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Como negociar quando seu preço for mais alto

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sala dos artigos de negociação

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Uma das maiores dificuldades para um negociador acontece quando ele ouve do comprador a frase fatídica: "seu preço é o mais alto. Ou melhora ou vai perder o pedido para seu concorrente". Hoje em dia já está difícil conseguir negociar um preço médio, quando seu produto tem o preço mais alto do mercado. Você realmente tem que estar preparado para justificá-lo de forma convincente. Um dos segredos para se conseguir vender um produto ou serviço que tenha um alto preço é planejar cada etapa da negociação de forma a criar valor na mente do cliente. É preciso mostrar que sua opção pode ser a mais cara, porém seu "custo/benefício" é o melhor. Veja algumas perguntas que me foram passadas pela equipe do Portal SDR:

PERGUNTA: sou "gerente de vendas nacional" e os preços da minha empresa são fixos, com pouca margem para negociação. Infelizmente, apesar de nossos produtos serem de maior qualidade, meus representantes comerciais se queixam que nossos concorrentes têm preços mais baixos. Por isso, todos os dias eles querem negociar comigo uma redução nos preços e mais autonomia para dar descontos. Existe uma maneira para resolver este problema (artigo: A técnica de Rapel em Vendas e negociação).

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RESPOSTA: se o seu produto realmente tiver uma qualidade superior à de seus concorrentes, já temos meio caminho andado. No entanto, não basta simplesmente dizer que sua qualidade é melhor. Vale a pena lembrar que ninguém compra características, e sim benefícios. O que quero dizer com isso? Simples: "nós compramos os efeitos da característica". Quando um vendedor na loja de informática diz que o "note book" vem equipado com um processador Porrada de trozentos Mhz, isto é uma característica. Na verdade, o que nos interessa é o benefício, ou seja, o note book é muito rápido e poderemos terminar nossas tarefas mais cedo, além de podermos executar vários programas simultaneamente e utilizar internet wireless (artigo: a re-negociação de preços com os compradores).

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Compramos conveniência, rapidez, facilidade de uso. Mas voltando ao nosso assunto de preço: vamos imaginar que seu produto custe R$20.000 e que o produto concorrente seja vendido por R$18.000. Se você tiver dados que comprovem que seu produto dura 5 anos e o do seu concorrente apenas 4, já ficou mais fácil. O custo médio por ano de seu produto é de R$4.000 e o do concorrente R$4.500.  Desta forma você consegue provar ao cliente que na realidade seu preço é o melhor "custo/benefício" para ele.

Compradores experientes gostam de pressionar "representantes e/ou vendedores inseguros", comparando produtos que não são exatamente iguais e depois dizendo que o preço está mais alto. Antes de entrar numa guerra de preços, tenha absoluta certeza que os produtos que estão sendo comparados são iguais. Você tem a obrigação de buscar maneiras criativas para poder comparar os benefícios de seu produto com os da concorrência e mostrar ao cliente porque sua empresa é a melhor opção.

PERGUNTA: sou Representante comercial e eu já tentei de tudo, mas não consigo provar que sou a melhor opção. Parece que o comprador só decide baseado em preço mais baixo...  (artigo: Como re-negociar um pedido ou um contrato).
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RESPOSTA: vamos ver alguns itens que poderão ser usados para que você consiga justificar seu preço mais alto:

Política de atendimento ao cliente: talvez sua empresa fique aberta por mais tempo, no final de semana, tenha uma linha 0800, página na Internet, possua email para facilitar a comunicação, tenha uma cláusula de garantia mais generosa, programas de treinamento para os clientes, etc.

Vantagem competitiva para o cliente: mostre como seu produto poderá gerar uma vantagem competitiva para seu cliente ao aumentar a produtividade dele, diminuir seus custos, etc.

Confiabilidade: prove como seu produto pode dar maior segurança ao cliente, porque sua maior qualidade impede que ele quebre com facilidade. Isto é fundamental se uma falha no produto possa vir a custar muito dinheiro a seu cliente.

Atualizações se o seu produto permite atualizações, mostre ao cliente que apesar de um investimento inicial maior, seu produto estará sempre atualizado e com a melhor tecnologia existente. No mundo moderno, tudo fica obsoleto rapidamente e esta é uma grande vantagem competitiva. Para finalizar, pense como você escolhe as coisas que compra para si mesmo. É claro que o fator preço pesa, mas nem sempre o produto mais barato é o escolhido, não é verdade?

O sua tv é a mais barata da loja?, E o seu carro? Tenha confiança em seu preço e mostre ao cliente que na verdade sua opção é o melhor investimento a longo prazo para ele.

Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços)

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