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Como o marketing deve agir para capitalizar uma vantagem competitiva?: - Você pode ter uma vantagem competitiva, como um produto ou um serviço melhor do que o dos competidores, mas deve perguntar-se se constitui realmente uma vantagem para o cliente. Digamos que somos mais rápidos do que os outros para entregar um pedido:
Que acontece se os clientes não precisam rapidez, nem estão dispostos a pagar por isso?
A vantagem tem que ser significativa e valiosa para o cliente. Mas o mais difícil é saber que constituirá uma vantagem para nosso cliente dentro de 3 anos.
Que desejará de um auto, para então?
Em muitos negócios há que imaginar que coisas, entre as que não têm hoje, desejarão possuir no futuro. Chamamo-las brechas de valor, porque são valores que hoje não estão.
Há que se perguntar quem é nosso competidor agora e quem o será dentro de 3 anos.
Se você é Motorola, seus atuais rivais são Ericsson, ou Nokia, ou ambos. Mas, se eu vendesse serviços de telecomunicações de linhas fixas, isto é, os cabos que conectam aos lares e as empresas, começaria a me preocupar pela indústria sem fio, já que o computador se converte cada vez mais no telefone e meus competidores passarão a ser Dell ou
IBM...