Se
tivesse nascido, como me ocorreu uma vez a mim, em Iquique (Chile), faz mais de meio século,
teria visto que as últimas tecnologias eram os telefones de magneto, as máquinas de escrever Underwood e o rádio. Também
teria podido ver ante teus olhos o Oceano Pacífico e a tuas costas um
PAREDÃO
de cerros ocres e marrons, sem sequer um cáctus pela ausência total de chuva.
.
Sem televisão, sem mp3, sem celulares, nada de nada. Nessa situação o único razoável era ir pescar desde as rochas e sobre o mar. Atávamos um anzol ao extremo de um fio e uma porca a um palmo de distância, se lhe punha uma isca e se lançava
a água e esperávamos e esperávamos e, claro, os peixes não
mordiam.
Sucedia algo bem como lançar uma página web ao ciberespaço. O oceano Pacífico é o maior de todo o sistema solar e um anzol é algo muito
pequeno e a probabilidade de encontrar-se com um peixe é menor ainda , mas não o sabíamos.
Um velho pescador nos ensinou o truque de "cebar", que consiste em capturar um polvo ou uma lula e cortá-lo em bocados, lançá-los ao mar e esperar o tempo de
contar uma mentirinha... De alguma forma que cientificamente não sei explicar, os peixes acudem e então se
lanças teu anzol morderão uma e outra vez.
Como
nem todos os peixes comem o mesmo, dependerá do tipo de isca que
utilize como
cebo para atrair aos peixes que interessam-te. Em Marketing equivale a definir as características de
teu target:
Quem são teus clientes atuais?
Ou seja, qual é teu Mercado Real?
Quem poderiam ser clientes teus?
Que é o mesmo que dizer: qual é teu Mercado Potencial?
Analisando teus clientes
pode chegar a estabelecer dados sobre seus usos e costumes, hábitos de compra, estilos de vida, valor médio de seus pedidos, média de compras num período, prazos de pagamento, que outras necessidades têm, em fim, todos os dados que tenham relação com teu negócio e que te permitam definir teu Target Group.
Se não tens clientes e partiste de um produto ou serviço, tenta adivinhar quem são as pessoas que podem comprá-lo, quem são os que podem recomendá-lo e quem são os que o usarão. Depois para construir um Target é vital averiguar onde estão, como chegar até eles e que outras coisas lhes agradam...
Essas outras coisas
que lhe agradam, podem ser a isca para atraí-los. Tem de ser grátis, abundante e apetitosa para que
cheguem, como os savvy shoppers às ofertas. Depois
podes fazer teu
oferta!