1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (03)

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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O principal efeito das crianças nas compras é que hoje em dia vão a todas partes. Antes, iam à escola liberando a suas mães para que fizessem compras. Agora, boa parte das compras se fazem em momentos que antes se dedicavam à família. Em termos práticos, isto significa que:

Os pais evitarão comprar naquelas lojas que não sejam amigáveis para as crianças. O desenho e mobiliário são fundamentais neste sentido. Os restaurantes como McDonalds e as livrarias com extensas seções para meninos, são bons exemplos de negócios amigáveis.
Se se lhes toma em conta, resultam bons consumidores. É necessário colocar a mercadoria onde possam vê-la e tomá-la. Se tomam um produto, é possível que o pai o compre. Os supermercados aproveitaram isto de tal forma que quase geraram uma revolta nos adultos.
Se se requer da atenção dos pais, deve-se procurar a forma de entreter a uma criança para que ela não se aborreça na espera. Isto se consegue com vídeos, jogos, doces ou livros para colorir.

Outro segmento de importância são os adolescentes: estes tendem a crer cegamente nas marcas, e na importância da imagem. Costumam ir de compras com seus amigos, para obter a aprovação, e depois o adquirem com seus pais (Artigo: DISPARADORES de compra).

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A dinâmica: uma vez estudado como fazer o ambiente de compras amigável, fica o aspecto mais difícil e misterioso: A apresentação, o romance e a sedução. Como é que uma pessoa entra a uma loja pensando comprar uma IBM e sai com uma Compaq? Por que entra uma pessoa a uma boutique a ver, e sai com centos de reais a menos, mas muito feliz? Descobriu-se que o que move ao mundo das vendas no varejo é o amor (Artigo: tudo o que precisamos é amor).

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Algumas das coisas que a gente ama são:

Tocar: quase todas as compras não planificadas ocorrem porque tocaram, cheiraram, ouviram ou provaram algo na loja (de ali que as vendas por catálogo ou Internet são complementares, mas nunca substituirão às lojas).
Espelhos: verse neles resulta irresistível.
Falar: uma atmosfera que estimula a discussão, faz que a mercadoria se venda só.
Reconhecimento: agrada-lhes sentir-se queridos. A probabilidade de compra aumenta ao falar com um vendedor.
descontos: são um sucesso, ainda nas lojas de luxo.

Por outro lado, detestam:

Demasiados espelhos
Esperar em fila
Perguntar tolices: devem existir suficientes avisos e folhetos, e nenhum produto armazenado por trás de vitrinas onde não se possam atingir sem assistência.
Produtos esgotados.
Etiquetas complicadas.
Mal serviço.

O comprador sensitivo: ir de compras é bem mais do que entrar a um lugar público onde se armazenam produtos. A atividade à que fazemos referência envolve utilizar os sentidos (tato, vista, cheiro, sabor e som) como a base para escolher certas coisas e recusar outras. Se a principal característica de um produto é táctil (como uma loção, uma toalha, roupa, lençóis, etc.), o comprador quer saber como se sente. Se se trata de sabor, ao comprar sua cerveja preferida não precisa prová-la. Mas uma nova, com segurança quererá fazê-lo. Até um 90% dos novos produtos de consumo em massa não têm sucesso, não porque não agradem, senão por que os consumidores não chegaram a prová-los (Artigo: 90% das pessoas confiam nas mesmas marcas).

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As lojas mudaram a forma como funcionam: Antes, os vendedores eram os guias que procuravam e apresentavam a mercadoria. Hoje, a tendência é de colocar tudo ao alcance do cliente para que o toque, prove ou cheire. Quase ninguém armazena produtos fora do alcance (que utilidade teria fazê-lo?). A função principal da loja é promover a interação. Exemplos:

O provador deve ser cômodo e de qualidade. É ali onde agente entra em contato com a roupa que desejaria comprar.
Se vende resmas de papel, tenha uma mostra para ser tocada.
Se vende telefones, coloque uma gravação. A gente tende a levantar o fone e escutar. Se surpreenderão se ouvem uma mensagem, que ademais pode ser publicitário.
Utilize empacotamentos que permitam provar o produto (como os brinquedos que lhe permitem apertar um botão e vê-lo funcionar).

Os três grandes: Toda loja tem três aspectos fundamentais:

O desenho do local.
O Merchandising: que mercadoria há disponível e como.
Operações: o que fazem os funcionários.

Estes aspectos estão inter-relacionados e são inter-dependentes. Se um deles se fortalece, tira-lhe pressão aos demais, e vice-versa. Quando se toma uma decisão sobre algum deles, devem estudar-se as conseqüências que podem ocorrer. Por exemplo, muitos negócios querem poupar reduzindo pessoal (operações), o qual produz deficiências no serviço. No entanto, pode mudar-se o desenho e merchandising de forma de conseguir diminuição de custos sem deterioração (mais auto-serviço) (Artigo: Como atrair e manter os seus clientes no ponto de venda).

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Prof. Paco Underhill

ENVIROSELl inc.

biblioteca exclusiva do professor
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Autor do livro "Por que compramos", explica como melhorar as vendas a partir da observação direta do consumidor. Paco Underhill, 49 anos, é diretor executivo de Envirosell Inc, uma companhia localizada no bairro de Chelsea (New York) que fundou em 1978 e que se dedica a aplicar as ferramentas da antropologia urbana à venda varejista. é, na atualidade, o especialista mais importante do mundo em shopper understanding e realizou investigação e consultoria para quase todas as grandes marcas e redes, desde Mc Donalds até Citibank.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Paco Underhill:

ALGUNS HÁBITOS NÃO MUDAM

O QUE Nos DIZEM OS CONSUMIDORES

Uma venda cruzada eficaz E pouco utilizada

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (1)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (2)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (3)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (4)

CUIDADO COM A ZONA DE DESCOMPRESSÃO NAS LOJAS

Alguns conselhos para conquistar compradores

HÁBITOS DE COMPRA E PADRÕES DE CONSUMO NO VAREJO

conhecer a fundo o consumidor quando vai de compras

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