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Posicionamento e Marketeiros

prof. Máximo Kinast

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Máximo Kinast é professor e consultor de empresas. Especializado em consultoria audit na área de internet, e-commerce, vendas e marketing desde 1992. tem direcionado seus estudos e consultoria na área de marketing e alto desempenho para as MPE do mercado europeu e latino americano.

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Com escritórios em Lima - peru e em Barcelona Espanha, oferece seus serviços de consultoria através do Tel: (+34) 932 384 150. Balmes, 152, 3º 2ª. 08008 Barcelona (Espanha). e em Lima - Peru. Jose Antonio 270 - sala 101 Bl - 3 La Molina - Lima fone: (51 1) 435 38 20.

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BLOG DO PROF. MÁXIMO KINAST

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Há dois tipos de marketeiros (entre outras variáveis): Os que repetem o que disse alguma vez Porter ou Drucker ou algum outro guru e os que pensam... Amável leitora ou leitor, não lhe ofenderei dizendo-lhe entre quais estou eu, porque se estou entre os que pensam é desnecessário que o diga, e se estou entre os outros não serviria de muito que o dissesse.

Uns e outros já sabem (desde fins dos anos 70) que não se vendem os produtos. Alguns ainda crêem que o que se vende é a satisfação das necessidades, ou seja o efeito esperado do produto; ainda que há muitos que sabem que a verdade é que a gente compra expectativas de satisfação de suas necessidades. E que o bom marketing é o que consegue que os resultados que o produto dá ao cliente seja superior ou (no mínimo) igual às expectativas que gerou.

Também se sabe que se conseguimos condensar todas as vantagens oferecidas numa frase ou slogan, será bem mais econômico de publicitar e mais fácil de compreender e de recordar do que se fazemos um rosário de argumentos. E a cereja da torta é condensar todos esses benefícios prometidos numa só palavra ou num logotipo. Isto é o branding o poder da marca. E com isto chegamos ao posicionamento.

Numa guerra pela preferência dos compradores, o passo mais importante é estar primeiro em seu cérebro. Posicionar-se é fazer-se um lugar no cérebro das pessoas, para que no mínimo recordem de forma positiva nossa marca. E aqui vem um dos maiores erros do século passado; erro que se colou neste terceiro milênio.

O erro é tentar posicionar-se no cérebro de todo mundo. O raciocínio é que se Coca cola o conseguiu, por que eu não posso consegui-lo...? O raciocínio é absurdo, porque sua marca não pode estar onde já há outra. (Entre outras razões o impede o Princípio de Exclusão e a lógica aristotélica, E se quer deslocar a uma marca consagrada, asseguro-lhe que você vai se arruinar.

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No cérebro de um ser humano se recordam umas duzentas marcas e já está ocupado por duzentas marcas. Entra dentro do possível que uma pessoa esqueça as ultimas cinco ou dez marcas e entrem em seu lugar desde a 201 à 210; mas se a sua está no trezentos cinqüenta mil avo posto, não tem possibilidade de posicionar-se universalmente.

Estou dizendo que é absurdo por impossível conseguir um posicionamento?: NÃO, Não disse isso. Digo que um posicionamento universal é impossível para 99,999999% das marcas. Há no mundo umas dez ou vinte marcas que não estão posicionadas em escala universal e que têm alguma remota e muito cara possibilidade de posicionar-se. As demais nem em sonhos o conseguirão. Então, a pergunta do milhão de reais parece ser:

Que faço para posicionar minha marca? mas não é verdade. A pergunta do milhão é Onde me convém posicionar minha marca? Uma vez respondida esta, a anterior vale só uns cem mil reais...

Onde posicionar tua marca? A resposta é fácil de compreender, ainda que é necessário desenvolvê-la um pouco. Já vimos que é absurdo (por quase impossibilidade) tentar um posicionamento universal. Mas há outra pergunta:

Para que quer um posicionamento universal? Suponhamos que fabrica “mel silvestre”. Teu mercado é exclusivamente Porto Alegre… por agora e talvez por muitos anos mais. Então te interessa posicionar tua marca desse alimento delicioso só na mente dos Porto Alegrenses para que a prefiram a outras marcas nacionais ou importadas. Incluída a Grande Porto Alegre temos uns quatro milhões de pessoas, entre eles uns quantos diabéticos que não podem comê-lo e muitos irredutíveis que preferirão outras marcas. (MATÉRIA RECOMENDADA)

Se o que quer é aumentar tuas vendas pode fazer uma campanha de publicidade geral, (que te custará um rim e parte do outro) e que com segurança te comerá os benefícios que te produza o aumento das vendas (matéria ótima). Então, se és dos que pensam, se te ocorrerá que fazer uma campanha de publicidade direta, terá um custo total muito menor e irá diretamente aos consumidores de "mel silvestre".

E está aproximando-te ao correto, mas como encontrar uma base de dados de consumidores desta delícia?  (MATÉRIA IMPERDÍVEL)

Então, se segue pensando tem de chegar à conclusão de que te interessa posicionar-te na mente das pessoas que vão a um ponto de venda onde se comercializa teu produto. E a resposta às duas perguntas é posicionar o produto mediante uma degustação no ponto de venda (EXCELENTE MATÉRIA). Abundando no anterior, se fabrica refrigeradores de marca XYZ só existem dois tipos de seres humanos em tua zona de influência comercial:

a) Os que não precisam nem querem um refrigerador, porque já têm ou são tão pobres que não podem comprá-lo, e
b) Os que estão interessados em comprar um refrigerador. Estes são o que mais te interessam.

Suponhamos que a marca Philco é líder mundial e está entre as duzentas marcas posicionadas na mente de todo mundo. Suponhamos que graças a isso consegue que uma pessoa que quer comprar um refrigerador, entre em uma loja de eletrodomésticos e diga:

Interessa-me ver um refrigerador Philco”. Isso é mais do que pode aspirar um bom posicionamento. Suponhamos que o vendedor lhe responda: “Com muito gosto, lhe mostrarei esses refrigeradores e também, se me permite, lhe mostrarei o último que se criou em refrigeradores para o lar, o XYZ, que é uma maravilha das novas tecnologias.

Agora explico em termos de marketing: Para posicionar-se, o primeiro é segmentar o target (MATÉRIA SUPIMPA) e saber onde podemos encontrar o possível comprador. O mais provável é do que o encontremos no ponto de venda. Então temos de posicionar-nos antes na mente do vendedor (ou do Prescriptor) e depois (com a ajuda do comercial e/ou do Prescriptor) posicionar-nos na mente de uma só pessoa:

a que nesse momento vai comprar.

CONCLUSÃO: Não é necessário um posicionamento indiscriminado, inclusive é caro e absurdo em muitos casos. É suficiente com posicionar-nos na mente da pessoa que vai comprar no ato de comprar e pelo tempo suficiente para que faça a compra. É melhor se a pessoa fica satisfeita e nos recomenda, mas isso é CRM e pós venda.

Notas: Bill Gates conseguiu posicionar Windows, mas nem você nem eu somos Bill Gates. Há outros que o conseguiram, como Google, Intel e vários mais, que são as exceções que confirmam a regra.

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