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Concessões: prós e contras

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sala dos artigos de negociação

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Se você não conseguir estabelecer um diferencial adequado para seu produto, o comprador vai julgar que todos os produtos oferecidos são iguais, ou seja, são “commodities”. Como a percepção dos produtos é a mesma, a única diferença na mente do cliente é o preço. Para conseguir o pedido, o vendedor vai ter de dar descontos para criar uma diferença motivar o cliente a comprar dele. M. de Montaigne falou: à beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás... (Artigo: Como influi a percepção de preços nos clientes?).

Dê a si mesmo espaço para negociar: comece alto se você estiver vendendo, e baixo se estiver comprando. Tenha um motivo para começar por onde começou.
Faça com que seu oponente inicie: tenha todas as exigências dele na mesa e mantenha as suas escondidas.
Deixe o outro lado fazer a primeira concessão: em questões majoritárias. Você pode ser o primeiro em tópicos minoritários, se desejar.
Faça com ele trabalhe por tudo que quiser: as pessoas não apreciam receber algo sem fazer nada.
Conserve suas concessões: mais tarde é melhor que agora. Quanto mais seu oponente esperar, mais irá apreciar.
Concessões "olho por olho" não são necessárias: se ele der 60, você pode dar 40. Se ele disser: "vamos rachar a diferença", você pode dizer: "gostaria, mas não tenho condições". Consiga algo para cada concessão.
Faça concessões que não custem nada: como por exemplo um prazo de entrega (Artigo: O cliente percebe a diferença).
Lembre-se: "eu conseguirei isto" é uma concessão.
Se você não pode ter um almoço: tenha um sanduíche. Se você não pode ter um sanduíche, tenha uma promessa. Uma promessa é uma concessão com desconto.
Não negocie com dinheiro "de mentira": pense em cada concessão como dinheiro real.
Não tenha medo de dizer "Não": a maioria das pessoas tem. Se você disser: "não" suficientes vezes, seu oponente irá acreditar.
Não perca a trilha de suas concessões: mantenha um registro das suas e das deles.
Não tenha vergonha de desistir de uma concessão que você já tenha feito: é o aperto final de mãos que conclui a transação, e não os acordos intermediários.
Não eleve as aspirações do oponente: dando muito ou muito rapidamente. Vigie a quantia, a velocidade e a troca de padrão de suas concessões (Artigo: Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz).

CONCESSÕES: O PADRÃO IDEAL: existe algo como um padrão ideal de concessão? Eu acredito que sim, e a evidência de que existe está começando a se acumular. Aqui está o que descobri em minhas experiências:

Compradores que começaram com ofertas muitas baixas se saíram melhor do que os que não o fizeram.
Compradores que deram uma grande quantia em uma única concessão, elevaram a expectativa dos vendedores.
Vendedores que desejavam ter menos, receberam menos.
Pessoas que deram só um pouco de cada vez se saíram melhor.
Perdedores fizeram as primeiras concessões em questões majoritárias.
Prazos forçaram decisões e acordos.
Negociações rápidas foram muito ruins para ambas as partes.
Os profissionais que fizeram a maior concessão única em uma negociação, se deram mal (Artigo: Você corta o bolo e eu escolho primeiro...).

Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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ARTIGO RECOMENDADO:

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NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: UM PASSO ALÉM DA VENDA

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