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Crianças: negociadores profissionais!

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sala dos artigos de negociação

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As crianças servem como referência na hora de negociar. Como conseguem seus objetivos?:

Sempre pedem mais (apontam alto com seus requerimentos e desta maneira conseguem elevar as expectativas de seus interlocutores).

Compreendem com nível de detalhe como é o processo de tomada de decisões no lar (pedem primeiro à mãe, quando ela lhes nega o pedido vão ao pai e quando este faz o mesmo, se aliam com os avôs).

O "não" não os anula. Seguem fazendo explícitos seus pedidos até que algum de seus familiares satisfaz a necessidade. Entram por um lado, ou entra pelo outro, mas sempre terminam ganhando.

Sabem negociar e têm a capacidade de ir aprendendo sobre a marcha adaptando-se a diferentes panoramas.

Para ser um bom negociador devemos entender que o Não é uma posição inicial de negociação. É algo que ninguém entende, por exemplo, na relação com os filhos: porque as crianças sabem negociar. As crianças são pequenas pessoas num mundo de pessoas grandes. São pessoas que carecem de poder ou autoridade formal. No entanto, as crianças costumam obter muito do que desejam. E como o fazem? Primeiramente as crianças apontam alto. Sabem que se pedem mais, conseguem mais e por isso pedem coisas exorbitantes. Em segundo lugar, entendem que fazem parte de uma organização (Artigo: DUAS TÁTICAS PARA VOCÊ NEGOCIAR MELHOR).

Vamos a expor um exemplo: se pedem algo à mãe e esta lhes responde "não", pedem ao pai. O pai lhes diz que "não" e as crianças não param aí. Recorrem ao nível seguinte. Falam com os avós: porque as crianças sabem que é fácil aliar-se com os avôs, porque têm um inimigo em comum: os pais. E o que é mais importante, as crianças sabem que o "não" é um passo inicial da negociação. Quando nós lhes dizemos não, entendemos que é não e que se acabou a discussão. A crianças sabe que o não é uma resposta de um determinado momento. Significa agora não, mas se pergunto 20 minutos mais tarde poderá ter uma resposta diferente. E por isso as crianças perseveram, insistem, esgotam aos pais até cansá-los (Artigo: A diferença entre negociar, pechinchar e brigar).

Com minha mulher temos três filhos. Com a maior, tínhamos normas e fazíamos questão de que as respeitasse. Com o segundo tínhamos as mesmas normas mas fazíamos muitas mais exceções. Ao terceiro lhe dizíamos: pergunta a teus irmãos e que te contem como era antes. Por isso as crianças têm a atitude adequada frente ao não. Sabem que significa uma negação num momento determinado e que vinte minutos depois terão outra resposta. Por isso nos esgotam.

Mas numa empresa isto pode tornar-se mais difícil?: não. Isto acontece também nas empresas. Por exemplo, vou falar com o chefe porque quero um aumento, uma melhor remuneração, sinto que o mereço. O chefe me diz "não". Algumas pessoas tomam o não como um nunca ou como não ao menos durante os próximos 2 anos. Algumas pessoa perguntam ao chefe: como posso ganhar mais dinheiro?; como posso aumentar minha remuneração; que posso fazer para ajudá-lo a me dar o aumento?; Se fizesse tudo isso que você acredita que tenho que fazer, crê que poderei pedir-lhe um aumento em 6 meses?

E o chefe lhe reponde: veremos se faz tudo isso. E perguntam ao chefe uma e outra e outra vez, e cada vez que o chefe as vê, sente-se culpado. E é bem mais provável de que estas pessoas obtenham um aumento do que alguém que pensa: não, disse-me que não e fica esperando... Por isso se somos pessoas ativas podemos dar-nos conta de que as coisas mudam, que o que ontem era "não", amanhã poderia ser um "sim".

o estilo de negociar mudou nas últimas décadas? Poderíamos definir um novo estilo:? sim... faz anos e isto é válido para todas as culturas, é válido em Brasil, Venezuela, México e nos EUA. Faz uns trinta ou quarenta anos as pessoas que trabalhavam numa empresa e estavam satisfeitas com seu trabalho eram fiéis à empresa. Hoje, essas mesmas pessoas com esse mesmo trabalho tendem a ser fiéis a si mesmas e a sua própria concorrência profissional. As forças do mundo mudam. Faz quarenta ou cinqüenta anos se podia ter um estilo muito autocrático. Em outras palavras, os demais davam ordens, a pessoa não se via a si mesma como uma pessoa com poderes ou opções. Atualmente tratamos com pessoas que pensam que têm poder e que têm opções. Então para ser eficaz hoje em dia o que temos que tentar é conseguir que no resultado da negociação ambas partes ganhem, algo muito possível de conseguir porque as pessoas não querem uma mesma coisa. Falam de uma mesma coisa mas cada pessoa é única, diferente (Artigo: As táticas de negociação de um agente do FBI).

O que mudou é que as pessoas já não tentam ter um estilo autocrático, não mostram tão obviamente que são competitivas, tratam de conseguir um resultado em que ambas partes ganhem. Em outras palavras, um bom negociador hoje se vê como um solucionador de problemas. Como posso fazer para que as duas partes ganhem?

Prof. Herb Cohen
biblioteca exclusiva do professor

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Herb Cohen:

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