Tirando
o máximo proveito dos seus cartões de visita
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sala dos artigos de vendas
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Durante os últimos quatro
meses eu estive presente em inúmeras conferências, seminários e demais
eventos. Algo que me chamou a atenção foi a maneira como as pessoas não
se preparam. Elas não trazem canetas, nem papel, e muito menos cartão de
visita. alguns Exemplos:
Durante a
conversa que tive com Eduardo, após ouvi-lo dizer que estava fazendo
algumas coisas interessantes, perguntei: você pode me dar seu cartão
de visita?, ao mesmo
tempo em que eu estendia em que eu estendia a mão com um dos meus.
Ele murmurou para si mesmo que não estava certo de onde eles
estavam. Tirou sua carteira e começou a procurar
(Artigo:
Como organizar Visitas Comerciais).
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Enquanto
prestava atenção nele, eu me senti como uma testemunha de uma
expedição arqueológica. Ele tirou os recibos dos cartões de
créditos, os cartões de crédito, fotos de família, carteira de
motorista, e cartões de visitas de outras pessoas com anotações na
parte de trás.
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Timidamente ele disse, eu sei que eu tenho um... em algum lugar.
Deixa eu dar uma olhada na minha pasta. E a busca continuou. Ele
abriu a pasta, que estava lotada com papéis, memorandos, relatórios,
newsletters e jornais, e talvez em algum lugar secreto... um cartão
de visita.
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Finalmente ele
encontrou um e me entregou. Nós trocamos mais algumas palavras e
fomos embora. Eu anotei algumas coisas atrás do seu cartão de
visitas, pois assim eu poderia acrescentá-lo ao meu banco de dados e
ligar para ele em poucos dias. Quem saberia dizer onde meu cartão de
visitas iria parar
(Artigo:
SEUS CLIENTES SOFREM
DE PREGUIÇA MENTAL?).
Pouco tempo depois, eu
comecei uma conversa com Raquel. Conversamos por pouco tempo, e eu
perguntei se ela gostaria de ser incluída no meu newsletter. Ela disse
que sim. Perguntei, então, pelo seu cartão de visitas. Ela abriu sua
bolsa, e começou uma busca minuciosa. Ela achou de tudo, menos o cartão
de visita. Noventa segundos mais tarde eu dei a ela um dos meus junto
com uma caneta, e pedi a ela para escrever seu nome, endereço de e-mail
e outras informações no verso. Eu coloquei o cartão de visita dela no
bolso direito da minha calça, enquanto o meu foi parar dentro daquela
bagunça que ela chama de bolsa.
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Usando seus Cartões de Visita:
cartões
de visita são baratos. Você pode mandar fazer uma centena por R$100
ou R$150, ou talvez até por menos. Mas nós esquecemos de carregá-los
conosco. Isto é um grande erro. Você nunca sabe quando encontrará
alguém que poderia ser um cliente, sócio ou um bom contato
(Artigo:
Já ligou para seu
cliente?).
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•
Esteja sempre preparado:
enquanto
eu voava de volta para São Paulo, eu estava sentado próximo ao
Dennis, o proprietário de uma empresa de porte médio, porém
lucrativa e de muito sucesso. Durante o vôo nós começamos a
conversar e descobrimos que tínhamos em comum vários interesses
profissionais. Ele também já tinha lido vários dos meus artigos e
livros.
Mundo pequeno, não
é mesmo? Quando o avião pousou em São Paulo, nós pegamos nossas
bagagens, entramos no terminal e continuamos a conversa por mais
alguns minutos antes dele pegar seu vôo de conexão.
No final da
conversa, nós dois anotamos atrás dos cartões
(eu do dele e ele do meu),
sobre o que faríamos. Então nos despedimos. Eu peguei um táxi e fui
para casa, e ele voou para o Rio de Janeiro. Quando voltamos para
nossos escritórios, nós dois fizemos as coisas que tínhamos anotado
na parte de trás dos cartões
(Artigo:
ALGUMAS técnicas PARA
VENDER PELO TELEFONE...).
•
Cinco Dicas de Cartões de Visita
& Networking: aqui estão
cinco dicas de cartões de visita e networking que você deveria usar.
Eles ajudarão você a aproveitar as melhores oportunidades que surgirem
no seu caminho através das pessoas que você encontrar.
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Mantenha sempre uma
grande quantidade de cartões de visita na sua pasta, carteira ou
bolsa. Invista o máximo que for viável para fazer um cartão bonito,
com layout moderno e papel de boa qualidade. A primeira impressão é
muito importante.
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Reponha seu estoque
após todas reuniões, encontros e eventos que participar.
•
Crie um método para
dar e receber cartões de visita. Eu, por exemplo, mantenho os meus
no bolso esquerdo das minhas calças e os que eu recebo, coloco no
bolso direito
(Artigo:
Qual é a melhor hora e dia para fazer
prospecção telefônica?).
•
Olhe para os cartões
das pessoas antes de guardá-los no bolso ou na bolsa. Olhe para o
nome, e então olhe para o rosto da pessoa. Tente fazer uma imagem
mental do nome e do rosto em sua cabeça para que você possa se
lembrar do seu novo amigo.
•
Após encontrar alguém,
anote rapidamente algumas peças chave de informação no verso do
cartão, e um lembrete dos próximos passos que você deve fazer quando
retornar ao seu escritório. Se você não quer manter contato, nem
colocá-lo no seu banco de dados (database), discretamente escreva um
X no verso do cartão.
•
É sua função manter o contato:
distribuir à toa seu cartão de
visita não é nem de longe tão importante quanto apanhar os cartões de
visita das outras pessoas. Se você entrega a alguém seu cartão, e então
espera que liguem para você, você ficará sentado do lado do telefone por
muito e muito tempo. Quando você encontrar alguém, e quiser manter
contato, tenha como obrigação inserir o dessa pessoa no seu sistemas de
vendas
(Artigo:
Como fazer grandes
apresentações em vendas).
Arrume um espaço na
sua agenda para fazer um telefonema e então ligue para a pessoa. Se
não der, mande ao menos um e-mail ou até mesmo um simpático cartão
postal. Só não deixe o contato esfriar e morrer por falta de uma
atitude sua.
Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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ARTIGO
RECOMENDADO:
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A estranha lógica de uma venda
bem sucedida
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