.
Para dizê-lo
em poucas
palavras, na gerência e através da gerência. Isto é, o que fazem os bons gerentes para viver, é equilibrar as demandas dos resultados de cada trimestre com as pressões de um futuro
rentável. Peço-lhe desculpas se pareço exasperado, mas cada vez que
escuto esta questão, pergunto-me:
E para que crê que
lhe contrataram?
A vocês
os contratam para lidar com um paradoxo, e pô-los de costas na lona. E não só numa ocasião, senão uma e outra vez. Olhe, qualquer pessoa pode administrar no curto prazo. Basta espremer o limão, extraindo os custos da polpa. E qualquer pessoa pode administrar para o longo prazo.
É suficiente dizer aos funcionários:
sejam pacientes. Nossa estratégia terminará trazendo benefícios com o curso do
tempo.
O que distingue a um líder é que tem o rigor, a visão e a valentia de fazer ambas
costuras de maneira simultânea. Basta observar o exemplo dos
funcionários da gerência. Trata-se de um ato de equilíbrio entre o curto prazo e o longo prazo. Por suposto, você quer motivar a sua equipe para que produza resultados de maneira imediata. Pode fazê-lo com incentivos e com recompensas, com claros objetivos, e com sua própria atitude a respeito da necessidade de triunfar. E,
quanto mais apaixonado seja, melhor lhe irá.
Mas também não deve esquecer a necessidade de que seus funcionários cresçam.
Deve enviá-los a programas de treinamento interno ou externo, oferecer-lhes diferentes experiências e atribuições, e alentá-los a assumir riscos.
Essas atividades talvez não produzam resultados imediatos, mas se trata de investimentos para o futuro que você deseja construir.
.
É a mesma história com investigações e desenvolvimento na área gerencial. Obviamente, você precisa financiar projetos que melhorarão e ampliarão seus produtos existentes. Isso geralmente é dinheiro bem gastado.
E os benefícios são verdadeiros e relativamente rápidos. Mas uma parte de seu orçamento também deve ser destinado para o tipo de investigações que produzirá benefícios recém dentro de
alguns anos.
Agora, que parte do dinheiro deve ser destinado a cada setor de
investimento?: Você deve decidí-lo. Talvez o ato de equilíbrio mais comum entre os gerentes é tudo o relacionado com o
marketing. Com apenas um contato telefônico, pode optar pela via fácil e
cortar o orçamento publicitário entre 20 e 50% e minimizar o
investimento em programas de capacitação de pessoas. Isso reduzirá
os gastos a sua mínima expressão. Não terá impacto nas vendas durante um ou dois
trimestres.
Mas, que ocorrerá no longo prazo com relação a sua participação no mercado e com sua marca? Trata-se de avaliar os resultados. E você é o juiz. O trabalho exige dúzias de decisões diárias, mas a sua é a mais importante. Como gerente, passará sua carreira adotando essas decisões.