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Como
consegui-la mediante um bom serviço: - Uma das ferramentas mais eficazes e usadas pelas empresas para diferenciar-se de sua concorrência e desenvolver uma vantagem competitiva sustentável, é o serviço ao cliente. Ao
realizar uma estratégia deste tipo se devem ter em conta 3 decisões básicas:
O marketing tradicional tocou teto: -
Precisamos instituir uma mudança radical na orientação do marketing, no qual o primeiro deve ser o cliente. Para ter hoje sucesso empresarial
(e no marketing) precisamos criar vantagens claras para nossos clientes. Saber realmente quem são nossos competidores e onde estarão em dois anos.
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Devemos surpreender aos
clientes: - Fazer coisas que os
competidores não fazem, fazer que o cliente esteja
tranqüilo e contente. Se trata de conseguir e manter (fidelizar) ao cliente. Devemos fixar os valores de nossa companhia, os objetivos e nossa visão de futuro.
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Utilize este pequeno checklist para fomentar a fidelidade de seus clientes:
Substituir por isso as tradicionais 4Ps por
4Cs:
- Substitua o marketing tradicional pelo marketing de
futuro:
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produto se converte em valor para o cliente
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preço se converte em custo para o cliente
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lugar de venda em comodidade e conveniência
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promoção se converte em comunicação ao
cliente
Como podemos
reduzir o custo de um cliente? - Uma empresa sempre deve assegurar-se de medir corretamente o custo da aquisição de um cliente. Este variará de acordo com o método de marketing utilizado. Terá um custo por captar clientes com telefonemas telefônicos contra correio direto, contra marketing eletrônico, contra publicidade em massa.
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Quais serão as funções
principais do departamento de marketing do futuro?: -
Os departamentos de marketing tradicionais têm a habilidade da investigação de marketing, a publicidade, a promoção e a gestão de vendas. No mundo eletrônico atual, precisam-se habilidades adicionais no departamento de marketing. A lista de habilidades adicionais seria assim:
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Criação de marca.
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Gestão de base de dados e de
data-mining (mineração de dados).
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Gestão de relações com o cliente.
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Medição de rentabilidade do cliente.
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Relaciones públicas.
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Gestão de eventos e marketing de experiências.
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Mail direto, marketing por catálogo e
tele-marketing.
os
9 pontos de uma companhia de sucesso são:
1:
A companhia seleciona mercados e nichos onde desfruta de vantagens frente a seus competidores. Abandona ou evita aqueles onde se encontra numa situação de debilidade.
2:
Todos os funcionários e departamentos deverão estar orientados para o cliente e o mercado.
3:
Deve ter uma boa relação de trabalho entre marketing, vendas, I+D e produção.
4:
Deve existir uma boa relação de trabalho entre marketing, vendas e serviços ao cliente.
5:
A companhia deve ter uma política de incentivos para fomentar um adequado comportamento do consumidor.
6:
A companhia deve construir e guiar continuamente a satisfação e a lealdade do cliente.
7:
A companhia deve desenvolver um sistema de distribuição em colaboração com seus provedores e distribuidores.
8:
A companhia deve estar qualificada para construir uma forte imagem de marca.
9:
A companhia deve ser flexível na hora de enfrentar os requerimentos de seus clientes.