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PROF. Jack Welch

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nasceu em Salem, Massachusetts, EUA. Entrou na General Electric (GE) após fazer doutorado em engenharia química (1960). Considerado um mestre do planejamento estratégico, ele transformou-se num dos mais respeitados e mais influentes líderes de negócios do mundo por transformar um gigante industrial em uma organização empresarial flexível.

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Ao se aposentar da GE em 2001, Mr. Welch publicou sua autobiografia: Jack Definitivo, best-seller internacional. Ele é hoje titular da Jack Welch, LLC, onde atua como consultor para um pequeno grupo de CEOs de empresas da Fortune 500 e dá palestras para pessoas de negócios e estudantes em todo o mundo. Também é assessor da New York City Leadership Academy, de diretores de escolas da Cidade de Nova York.

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John Frances Welch Jr

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Para dizê-lo em poucas palavras, na gerência e através da gerência. Isto é, o que fazem os bons gerentes para viver, é equilibrar as demandas dos resultados de cada trimestre com as pressões de um futuro rentável. Peço-lhe desculpas se pareço exasperado, mas cada vez que escuto esta questão, pergunto-me:

E para que crê que lhe contrataram?

A vocês os contratam para lidar com um paradoxo, e pô-los de costas na lona. E não só numa ocasião, senão uma e outra vez. Olhe, qualquer pessoa pode administrar no curto prazo. Basta espremer o limão, extraindo os custos da polpa. E qualquer pessoa pode administrar para o longo prazo. É suficiente dizer aos funcionários:

sejam pacientes. Nossa estratégia terminará trazendo benefícios com o curso do tempo.

O que distingue a um líder é que tem o rigor, a visão e a valentia de fazer ambas costuras de maneira simultânea. Basta observar o exemplo dos funcionários da gerência. Trata-se de um ato de equilíbrio entre o curto prazo e o longo prazo. Por suposto, você quer motivar a sua equipe para que produza resultados de maneira imediata. Pode fazê-lo com incentivos e com recompensas, com claros objetivos, e com sua própria atitude a respeito da necessidade de triunfar. E, quanto mais apaixonado seja, melhor lhe irá.

Mas também não deve esquecer a necessidade de que seus funcionários cresçam. Deve enviá-los a programas de treinamento interno ou externo, oferecer-lhes diferentes experiências e atribuições, e alentá-los a assumir riscos. Essas atividades talvez não produzam resultados imediatos, mas se trata de investimentos para o futuro que você deseja construir.

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É a mesma história com investigações e desenvolvimento na área gerencial. Obviamente, você precisa financiar projetos que melhorarão e ampliarão seus produtos existentes. Isso geralmente é dinheiro bem gastado. E os benefícios são verdadeiros e relativamente rápidos. Mas uma parte de seu orçamento também deve ser destinado para o tipo de investigações que produzirá benefícios recém dentro de alguns anos.

Agora, que parte do dinheiro deve ser destinado a cada setor de investimento?: Você deve decidí-lo. Talvez o ato de equilíbrio mais comum entre os gerentes é tudo o relacionado com o marketing. Com apenas um contato telefônico, pode optar pela via fácil e cortar o orçamento publicitário entre 20 e 50% e minimizar o investimento em programas de capacitação de pessoas. Isso reduzirá os gastos a sua mínima expressão. Não terá impacto nas vendas durante um ou dois trimestres.

Mas, que ocorrerá no longo prazo com relação a sua participação no mercado e com sua marca? Trata-se de avaliar os resultados. E você é o juiz. O trabalho exige dúzias de decisões diárias, mas a sua é a mais importante. Como gerente, passará sua carreira adotando essas decisões.

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