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Primeiro tem que
conseguir que entre, depois retê-la/o:
O tempo que o cliente passa no local está em relação direta com
a compra.
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A zona de
transição:
posso ajudá-la/ou? Não, obrigado. É o mais provável que ocorra
se desrespeita a zona de transição. Ao entrar num local, a
pessoa diminui seu passo e sorteia os estímulos, esta zona deve
ser respeitada e nada pode colocar-se aqui se quer que seu
cliente lhe preste atenção, nem sequer você.
Facilite sua
melhor venda, não ponha seu melhor produto nessa zona, ninguém o
verá
(Artigo:
A Regra de Ouro).
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Facilidade de
acesso aos produtos:
Se não podem
aceder a eles facilmente para prová-los, não os comprarão:
60% dos homens
que prova um jeans o compram.
Entre as
mulheres, somente 25% o fazem.
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Zonas lentas Vs.
zonas rápidas:
somos narcisos,
resulta-nos irresistível nossa imagem no espelho, nos detemos,
observamos. Ao contrário parece que não nos tentamos com os
bancos e apressamos o passo frente a eles.
Esse local ao lado
do banco se aluga muito barato: "cuidado", terá que recorrer à
ajuda dos espelhos para que seu possível cliente diminua o passo
e tenha alguma possibilidade de tentá-la/o
(Artigo:
um segredo para
captar clientes entre as gôndolas).
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Homens e mulheres:
os homens
entram, caminham rápido em direção do que procuram, não
perguntam, se não o encontram em seguida, vão-se. Ao contrário
as mulheres observam mais e tomam seu tempo. Se em sua loja
entram casais, ponha lugares para que os homens se sentem e
deixem às mulheres comprar calmas.
Um detalhe
interessante, se uma mulher sai de compras com uma amiga, pode
tranforma-se numa "máquina de comprar" ao contrário de que se
estiver só, é muito provável que invista menos tempo nessa
atividade.
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Olhamos à direita:
os
compradores caminham e olham quase sempre à direita, motivo pelo
qual os comerciantes perspicazes colocam os novos produtos justo
à direita dos que mais se vendem.
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Integre o
ciberespaço à loja tradicional:
a web pode prover
ao consumidor com mais informação que uma loja tradicional. É,
justamente, o que faz a
Amazon tão exitosa, antes de
comprar pode-se conferir as opiniões de outros leitores, ver que
outros livros adquiriram os que compraram esse livro pelo que
mostra interesse. Pode ter muita sinergia entre um comércio e
seu web site. Pense por exemplo que seu aspirador estragou num
sábado à tarde
(Artigo:
de clientes a
compradores compulsivos).
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Confiança, gera
confiança:
Quando se vendem produtos de grande valor como as propriedades
há que pensar no conforto do cliente: cadeiras cômodas e um meio
adequado com uma mesa ao redor da qual conversar e não sentar-se
enfrentados como numa escrivaninha.