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a Fidelidade do cliente hoje é indispensável

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PROF. Philip Kotler

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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Como consegui-la mediante um bom serviço: - Uma das ferramentas mais eficazes e usadas pelas empresas para diferenciar-se de sua concorrência e desenvolver uma vantagem competitiva sustentável, é o serviço ao cliente. Ao realizar uma estratégia deste tipo se devem ter em conta 3 decisões básicas:

  • que serviços se oferecerão?

  • a que nível?

  • qual é a melhor forma de fazê-lo?

O marketing tradicional tocou teto: - Precisamos instituir uma mudança radical na orientação do marketing, no qual o primeiro deve ser o cliente. Para ter hoje sucesso empresarial (e no marketing) precisamos criar vantagens claras para nossos clientes. Saber realmente quem são nossos competidores e onde estarão em dois anos.

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Devemos surpreender aos clientes: - Fazer coisas que os competidores não fazem, fazer que o cliente esteja tranqüilo e contente. Se trata de conseguir e manter (fidelizar) ao cliente. Devemos fixar os valores de nossa companhia, os objetivos e nossa visão de futuro.

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Utilize este pequeno checklist para fomentar a fidelidade de seus clientes:

  • Serviço rápido

  • Serviço excelente

  • Máximas garantias

  • Formação e consultoria

  • Tecnologias da informação

  • Gestão dos clientes

  • Programas de incentivos

  • Fomentar clubes de clientes

Substituir por isso as tradicionais 4Ps por 4Cs: - Substitua o marketing tradicional pelo marketing de futuro:

  • produto se converte em valor para o cliente

  • preço se converte em custo para o cliente

  • lugar de venda em comodidade e conveniência

  • promoção se converte em comunicação ao cliente

Como podemos reduzir o custo de um cliente? - Uma empresa sempre deve assegurar-se de medir corretamente o custo da aquisição de um cliente. Este variará de acordo com o método de marketing utilizado. Terá um custo por captar clientes com telefonemas telefônicos contra correio direto, contra marketing eletrônico, contra publicidade em massa.
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Quais serão as funções principais do departamento de marketing do futuro?: - Os departamentos de marketing tradicionais têm a habilidade da investigação de marketing, a publicidade, a promoção e a gestão de vendas. No mundo eletrônico atual, precisam-se habilidades adicionais no departamento de marketing. A lista de habilidades adicionais seria assim:

  • Criação de marca.

  • Gestão de base de dados e de data-mining (mineração de dados).

  • Gestão de relações com o cliente.

  • Medição de rentabilidade do cliente.

  • Relaciones públicas.

  • Gestão de eventos e marketing de experiências.

  • Mail direto, marketing por catálogo e tele-marketing.

os 9 pontos de uma companhia de sucesso são:

1: A companhia seleciona mercados e nichos onde desfruta de vantagens frente a seus competidores. Abandona ou evita aqueles onde se encontra numa situação de debilidade.
2: Todos os funcionários e departamentos deverão estar orientados para o cliente e o mercado.
3: Deve ter uma boa relação de trabalho entre marketing, vendas, I+D e produção.
4: Deve existir uma boa relação de trabalho entre marketing, vendas e serviços ao cliente.
5: A companhia deve ter uma política de incentivos para fomentar um adequado comportamento do consumidor.
6: A companhia deve construir e guiar continuamente a satisfação e a lealdade do cliente.
7: A companhia deve desenvolver um sistema de distribuição em colaboração com seus provedores e distribuidores.
8: A companhia deve estar qualificada para construir uma forte imagem de marca.
9: A companhia deve ser flexível na hora de enfrentar os requerimentos de seus clientes.

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