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PROF. Philip Kotler

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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Eleito pelo Financial Times como o quarto guru do management mais influente de todos os tempos, Philip Kotler desatou uma revolução em 1969. Num célebre artigo, declarou que o marketing é bem mais do que a arte que aplicam as empresas para vender seus produtos... Em tempos difíceis, o mais importante é ter uma estratégia de marketing eficaz. O prof. Philip Kotler, da Kellog School of Management há mais de 20 anos, considerado o "pai" do marketing moderno, desenvolve cinco conselhos para levar adiante uma estratégia de marketing com sucesso:

1. Manter o perfil baixo: Construir uma marca não é um despregue, não se dirija a todos os lugares do mundo ao mesmo tempo. A chave da construção de uma marca é ter algo bom para despregar de forma inteligente. Quiçá ser invisível por um tempo para manter-se fora do radar dos competidores.
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2. Conheça a seu cliente: Deve entender e eleger o consumidor que quer servir. Não queira comprazer a todos. Defina seu objetivo com cuidado mediante a segmentação e enfoque-se em posicionar-se como diferente e superior nesse segmento. Não procure um segmento objetivo no qual não seja superior.
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3. Seja dono de sua marca: Já não estamos num estado de concorrência; estamos num estado de "hiper concorrência". Assim que todos se desesperam procurando as rédeas (características funcionais, atrativo emocional) que guiem aos consumidores a seu produto.
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4. Mantenha-se por adiante da concorrência: O pior de tudo é que se algo funciona, seus competidores o clonarão antes de que você o saiba. Qualquer diferenciador que você possua será imitado por outros. Deve manter-se no negócio da inovação constante. Pergunte-se a si mesmo sempre: "Em três anos, Qual será nosso diferenciador?"
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5. Converta-o numa experiência: De vez em quando encontramos alguém que possui um enfoque totalmente diferente num mercado maduro. Há uma tendência a dizer não só estamos agregando serviços a nosso negócio e nossos produtos, de fato estamos tratando de desenhar uma experiência. Poderá notar como se utiliza essa linguagem: "estamos no negócio de desenhar experiências".

Toda organização enfrenta a concorrência de outras organizações. Então, é fundamental utilizar ferramentas de marketing para fomentar a aceitação do produto, a melhora contínua, uma política de preços acertada e uma estratégia de distribuição e comunicação conforme aos interesses de seus clientes.

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