1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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A batalha pela mente do consumidor

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Como ser percebido num mercado super povoado, Em Que Consiste o Posicionamento? O posicionamento se refere ao que se faz com a mente dos prováveis clientes; ou seja, como se localiza o produto na mente destes. O enfoque fundamental do posicionamento não é criar algo novo e diferente, senão manipular o que já está na mente; re-vincular as conexões que já existem. Em comunicação, o menos é mais. A melhor maneira de conquistar a mente do cliente ou de possíveis clientes é com uma mensagem super simplificada (Artigo: O valor da Simplicidade).

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Para penetrar na mente, há que afiar a mensagem. Há que eliminar as ambigüidades, simplificar a mensagem. E depois simplificá-lo ainda mais se deseja causar uma impressão duradoura. É um projeto de seleção. Tem que selecionar o material que tem mais oportunidade de abrir-se caminho. Devemos procurar na mente do cliente não dentro do produto. Como só uma parte mínima da mensagem conseguirá abrir-se caminho, devemos enfocar-nos no receptor. Devemos concentrar-nos na maneira de perceber que tem a outra pessoa, não na realidade do produto:

O Assalto à Mente: em comunicação, o mais é menos. Os múltiplos assuntos e problemas sociais congestionaram tanto os canais que só uma pequena fração das mensagens consegue chegar a seu destino. A publicidade é tanta que inibe nossos sentidos, impedindo a assimilação das mensagens. Na comunicação se deve comunicar o essencial, utilizar palavras chaves, para assim obter um lugar na mente do possível cliente (Artigo: Que é uma estratégia de posicionamento?).

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A Explosão dos Meios de Comunicação: algumas das razões pelas que nossas mensagens se perdem se deve à quantidade dos meios que inventamos para satisfazer nossa necessidade de comunicação. Como são: A televisão, a rádio, a rua com seus anúncios e tabuleiros, os jornais, revistas ilustradas, anúncios em ônibus, caminhões, bondes, metros, táxis. Tudo o que se move leva uma "mensagem de nosso patrocinador". Inclusive o corpo humano se converteu num anúncio ambulante. Cada dia, milhares de mensagens publicitárias competem por conseguir um lugar na mente do cliente. E não há que o desconhecer: a mente é o campo de batalha. A publicidade é um negócio brutal, onde os erros podem resultar caros.

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A Explosão de Produtos e de Publicidade: outra razão de que as mensagens se percam é a quantidade de produtos que inventamos para atender a nossas necessidades físicas e mentais. E como se as arruma uma pessoa média para defrontar à explosão de produtos e de publicidade? Não muito bem. Os estudos que se realizaram sobre a sensibilidade do encéfalo humano demonstraram a existência de um fenômeno denominado "sobrecarrega sensorial". Os cientistas descobriram que a gente é capaz de receber só uma quantidade limitada de sensações. Esta "sobrecarrega sensorial" também se deve a que todo mundo recorreu a promocionar-se através da publicidade com o fim de obter mas dinheiro (Artigo: ).

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Penetração na Mente: em nossa sociedade super comunicada, dá-se o paradoxo de que nada é mais importante do que a comunicação. Com ela tudo é possível; sem a mesma, nada se pode conseguir, por inteligente e ambicioso que uno seja. Consegue-se uma boa comunicação ao dizer o que se deve, à pessoa adequada, no momento mais apropriado. O posicionamento é um sistema organizado que se baseia no conceito de que a comunicação só pode ter lugar no tempo adequado e sob as circunstâncias propícias. A melhor maneira de penetrar na mente de outro é ser o primeiro em chegar.

É muito difícil substituir a primeira coisa que conseguiu uma posição na mente... (Kodak em fotografia, em comparação com Fuji Filme; Xerox em copiadoras, em comparação com Cannon, etc). Se um quer ter sucesso nos negócios, há que se convencer da importância de ser o primeiro em penetrar na mente, desta forma se consegue criar lealdade para uma marca. A maneira difícil de penetrar na mente é fazê-lo em segundo lugar. O segundo não aparece por nenhuma parte. Em publicidade, o primeiro produto que ganha a posição tem uma vantagem enorme. Existem certas estratégias de posicionamento para defrontar ao problema de ser o número 2, o 3 ou inclusive o número 100 (Artigo: ).

Há que entender à gente: as palavras são evocações. Evocam os significados que se encontram enterrados na mente.A linguagem é a moeda da mente, para pensar conceitualmente há que manipular as palavras. Se se escolhem as apropriadas, pode-se influir no processo cognitivo mesmo.

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Deve-se ser cuidadoso com as mudanças: quanto mais mudam as coisas, mas seguem sendo as mesmas. No entanto, a gente hoje vive sob a ilusão da mudança. No caso de muitas empresas, a mudança resultou ser um estilo de vida. Mas se pode manter o passo com a mudança, mediante a mudança? Parece que o verdadeiro é exatamente o contrário (Artigo: Quem decide... é o preço, a qualidade ou a marca?).

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Que se precisa para jogar hoje com o sucesso o jogo do posicionamento?

Se precisa visão

Se precisa valor
Se precisa objetividade
Se precisa singeleza
Se precisa sutileza
Se precisa paciência
Se precisa uma perspectiva global
A orientação tem que ser para eles

O que não se precisa: não se precisa a reputação de ser um gênio em marketing. Em realidade, isto pode ser um estorvo fatal. Muito com freqüência, o líder de um produto comete um erro garrafal ao atribuir seu sucesso a sua habilidade no marketing. Pelo mesmo, pensa que pode transferir essa habilidade a outros produtos ou a outras situações do mercado. Em nossa sociedade super comunicada, o nome do jogo hoje em dia é posicionamento. E só os melhores jogadores conseguissem sobreviver (Artigo: por que compramos bens de luxo...?).

Prof. Jack Trout
www.troutandpartners.com
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Presidente da Trout & Partners, iniciou no departamento de publicidade da General Electric e hoje presta consultoria em empresas de porte de AT&T, IBM, Burger King, Merrill Lynch, Xerox, Merck, Lotus, Ericsson, Tetra Pak, Repsol, Hewlett-Packard e Procter&Gamble. É um dos maiores especialistas do Marketing mundial, Autor de "As 22 consagradas leis do Marketing", é também autor de outro livro supremo: "Marketing de Guerra: o Poder da simplicidade". Uma das referências históricas do Marketing moderno. Criador do revolucionário conceito de "posicionamento", como elemento estratégico do Marketing, e autor de: The New Positioning, traduzido em 16 idiomas, e o recente Trout on Strategy, uma obra sem desperdício algum.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Jack Trout:

MARKETING IS THE BOSS

Diferencie-se ou morra!

Como encontrar a direção certa

a batalha pela mente do consumidor

As 22 consagradas leis do marketing

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