1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Conceitos da Venda Profissional

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sala dos artigos de vendas  -  sala de artigos de representação

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Além de técnicas e táticas, a venda é um estado mental, que se constrói tendo claros alguns conceitos básicos. Os vendedores de nossa sociedade passaram a ser mágicos de ilusões inventadas. Só um bom vendedor comercializa emoções, que é o que o público atual quer comprar. Com força, com ilusão, com toda a expressividade nos olhos, com mãos de prestidigitador, olhar direto, orgulho pelo produto que leva na pasta e ilusão pelo trabalho bem realizado (Artigo: Quanto pagar de comissão?).

Precisa-se muita poesia para comercializar hoje. O público objetivo precisa sentir-se especial, protegido, querido. Precisa sentar-se a falar com esse amigo que lhe soluciona os problemas. O cliente precisa que o vendedor o faça sentir-se único.

Para que um vendedor seja realmente eficiente tem que contribuir a seu cliente um valor adicionado, diferente ao que tem podido obter pelos caminhos que abre uma concorrência cada vez mais plural: Internet, meios especializados, marketing relacional. Por conseguinte, um bom vendedor deverá contar com os conhecimentos requeridos pelo segmento, assim como com habilidades comerciais diferentes, das que se requeriam no passado (Artigo: A excelência no processo comercial: a venda consultiva).

Todo vendedor é culpado até que se demonstre sua inocência: enquanto você e eu sabemos que a venda é a alma dos negócios e ademais uma boa maneira de ajudar às pessoas, a maioria da gente (inclusive nos negócios) tendem a considerar à profissão com receio. Desde o momento em que você entra num escritório, tem que provar que você pode agregar valor e que não está tratando de sacar uma venda rápida. Triste mas verdadeiro (Artigo: communication skills - destrezas na comunicação).
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Se se sente pressionado, é que está fazendo algo errado: se você está sempre tentando fechar o trimestre com um frenesi de atividade, tratando desesperadamente de cumprir suas metas, é que não manejou bem os prazos, ou não esta cumprindo bem com o processo de venda. Vender não é um "ato antinatural". Supõe-se que seja fácil, não uma luta contra o tempo e o destino. As vendas somente se transformam numa montanha russa se você deixa que o processo leve você, em vez de ser você quem dirige o processo. Só há altos e baixos se você não tem objetivos, metas e não lança estratégias de manutenção, crescimento e abrangência (ARTIGO: A Importância dos antecedentes comerciais).
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Nunca responda a uma pergunta que não lhe fizeram: é muito fácil estragar uma venda propondo temas que ainda não se ocorreram sequer ao cliente potencial. Tal comportamento se produz normalmente quando o vendedor tem tanto medo de perder a venda que começa a responder objeções que existem só em sua própria paranóia. Lembre, você não pode ler a mente do cliente, assim que não o tente (Artigo: QUANDO É NECESSÁRIO GUARDAR SILÊNCIO).
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Uma só opinião não significa um consenso: é próprio da natureza humana tomar uma opinião (geralmente a última que se acaba de ouvir), e convertê-la numa sentença definitiva. No entanto, uma única opinião não faz sentido. O fato de que seu último cliente tenha considerado sua proposta péssima, não quer dizer que o próximo considerará o mesmo (Artigo: No fio do Bigode: palavra que vale!).
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Sempre proteja a auto-estima do cliente: é absolutamente verdade que exatamente a metade de todos os clientes que você trate, terá uma inteligência inferior à média. Ainda assim, é seu trabalho ajudar-lhes a tomar boas decisões e avançar em suas carreiras. E há que o fazer com cuidado, sem fazê-los sentir-se tontos.

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O objetivo da proposta é reforçar decisões já tomadas: algumas vezes as propostas do vendedor podem ajudar ao cliente a desenvolver uma oportunidade, mas na maioria dos casos, o cliente solicita uma proposta depois de que definiu o problema e também a solução (Artigo: Propostas de valor que funcionam).
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Envolva-se profissionalmente e mantenha-se distante no emocional: este é quiçá o melhor conselho que alguém alguma vez deu um profissional de vendas. Tomar as coisas pessoalmente é a forma mais segura de sentir-se miserável. Você pode preocupar-se pelo cliente, por sua carreira e por sua empresa, mas é uma loucura considerar a satisfação dessas preocupações como pontos de prova para sua auto-estima (Artigo: Conheça os Rainmakers: os vendedores que fazem chover).

Prof. Jeff Thull
Prime Resource Group
Biblioteca exclusiva do Professor

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presidente da Prime Resource Group, desenvolve e implementa processos de transformação de negócios e programas de desenvolvimento profissional para companhias como Shell Global Solutions, Siemens, 3M, Microsoft, Intel, Citicorp, IBM e Georgia-Pacific. Já realizou de mais de 3 mil palestras e seminários para empresas e associações profissionais ao redor do mundo. Além de inúmeros artigos, ele é autor também dos livros The prime solution e Exceptional selling – how the best connect & win in high stakes sales.

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OUTROS excelentes ARTIGOS traduzidos e publicados pelo Jornal SDR DO PROF. Jeff Thull:

O preço é sempre um problema

a aproximação de diagnóstico

Conceitos da Venda Profissional

Rompendo as barreiras comunicacionais

Fechando a brecha entre valor e realidade

SOBREVIVENDO A NEGOCIAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

LIDERANDO UMA EQUIPE COMERCIAL com SUCESSO

quando se cria a brecha de valor para o cliente

O Segredo Mais Bem Guardado do Mundo das Vendas

Não trates de segurar alguém pelo braço para que te escute

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