Seus clientes podem
inclusive suspender as compras, achando que novas reduções estão a
caminho. Ao abaixar preços você está abrindo um precedente perigoso.
Você está dizendo ao comprador que dá para fazer um preço mais
baixo. Quanto mais ele aguardar, mais barato vai comprar. Depois de
aberto o precedente, quem irá pagar o preço normal?
•
Impacto nas Vendas:
como esta estratégia de cortar preços
vai influenciar sua equipe de vendas? Primeiro, o nível de confiança
na sua empresa e em seus produtos começa a diminuir. Como eles
reagiriam numa situação competitiva onde o fator decisivo fosse a
qualidade? É possível que psicologicamente se sintam uma "carta fora
do baralho"? Eles estão preparados para dar uma atenção especial,
diferenciada para aqueles clientes que compraram por um preço lá
embaixo?
Talvez eles se sintam
até magoados por uma negociação onde foram pressionados e acabaram
fazendo um mau negócio
(Artigo:
Vender mais ou Vender melhor?).
Vamos considerar
os aspectos mais práticos de sua estratégia de abaixar os
preços: há uma erosão na sua margem de lucro. Isto significa
menos recursos para coisas importantes como pesquisas, controle
de qualidade, programas de incentivo, treinamento, etc. Quando
você é obrigado a tomar estas medidas por escassez de recursos,
sua competitividade a médio e longo prazo está seriamente
ameaçada. Você está criando uma situação onde sua empresa vai
ser menos competitiva no futuro. Como conseqüência, você será
obrigado a cortar seus preços novamente para continuar no páreo.
•
Quanto tempo você pode
aguentar isso antes de falir?:
representantes e
vendedores desinformados sempre justificaram a redução de preços
dizendo que reporiam o lucro com um maior volume de vendas. Esta
argumentação é primária e tem vários erros. Primeiro, um preço menor
pode gerar um volume maior. Isto significa que sua empresa precisa
estar preparada para este aumento de produção - e isto custa mais
dinheiro. Talvez mais pessoas tenham que ser contratadas, ou horas
extras certamente serão pagas. E seus lucros vão diminuindo cada vez
mais. Se você ainda não está convencido que cortar os seus preços
pode ter conseqüências desastrosas, pense nisso: quanto você precisa
vender a mais para compensar a diminuição de sua margem de lucro?:
.
. |
A |
B |
C |
. |
Preço de
Lista |
Desconto
de 15% |
Aumento
Necessário |
Volume de
Vendas |
500.000 |
425.000 |
610.000 |
Custos
Diretos |
250.000
(50%) |
250.000
(59%) |
360.000
(59%) |
Lucro
Bruto |
250.000
(50%) |
175.000
(41%) |
250.000
(41%) |
Despesas
Variáveis |
70.000
(14%) |
70.000
(16.4%) |
70.000
(11%) |
Despesas
Fixas |
150.000
(30%) |
150.000
(32.2%) |
150.000
(25%) |
Lucro
Líquido |
30.000
(6%) |
- 45.000 |
30.000
(5%) |
.
No exemplo "a" você
está vendendo usando seu preço normal, de lista. Seu lucro bruto é
de 50%, e você está ganhando 6% de lucro líquido. No exemplo "b"
você decidiu cortar os seus preços em 15% para ser mais competitivo.
Um descontinho de 15% quando você está lucrando 50%, não é muito, é?
Veja que seus custos diretos no exemplo "b" (quanto os produtos
custam para você) não mudaram. Somente os preços de venda mudaram,
diminuindo seu lucro bruto. Seus custos fixos e variáveis também não
se modificaram. Mas dê uma olhada na última linha: você perdeu $
45.000! O exemplo "c" mostra quanto a mais você precisa vender só
para manter o mesmo lucro de $ 30,000. Você verá que precisa
aumentar o seu volume de vendas para $ 610,000, mantendo um desconto
de 15%, para conseguir os mesmos $ 30,000
(Artigo:
a que estratégia
recorrer: descontos ou benefícios).
Isto é um aumento
de 43% em volume de vendas só para trazer o mesmo lucro para a
sua empresa. Você consegue vender este volume adicional?,
Você quer
ter a obrigação de vender este volume adicional?
Provavelmente
não. Este exemplo mostra claramente o impacto de um
"pequeno"
desconto na sua lucratividade. Saber vender valor ao invés de preço
é fundamental para que sua empresa sobreviva e continue a lançar
novos e excitantes produtos. Se os compradores só comprassem preço,
porque sua empresa precisaria de você ou de sua equipe? Bastaria
enviar um e-mail semanal para todos os seus clientes com a lista de
preços. Na verdade sua empresa poderia abaixar ainda mais os preços,
ao eliminar o seu salário, comissões, bônus, etc. e repassar toda
esta economia ao cliente
(Artigo:
Os mandamentos dos preços).
.
Em vendas, somos pagos
para vender com o maior nível de lucratividade que conseguirmos.
Prof. Marcio
Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
.
ARTIGO
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Vendendo
mais e melhor com up selling e cross selling