O Assalto à Mente:
Em comunicação, o mais é menos. Os múltiplos assuntos e problemas sociais congestionaram tanto os canais que só uma pequena fração das mensagens consegue chegar a seu destino. A publicidade é tanta que
inibe nossos sentidos, impedindo a assimilação das mensagens.
Na comunicação se deve comunicar o essencial, utilizar palavras
chaves, para assim obter um lugar na mente do possível cliente.
A Explosão dos Meios de Comunicação:
Algumas das razões pelas que nossas mensagens se perdem se deve à quantidade dos meios que inventamos para satisfazer nossa necessidade de comunicação. Como são: A televisão, a rádio, a rua com seus anúncios e tabuleiros, os jornais, revistas ilustradas, anúncios em ônibus, caminhões, bondes, metros, táxis. Tudo o que se move leva uma
"mensagem de nosso
patrocinador". Inclusive o corpo humano se converteu num anúncio ambulante.
Cada dia, milhares de mensagens publicitárias competem por conseguir um lugar na mente do cliente. E não há que o desconhecer: a mente é o campo de batalha. A publicidade é um negócio brutal, onde os erros podem resultar caros.
A Explosão de Produtos e de Publicidade:
Outra razão de que as mensagens se percam é a quantidade de produtos que inventamos para atender a nossas necessidades físicas e mentais.
E como se as arruma uma pessoa média para defrontar à explosão de produtos e de publicidade? Não muito bem. Os estudos que se realizaram sobre a sensibilidade do encéfalo humano demonstraram a existência de um fenômeno denominado
"sobrecarrega sensorial".
Os cientistas descobriram que a gente é capaz de receber só uma quantidade limitada de sensações.
Esta "sobrecarrega sensorial" também se deve a que todo mundo recorreu a
promocionar-se através da publicidade com o fim de obter mas dinheiro.
Penetração na Mente:
Em nossa sociedade super
comunicada, dá-se o paradoxo de que nada é mais importante do que a comunicação. Com ela tudo é possível; sem a mesma, nada se pode conseguir, por inteligente e ambicioso que uno seja.
Consegue-se uma boa comunicação ao dizer o que se deve, à pessoa adequada, no momento mais apropriado. O posicionamento é um sistema organizado que se baseia no conceito de que a comunicação só pode ter lugar no tempo adequado e sob as circunstâncias propícias.
A melhor maneira de penetrar na mente de outro é ser o primeiro em chegar
(ARTIGO: você
sabe o que seu cliente realmente quer ?).
É muito difícil substituir a primeira coisa que conseguiu uma posição na
mente... (Kodak em fotografia, em comparação com Fuji Filme; XEROX em copiadoras, em comparação com Cannon, etc).
Se um quer ter sucesso nos negócios, há que se convencer da importância de ser o primeiro em penetrar na mente, desta forma se consegue criar lealdade para uma marca.
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A maneira difícil de penetrar na mente é fazê-lo em segundo lugar. O segundo não aparece por nenhuma parte. Em publicidade, o primeiro produto que ganha a posição tem uma vantagem enorme.
Existem certas estratégias de posicionamento para defrontar ao problema de ser o número 2, o 3 ou inclusive o número
100 (ARTIGO: Ser 1º não É ser O MELHOR, MAIOR Ou a SUPER MARCA).
Há que entender à gente:
As palavras são evocações. Evocam os significados que se encontram enterrados na mente.A linguagem é a moeda da mente, para pensar conceitualmente há que manipular as palavras.
Se se escolhem as apropriadas, pode-se influir no processo
cognitivo mesmo.
Deve-se ser cuidadoso com as mudanças:
Quanto mais mudam as coisas, mas seguem sendo as mesmas. No entanto, a gente hoje vive sob a ilusão da mudança.
No caso de muitas empresas, a mudança resultou ser um estilo de vida.
Mas se pode manter o passo com a mudança, mediante a mudança? Parece que o verdadeiro é exatamente o contrário.
Que se precisa para jogar hoje com o sucesso o jogo do posicionamento?
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Se precisa visão
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Se precisa valor
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Se precisa objetividade
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Se precisa singeleza
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Se precisa sutileza
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Se precisa paciência
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Se precisa uma perspectiva global
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A orientação tem que ser para
eles
O que não se precisa:
Não se precisa a reputação de ser um gênio em marketing. Em realidade, isto pode ser um estorvo fatal. Muito com freqüência, o líder de um produto comete um erro garrafal ao atribuir seu sucesso a sua habilidade no marketing. Pelo mesmo, pensa que pode transferir essa habilidade a outros produtos ou a outras situações do
mercado (ARTIGO: PRODUZINDO
O QUE OS CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT).
Em nossa sociedade
super comunicada, o nome do jogo hoje em dia é posicionamento. E só os melhores jogadores conseguissem sobreviver.
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Al Ries
E Jack Trout (biblioteca
exclusiva do professor)