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Shoppings
Centers:
já
reparou que as escadas nunca são uma em cima da outra. Se eu vou a
um shopping e quero ir a uma loja do 3º piso, devo ir ao final do 1º
piso (a escada para o piso de
cima nunca é logo na entrada),
andar até a outra ponta do 2º piso para pegar a escada para o 3º.
Por que isto? Para obrigar a pessoa a andar pelo piso, ver várias
vitrines e se interessar por algo no caminho. Não seria mais
prático, que todas as escadas fossem uma sobre a outra?
(Artigo:
Nasce uma ciência: A ciência de ir de compras).
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Lojas de agasalho:
você sabia que o ar refrigerado destas lojas sempre é muito forte?
Para que seu corpo sinta frio e envie ao cérebro uma necessidade de
calor e proteção. É isso aí! Não estão puramente oferecendo um
agasalho para você. Estão manipulando seu corpo. Para que seu
sistema sensorial informe aos seus neurônios que é necessário uma
proteção térmica. E se você está na frente dela, a sua percepção de
necessidade estará atendida. Desta maneira, só faltará a realidade
do seu cartão de crédito definir se comprará ou não!
(Artigo:
Disparadores de compra
para aumentar as vendas).
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Mercados ou
lojas de conveniência:
por que existem tantos itens de
pequenos valores, porém muito úteis próximos ao caixa? Para que
aproveitemos e aumentemos a nossa despesa. E por que é que os itens
que mais vendem ficam lá no final? É claro que para nos fazer andar
por todo o local e sermos seduzidos pelas ofertas. Quando você vai
fazer compras de comida estando com fome, costuma comprar mais do
que o necessário? É por que seu sensorial apita avisando que é
necessário se alimentar, seus olhos enviam lá para dentro aquele
monte de imagem gostosas, seu olfato começa a sentir aquele cheiro
gostoso, sua boca começa a aguar e aí já era. Comprará mais do que
deveria
(Artigo:
Cheirinhos que nos fazem comprar).
Certa vez, um
político brasileiro foi acusado de manipulação. A sua campanha
atingia o sensorial das pessoas para que elas relaxassem e
recebesse de maneira mais ativa a informação que era enviada.
Enquanto o comercial da TV passava aquele monte de imagens do
político beijando gente pobre e prometendo um monte de coisas
que as pessoas gostavam de ouvir, um pequeno coração vermelho
pulsava no canto superior direito do vídeo. Este coração pulsava
devagar, em um ritmo constante e emitia um som subliminar de
batimento cardíaco.
Este som não é ouvido
conscientemente, só o inconsciente que o ouve. Portanto, se estamos
vendo um coração vermelho pulsando devagar, com o nosso sistema
sensorial escutando àquele batimento devagarzinho e constante iremos
relaxar, ficando em um estado receptível para as informações que
estão sendo enfiadas em nossos olhos e ouvidos. Isto é, estavam nos
relaxando para prestarmos a atenção no que estavam nos informando.
Isso é pura manipulação! E é claro que esta jogada foi proibida e
retirada da mídia
(Artigo:
Amostras grátis de
alimentos aumentam as vendas?).
Você sabe o que é
que a Ferrari e a Harley Davison vendem?; Carros e Motos?;
Não. Eles vendem sonhos e estado de espírito. Isto se chama
Marketing de sonhos. É sim.
Eles criaram uma
imagem que a Ferrari é a maneira que a pessoa tem de materializar o
seu sonho de estar em uma máquina possante: "Quando eu ficar rico,
vou comprar uma Ferrari para poder pegar uma longa estrada e
acelerar muito. Vou sentir a verdadeira liberdade da velocidade. Não
vai ter para ninguém!". E a Harley, possibilita que as pessoas
sintam o sentimento de liberdade e rebeldia que uma motocicleta como
aquela causa. Quando vemos alguém pilotando uma delas, sabemos que
ela tem uma rebeldia declarada, que tem um certo equilíbrio
financeiro:
(pois ela tem um
custo razoável e seu proprietário normalmente tem um outro
veículo, pois ela não é um veículo para ser utilizada no
dia-a-dia) e este é o seu meio de mostrar seu estilo ao mundo.
Subir na Harley e pegar uma estrada para relaxar.
Como
vocês podem ver, não tem bobo no mercado. E as tecnologias estão
melhorando cada vez mais. Portanto, devemos buscar o nosso
desenvolvimento, para que possamos estar munidos com todas as
ferramentas necessárias e possíveis. Já imaginou ir para uma guerra
com canivete? É o que acontece quando o profissional não está
devidamente especializado.