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Dois podem ser companhia na vida, mas no campo das comunicações você pode estender-se a três e ainda fazer travessuras. No entanto, se passa de quatro, muito provavelmente pisará a zona do
hara-kiri
(WIKIPÉDIA). Aprenda como o poder do
três
tem a habilidade de fazer que sua comunicação levante vôo.
Comecemos com um pequeno Teste: Coloque 10 cartões de visitas em fila e escolha os três que atraiam sua atenção instantaneamente. Mas não faça trampa. Faça-o antes de seguir lendo este artigo e ficará muito surpresa/o pelo resultado.
Que encontrou?: Não é estranho que pareça que não há nenhuma razão para ter eleito os que elegeu? Nem sequer parece ter um padrão claro ou norma. Alguns dos cartões têm muita informação e outros muito pouca. Alguns são muito coloridos e outros não. Alguns o puseram no lugar de advogado do diabo e os recusou de plano.
Poderia ter uma espécie de disparador psicológico profundamente arraigado em seu subconsciente?
E como pode esse disparador provocar uma diferença tão dramática em sua comunicação e marketing?
Acaba de topar com a magia do TRÊS:
Se a compreende e aplica, seguramente lhe iluminará o escuro mundo das apresentações, folhetos, web sites e sim, ainda o e-mail!. Antes de
colocarmos este conhecimento na cesta do desenho gráfico, continue lendo porque lhe ajudará a reconhecer o meio psicológico de como o cérebro entende e reage ante estes
temas e também lhe ajudará organizar sua comunicação de todos os dias.
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Como o cérebro vê as coisas: Para o cérebro é simples compreender as tríades "elementos, cores e fontes" tipográficas. Estique um pouco o assunto e apresente-lhe quatro elementos e o cérebro se confunde, não sabe onde olhar e
o que fazer e ordena aos olhos a percorrer o conjunto aos saltos como um cachorrinho num dia ensolarado.
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Por que isto ocorre?: Para responder esta pergunta temos que retroceder um pouco até a época das fraldas. De bebê tudo o que fazemos e aprendemos parece estar centrado ao redor do
três:
A,B,C; 1,2,3; Os três patetas, Os três mosqueteiros, Os três porquinhos e
o Zezinho, Luisinho e Huguinho. (Cuack! Cuack! Cuack!). Talvez esses escritores, animadores e criadores compreenderam a facilidade com que os seres humanos entendem as "tríades", pelo que seus trabalhos se ajustam a este
paradigma...
Os blocos de construção da comunicação visual: A maioria das comunicações visuais podem ser reduzidas a estas três características: elementos, fontes tipográficas e cores. Entender seu funcionamento lhe oferecerá a vantagem de um mini-curso de desenho.
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Quê são precisamente os elementos?: Imagino que
neste momento você já terá tirado de cima da mesa todos esses cartões de negócios que espalhou para fazer o teste. Assim lhe posso
dar algumas dicas que preparei para demonstrar como os elementos trabalham em conjunto. Os elementos são simplesmente grupos de objetos postos juntos para formar algo definido.
Por exemplo: seus olhos, nariz, boca e orelhas são os principais objetos que juntos formam o elemento que chamamos cara.
Atualmente temos a nossa disposição milhões de tipografias e é difícil restringir-se quando está preparando um documento. Trate de usar não mais de 3 fontes numa comunicação. Quantas mais fontes tenha numa página, mais e mais difícil será ler sua mensagem. Tenha presente que se insere uma tipografia em itálico, visualmente termina parecendo mais uma fonte, agregando assim mais
elementos e bagunçando consideravelmente a tríade.
Também deve ter em conta o que a tipografia contribui a seu documento. Você bem poderia querer criar um pouco de drama e utilizar tipografias contrastantes. Por exemplo utilizar uma tipografia de aparência vertical conjuntamente com outra de tipo horizontal, agrega contraste.
Sete cores são para o arco-íris: Não importa se trata de uma apresentação digital, folheto,
web site ou cartão de apresentação, é importante conter-se. Administrar sua paleta com só três cores, com freqüência, pode dar a mesma sensação que se fossem cinco ou seis, só com dar um pequeno giro.
Contabilize as matizes como duas cores diferentes. Portanto, vermelho e vermelho escuro não são uma cor única, senão definitivamente duas matizes e portanto duas cores. Por isso, seja claro na utilização de cores. Pequenos toques podem melhorar a comunicação sem confundir.
Por que isto é importante EM Marketing e Comunicação comercial: A maioria de nós estamos todos os dias fazendo apresentações ou tratando de concretizar uma venda. A demonstração das qualidades de um pudim está em comê-lo.
Mas as papilas gustativas começam a salivar quando se vê realmente:
Se decide ignorar a parte psicológica, pode ser que seu prato seja fantástico, mas é provável que não consiga alguém decidido a provar.
Esta nota também lhe ajudará a tratar com os desenhistas. Os bons desenhistas conhecem perfeitamente estas coisas mas as vezes se equivocam… Tendo dito isto, um desenhista competente habitualmente tem a capacidade de romper as regras; se funciona, OK. Nada é matéria sacra, mas ajuda a conhecer os fundamentos que há por trás. Ademais agora tem alguns elementos para fazer transpirar a seu desenhista ou para conter-se!
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Alguns exemplos:
Mc
Donald's (HISTÓRIA
DA MARCA): a logo tem dois elementos: o nome McDonald's e os grandes Arcos Dourados. Utiliza só uma fonte e duas cores: amarelo e branco (ou preto) e fundo vermelho.
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Vw: o símbolo da Volkswagen que está nos produtos da companhia, contêm três elementos: letras, fundo, borda, e três cores.
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Coca Cola (HISTÓRIA
DA MARCA): o botão de Coca-cola que se vê na maioria das publicidades contém três elementos: o botão em si, a garrafa dentro do botão e o logo de Coca-cola. Apesar de que é uma imagem a quatro cores, as cores são mínimas e há uma ou duas tipografias.
Agora as árvores lhe deixam ver o VALE …: Agora olhe novamente sua publicidade. Reveja seu folheto. Audite sua apresentação. Estilize esse
web site. Para começar, seguramente se surpreenderá de quanta confusão contribui e também do quão simplesmente pode melhorá-la, rápida e eficientemente.
Sua mensagem de marketing será mais ajustada e profissional.
Mas o melhor de tudo é que saberá de que está fazendo algo que está profundamente arraigado na psique da espécie humana. Deixe os 4' para os atordoados, os Luke Skywalkers do universo. Descobrirá que sai ganhando se é fiel à tríade!
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sala
de psicologia comercial