.
controlando os clientes pela
data do último pedido
.
Conhecer o ciclo e o
perfil de compras de cada cliente de sua empresa é uma vantagem
competitiva de altíssimo valor, sobre tudo quando essa detecção é
oferecida de forma automatizada pelo sistema e quando não lhe exige
que realize nenhum trabalho para obter esses resultados visuais como
em relatórios.
Utilizar padrões de reconhecimento por cor em cada cliente, nos
permite saber quando visitamos o cliente ou nos liga, quantos dias
se passaram desde seu últimos pedido ou orçamento: "cliente ativo"
(cor verde), "cliente pós ativo" (cor roxa), "cliente inativo" (cor
vermelha).
.
Essas cores dos
clientes ou "status", se referem a "quantos
dias o cliente fez seu último pedido" e alerta a quem o
atende, do seu potencial de compras. A partir da cor do cliente, o
usuário pode entender visualmente, o valor atual do cliente
analisando os valores de cada pedido, que aparecem logo abaixo do
cadastro da razão social, sabendo quais os prazos que costuma
comprar, os descontos, de quais empresas representadas costuma
comprar e se necessário, fazer uma pesquisa rápida na tela, sobre
quais os produtos mais comprados e dentro de que períodos.
•
como funciona esta
aplicação:
na janela
Comercial do Sistema SDR (veja a imagem abaixo), terá um botão "Status",
onde poderá marcar e atualizar os dias para que um cliente
permaneça: "verde, roxo, vermelho, laranja, azul, cinza ou
mostarda". A cada abertura do sistema, as cores dos clientes
serão modificadas pelo próprio sistema, porque compara os
pedidos e suas datas de emissão, com a data do dia. E como todas
as aplicações do Sistema SDR, você poderá atualizar os status
dos clientes "quantas vezes ao dia precisar", de acordo com sua
estratégia de fechamentos e incrementos da quota de vendas, ou
quem sabe para saber que vendedor, cidade, atividade ou
segmento, está melhor na corrida do mês:
•
"Clientes em
"análises: clientes em prospecção, ainda sem pedidos
(laranja)
•
"Clientes potenciais": clientes com orçamento enviado
(mostarda)
•
"Clientes ativos": com pedido no escritório dentro dos 30
dias (verdes)
•
"Clientes pós ativos": com pedido entre 31 e até 45 dias
(roxos)
•
"Clientes inativos": sem pedidos há mais de 46 dias
(vermelhos)
•
"Clientes fechados": são clientes que encerraram as
atividades (cinza)
•
"Clientes cancelados": são clientes retirados do atendimento
(azul)
Seja qual for o tipo de
produto ou serviço que você vende, tudo que você faz é baseado no
conhecimento que você tem do seu cliente. Se você não conhece o
suficiente os seus clientes, suas necessidades e desejos, você
provavelmente está perdendo alguma oportunidade de vendas. Se você
conhece bem os seus clientes e suas necessidades, as suas chances de ser
bem-sucedido são muito maiores, uma vez que você tem a oportunidade de
servir o cliente da forma que ele deseja. Comece por organizar as
informações que já possui a respeito dos seus clientes.