.
Tradicionalmente, as estações de serviço foram lugares onde os carros repunham combustível. Esta é sua principal função, mas normalmente vemos que nelas também vendem outros produtos, como chicletes, aperitivos salgados, bebidas e caramelos (principalmente produtos de compra por impulso). Há alguns anos, as estações de serviço começaram a vender jornais e revistas, vídeos e inclusive filmes para fotos. Em alguns casos, começaram a vender também alguns alimentos
(artigo imperdível:
Am/Pm - LOJAS DE 50 A 140
MTS).
Nos últimos anos, as margens das estações de serviço se viram ameaçados pelos contínuos aumentos nos preços e os impostos do combustível. Surgiu então a idéia de que poderiam empregar-se como formas alternativas para gerar benefícios. Ademais, mudanças sociais (num elevado número de lares onde trabalha tanto o homem como a mulher) e o reduzido tempo que pode dedicar-se às compras sugeriram que muitos clientes que iam às estações de serviço a carregar combustível poderiam comprar outras coisas além dos produtos de compra impulsiva, como massa, molhos comidas congeladas, etc.
Algumas empresas de distribuição de combustível decidiram abrir negócios de alimentos em seus postos de gasolina. Agora a maior parte das cidades têm estações de serviço onde podem comprar frutas, pão, verduras, água, café ou molhos, entre outros produtos e objetos, além de ter serviços fora os convencionais e originais dos postos. Nas estações de serviço se criaram verdadeiros negócios de alimentos.
.
Uma importante vantagem de vender alimentos nas estações de serviço é que, em comparação com o que as pessoas pagam pelo combustível, os preços dos alimentos parecem suficientemente baixos. Ter que pagar dois euros por uma porção frutas secas não parece demasiado quando gastei trinta euros em nafta. Os consumidores não se dão conta de que o mesmo produto custa a metade num supermercado normal.
Outra vantagem é que os consumidores não precisam estacionar seus carros para ir comprar. Deixam-no ao lado das bombas de gasolina ou da loja dedicam uma média de cinco minutos a adquirir os produtos e vão para casa. Na atualidade, os negócios das estações de serviço estão gerando uma importante percentagem dos rendimentos totais dessas empresas pois a margem de um litro de gasolina é menor
que 5%, enquanto a margem média de um comércio se situa acima de 50%.
Supermercado nas estações de serviços? Apliquemos a lógica de como começou este negócio, mas dediquemos uns segundos a pensar nisso... É lógico que as estações de serviços se convertam em supermercados?
.
OUTROS EXCELENTES
ARTIGOS do Prof. Philip Kotler:
•
marcas próprias
•
O
QUE É MARKETING LATERAL
•
CONCURSO DE TV BIG BROTHER
•
selecione antecipadamente suas armas
•
Cada produto tem um cliente e um meio
•
A marca representa mais do que o produto
•
Insuficiente Enfoque ao Mercado e ao Cliente
•
a idéia central do marketing é a
diferenciação