe mercadoria aos sábados" (exemplo).
Por isso antes de visitar
o comprador do cliente, procure saber que mercadoria rodou melhor nas
lojas e qual os produtos mais interessantes e com maior utilidade para
cada filial do seu cliente, e que ao mesmo tempo quais mantém altas
margens de utilidade e rotatividade (mark up ou percentual acima do
custo). O
comprador deve ter claro
em sua mente o rendimento
que obterá de seu investimento e para isto é necessário que tenha
informações objetivas do futuro benefício,e
com isso obterá mais maiores pedidos
(ARTIGO:
A Importância dos
antecedentes comerciais).
Estas margens podem
melhorar durante as negociações com seus clientes, por isso, é
necessário que esteja atento da redação da ordem de compra, porque
nesse pequeno documento se encontram oportunidades que lhe
permitirão melhorar condições e prazos de pagamento e aumento no
volume da venda.
ARTIGO
RECOMENDADO:
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está precisando
aumentar as suas vendas?
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