1. Adora a teus
clientes: Nas empresas
sadias, a preocupação pelo cliente sempre é uma prioridade. Numa companhia próspera, todos coincidem em criar, servir e satisfazer a clientes desde o princípio até o fim, todo o dia, todos os dias.
Dez anos depois de que o livro
"In Search of Excellence" (Em procura da excelência), por Tom Peters
(BIBLIOTECA
EXCLUSIVA DO PROFESSOR), convertesse-se num grande sucesso em vendas, um jornalista perguntou a Peters qual dos
7 princípios que incluía em sua literatura considerava ser o mais importante. Sem vacilar respondeu:
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"Uma obsessão com o serviço ao cliente".
Nas melhores empresas
(grandes e
pequenas) as pessoas chaves adoram a seus clientes. Pensam em seus clientes dia e noite. Vêem-se como representantes pessoais, trabalham pelo benefício de seus clientes. Esta atitude de dedicação para satisfazer as necessidades do cliente penetra a organização inteira e causa que as pessoas queiram fazer negócio com a companhia, e continuar
fazendo negócios com a empresa no futuro.
Sempre será notável uma boa empresa pelo jeito que tratam a seus clientes: como respondem ao telefone e como manejam os pedidos e as perguntas, e como satisfazem as necessidades do cliente e as queixas. A preocupação para o cliente sempre é uma prioridade superior em todo negócio.
2.
Desenvolve um plano de negócio completo antes de começar: Uma razão muito importante para o sucesso da empresa é que seus fundadores
desenvolvam um plano de negócios completo antes de começar operações. As empresas prósperas são aquelas que estudaram cada parte do negócio,
determinando orçamentos muito cuidadosos, e dirigindo uma análise para cobrir gastos em suas atividades antes de que abram as portas.
Organizaram-se e colocaram um plano de negócio como um objetivo primordial, antes de que começassem a gastar dinheiro em pôr em marcha a
empresa.
Tenho aqui uma descoberta interessante:
quando fica pronto o plano de negócio, rara vez se segue ao pé da letra. Muito com freqüência as companhias destinam vários meses em desenvolver um plano de negócios e passam muitas semanas, cada ano, atualizando-o, mas
quando está completo, é posto numa gaveta e rara vez é conferido novamente.
.
Por que
acontece isto? Geralmente porque quando as operações começam, o que ocorre na empresa é muito diferente ao que foi esperado ou
prognosticado. Então, que uso tem um plano de negócios? A resposta é que o trabalho de criá-lo com antecipação, obriga ao empreendedor a que estude todos os assuntos críticos que estão envolvidos, ou estarão
imersos na operação da empresa.
3. Estuda os assuntos críticos:
Escrever um plano de negócios força ao empresário a pensar nos produtos e serviços que oferece, os preços, e provável volume das vendas. Obriga ao empresário a que estude cuidadosamente todos os custos que serão incorridos em trazer esse produto ao mercado.
Obriga ao empreendedor a projetar o perfil de sua equipe, os escritórios e as instalações necessárias; o dinheiro indispensável para o aluguel, serviços públicos e
contra-cheques; e todos os pequenos fatores que surgem em fazer uma empresa exitosa.
Escrever um plano de negócios
(com antecipação) põe a qualquer empreendedor a recapacitar cuidadosamente e analisar cada um destes números para poder, depois pô-los em perspectiva, antes de arrancar.
4. Pode chegar até lá?:
Durante vários anos trabalhei com empresários ansiosos por abrir suas empresas. No entanto, quanto se lhes pôs embaixo dos
refletores para pensar cuidadosamente e recolher toda a informação necessária para terminar um plano de negócios, deram-se conta de que a idéia não funcionaria. Não podiam cobrar o suficiente pelo produto ou o serviço em relação com os custos de trazê-lo ao mercado, ou o mercado não era suficientemente grande. As vezes a longitude do tempo para cobrir gastos era demasiado longo, ou algum outro fator que não tinham considerado.
Escutou o velho
ditado: "Não pode chegar ali daqui". Ao escrever um plano de negócios, com freqüência ajuda a pôr em claro que determinada idéia pode não ser uma boa
empresa. Curiosamente, quando vá a um banco para que te emprestem dinheiro, ou a um capitalista de risco, ou queira contratar a um alto executivo, a primeira coisa que te pedirão será teu plano de negócios. Se não tem um, ficarás como um diretor incapaz, a razão número um para o fracasso de um negócio. Sem plano de negócios, não tem credibilidade e encontrará que é quase impossível conseguir o apoio que precisa para construir tua empresa.
5. Nunca te
rendas: Esta última chave para o sucesso da empresa é ter um alto nível de determinação, perseverança e paciência. Os capitalistas de risco são as pessoas que olham centenas de planos de negócios e rara vez dão fundos a mais de
1% deles. Te dirão que procuram caráter e habilidade, mais do que outra coisa, para decidir se investem ou não em tua empresa. Não se fixam só no produto ou o serviço que oferecerás, senão nas pessoas cujas capacidades, habilidades e experiências serão essenciais para conseguir o sucesso.
A determinação, a perseverança e a paciência vão da mão com o sucesso do negócio. Nada resulta da mesma maneira em que pensas. Terá que
realizar e mudar, provar coisas diferentes continuamente. Teus melhores planos se terão que enfrentar com a decepção e a frustração. Mas tua habilidade em persistir e continuar procurando as
melhores maneiras, mais rápidas e inovadoras de conseguir teus objetivos da empresa é a chave para teu futuro.