1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Vendendo um novo produto

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sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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Se não deixam de lado seus velhos hábitos e se resistem a entender que vender já não é sinônimo de persuadir, senão de detectar as necessidades do cliente, compreender seus problemas e tratar de resolvê-los, os vendedores de qualquer empresa estarão em perigo. Um novo mundo de vendas chegou. Criar e capturar valor para o cliente é fundamental para todas as empresas e só com os melhores vendedores o conseguirá (Artigo: Conheça os Rainmakers: os vendedores que fazem chover).

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Para isso, é necessário aplicar as melhores estratégias de vendas do mundo e ter um método para medir o sucesso. Hoje em dia há que deixar de lado os velhos hábitos e entender que vender já não é sinônimo de persuadir, senão de detectar as necessidades do cliente, compreender seus problemas e tratar de resolvê-los. Sua empresa tem que construir uma cultura de vendas de alto desempenho (Artigo: A importância dos profissionais em vendas).

O sucesso das vendas sob a lupa: o desenvolvimento de novos produtos se faz cada vez a maior velocidade, tornando muito difícil criar uma diferenciação duradoura. O constante desenvolvimento de novos produtos dificulta o trabalho ao departamento de vendas. Se o novo produto tem vantagens reais, a empresa deve aprender a vendê-lo o mais rápido possível. Mas isso resulta difícil aos vendedores, dado que pelo geral não são bem capacitados. Os gerentes lhes falam sobre o novo produto e suas vantagens, e eles fazem o mesmo com os clientes (Artigo: communication skills - destrezas na comunicação).

Ao contrário, se pusesse o acento em outro tipo de comunicação, as vendas se fariam com mais rapidez. Por exemplo, se o novo produto foi desenhado para resolver os problemas do cliente, por que não começar por aí?

Um estudo que fizemos em Kodak teve muita influência em minha maneira de pensar sobre a venda de novos produtos. A empresa acabava de lançar um aparelho para analisar o sangue por cromatografía. Um produto de avançada tecnologia e com muitas funções, mas cujas vendas eram decepcionantes. E Kodak estava muito preocupada pois seu futuro dependia, em grande parte, do bom desempenho desse produto no mercado (Artigo: Decifrando a psicologia dos vendedores).
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Dali que nos contratassem para que descobríssemos os motivos do que estava ocorrendo. Ao acompanhar ao pessoal de vendas durante essa etapa de lançamento, constatamos que lhes faziam muito poucas perguntas aos potenciais clientes e que falavam o triplo do desejável sobre as funções do produto. Então, em ocasião de um lançamento regional, selecionamos a um grupo de vendedores, envolvemos o aparelho para que não o vissem, e lhes dissemos:

Dentro deste embrulho há um produto. Vocês não precisam conhecer todos seus detalhes; o que devem entender é o que o produto "faz" por e para o cliente. Os problemas que resolve para um laboratório de diagnósticos, para um hospital e para um médico em seu consultório. Agora pensem nos clientes que se enquadram nesses âmbitos. Elejam um. E pensem nas perguntas que lhe fariam para descobrir quais são suas necessidades em relação com este novo produto.

Em outras palavras, apresentamos o produto através de perguntas. O volume de operações desses vendedores foi, em média, uns 54% maior que o do resto da força de vendas. Sempre devemos ter em mente que todo produto é concebido para resolver problemas do cliente. E quanto melhor compreendamos quais são esses problemas, maiores serão nossas vendas. Sempre há que partir do cliente e de suas necessidades, para depois chegar ao produto. Mas a maioria das empresas faz o contrário. As empresas já não compram seu produto, compram ao vendedor (Artigo:Devemos fidelidade... ao cliente o representada? ).

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Prof. Neil Rackham

biblioteca exclusiva do professor

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Mestre na aplicação de modelos estratégicos em Gestão de Vendas. Neil Rackham foi um dos criadores da estratégia SPIN, iniciais de Situation, Problem, Implication e Pay-Off. Resumindo, trata-se de uma estratégia de vendas em que você procura identificar a situação e os problemas de seu cliente, descobrir as implicações que eles trazem, e o benefício esperado. Para criar a estratégia de spin selling, Neil Rackham usou os dados obtidos numa pesquisa patrocinada pela IBM e Xerox, a qual revelou que, num universo de 35.000 contatos de vendas, na maioria dos que foram bem-sucedidos, quem falou mais foi o cliente...

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Neil Rackham:

Três tipos de clientes

VENDENDO UM NOVO PRODUTO

Os vendedores não só devem falar

Modelos de vendas para criar valor

à arte de saber vender, dirigir e aplicar

O modelo caçador-recolhedor em vendas

Criando verdadeiro valor para o cliente

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