1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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O vendedor deve ser um psicólogo, deve saber escutar

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sala dos artigos de representação

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Os que exercem a profissão de vendas precisam ter fortes convicções e conhecer com clareza os objetivos que devem cumprir, tanto de vendas como de administração. Por este motivo, o profissional de vendas deve estar psicológica e administrativamente preparado para desenvolver com garantias de sucesso sua atividade. Se seus conhecimentos, ferramentas e vontade são primárias (amadoras), sua produtividade ficará mermada e estará a um passo da desistência (Artigo: Alto rendimento em vendas).
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Fatores tão sutis como a administração informatizada, a apresentação de relatórios sobre resultados, a linguagem adequada ao segmento ou os preconceitos para com a informática, podem explicar-se desde a psicologia e esta resposta poderá permitir uma melhor gestão para a consecução dos objetivos do vendedor. Por muitos anos as vendas se consideraram como uma atividade de segunda casta, mas muitas das melhores companhias no mundo estão lideradas por antigos vendedores
(Artigo: Venda, enquanto seu concorrente dorme...).
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A maioria dos estudos confirma que os três maiores obstáculos para abrir e fechar uma venda são o temor ao fracasso (medo a rejeição), a falta de conhecimento do produto e seu uso, e a falta de um sistema de administração das vendas realizadas. Existe uma relação direta entre sua auto-estima, desejos, vontade e a capacidade de administrar de forma informatizada os negócios de forma segura e responsável. Quanto mais se estime, maiores serão seus desejos e a vontade de crescer, por tanto mais vendas fará e maior será seu rendimento, mas para isso precisa ter meios que lhe permitam administrar informatizadamente sua gestão. Os amadores acreditam que o trabalho de vendas é algo temporário, por isso não investem e não se profissionalizam
(Artigo: Não Importa o que venda, mas como o Venda!).

O resultado dos estudos assim o indicam, apenas 20% dos vendedores fazem 80% dos negócios, enquanto 80% dos vendedores conseguem somente 20% dessa total. Se você procurar saber, verificará que esse 20% dos vendedores está informatizados e são leitores vorazes; lêem tudo o que é escrito sobre a categoria, atividade, segmento, mercado e seu segmento para todos estarem munidos e preparados. Enquanto que os restantes 80% levam os negócios com papel e caneta apenas e apenas lêem sobre futebol e facebook.

Para conseguir ser profissionais em vendas, recomendo-lhes seguir o exemplo dos líderes do mercado, visualizar-se como o melhor e propor um nível de rendimentos realista. Os cliente compram por razões emocionais, não lhes preocupa tanto o produto e/ou serviço, senão o que pode fazer por eles esse bem que estão adquirindo e qual o risco que terão ao comprar de alguém. Conseguir uma venda vai da mão com ser amigo do cliente (a confiança minimiza o risco), escutá-lo e entender fielmente suas necessidades, pois desta forma saberá que se lhe está oferecendo algo em seu benefício (Artigo: PRIMEIRO MORDER, DEPOIS ASSOPRAR).
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Para localizar suas necessidades, o vendedor deve saber "perguntar com destreza e escutar com atenção". Quando uma pessoa fala livremente de si mesma, finalmente escorregará. Em psicanálise a isto se lhe conhece como "escorregamento freudiano". Aplicando-o a vendas, cada vendedor é um psicólogo, consultor e assessor do cliente. Em cada venda existe um benefício chave que procura o cliente, portanto, o trabalho do vendedor é descobri-lo e enfocar seus esforços de vendas a esse ponto.

Um exemplo: um corretor de imóveis leva a um casal a ver uma casa que não está particularmente em bom estado. Quanto se detêm defronte da casa, a mulher descobre que no pátio há uma bela cerejeira que lhe recorda uma igual ao que tinha na casa onde viveu em sua infância. Ainda que o marido não estava convencido com as condições do imóvel, o vendedor se esforçou por mostrar-lhes a beleza da cerejeira desde cada janela da casa. Portanto a mulher ficou cativada e a venda se fechou.

Lhes aconselho a apelar a quanto dinheiro poupará o cliente, bem como ressaltar o status ou prestígio que oferece, o prazer que desfrutará e a necessidade de segurança (física, emocional ou financeira) que cobre. O profundo conhecimento do produto ou serviço é indispensável; bem como a especialização num mercado ou produto. Cada vendedor pode fazer sua própria investigação de mercado fazendo uma lista de seus últimos 10 clientes. Converse por telefone com cada cliente após a venda e comente: só quis ligar para dizer-lhe quanto aprecio seu compra deste produto, como vai tudo?, posso ajudar-lhe de alguma maneira? E mais importante ainda, comente com seu cliente: você poderia ter-lhe comprado este produto a outra companhia, poderia dizer-me exatamente por que decidiu comprar de nós? (Artigo: Você conhece quem é o comprador do cliente?).

PROF. BRIAN TRACY

Biblioteca exclusiva do Professor

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É autor de 16 livros e mais de 300 cursos e programas de aprendizagem em áudio. realizou palestras em mais de 23 países e em quatro idiomas. Suas palestras e seminários sobre Vendas, Marketing, liderança, administração de vendas, produzem mudanças imediatas e resultados a longo prazo entre quem o escutam. Suas palestras e seminários praticados pelos líderes de todos os tempos, podem-lhe permitir a você tomar decisões e obter melhores resultados em tudo o que faça.

 

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