Estamos
na era do pós-consumo
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sala das idéias de
marketing
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sala dos artigos de
marketing
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Nos últimos anos se tornou
evidente que possuímos mais coisas do que realmente precisamos, e que
não temos o tempo suficiente para desfrutá-las. Este é o dilema do
consumidor "pós-consumo". Portanto, o que realmente precisa é ajuda para
aproveitar melhor o que já tem. Como há suficientes produtos e serviços
à altura, se uma empresa quer crescer, tem que fazer um pouco mais, para
que a gente esteja disposta a comprar, usar e falar, porque a atenção já
não pode comprar-se
(Artigo:
Como encantar seu cliente).
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As pessoas só prestam atenção a quem os conquista seja com produtos ou
serviços. Para captar a atenção dos consumidores, em primeiro lugar, as
empresas têm que ir aos extremos, até encontrar esse pequeno grupo de
pessoas interessadas no que vendem e que as surpreendam por sua
excelência, sua funcionalidade ou seu preço. Segundo, há que tratar à
gente com respeito. De acordo com minha experiência, esta combinação
consegue coisas das quais a gente decide falar. Finalmente, para vender
há que descobrir a quem estão escutando, e criar grandes histórias que
queiram repassar e difundir a outros
(Artigo:
Como fazer um anúncio
funcionar).
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Mas antes que nada, essa grande história deve ser verdadeira. Não porque
se trate de um fato, senão porque é coerente e autêntica. Ademais, deve
levar implícita uma promessa de diversão, dinheiro, segurança. Também
deve ser confiável. Ninguém terá sucesso contando uma história, a não
ser que tenha ganho previamente, a credibilidade do consumidor. Por
outro lado, as grandes histórias são sutis, quanto menos dizem
explicitamente, mais poderosas resultam.
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É bem mais eficaz permitir que o consumidor tire suas próprias
conclusões. As grandes histórias não só apelam à lógica, senão também a
nossos sentidos, e raras vezes estão dirigidas a todo mundo. Se uma
empresa lhe resta intensidade a sua história para atrair a públicos
diversos, terminará por não atrair a ninguém
(Artigo:
Não se pode competir contra a recomendação de um
amigo).
Como se converteu
Wikipédia num dos 10 lugares mais conferidos de Internet?: se
considerar que só tem uma dúzia de funcionários e nenhuma fonte de
rendimentos, além de pequenas doações. A maneira em que Jimmy Wales
desenvolveu Wikipédia é é uma lição porque atraiu a um pequeno grupo
de pessoas e as comprometeu com uma visão. Não lhes disse que fazer
nem controlou seus esforços, conduziu-as. Wales conectou aos membros
da tribo com tecnologia avançada que lhes facilitava comunicar-se e
comprometer-se. E deu à tribo uma plataforma que podia usar para
envolver ao mundo exterior.
É simples, três passos:
"motivar, conectar e alavancar". O exemplo de Wikipédia sintetiza as
principais idéias. A premissa é que os inovadores inteligentes encontram
ou reúnem a um grupo de indivíduos que pensam de maneira parecida e
conseguem entusiasmá-los com um novo produto, serviço ou mensagem, com
freqüência via Internet. No mercado atual se castiga a mediocridade,
como o mostra o fato de que Google, nas buscas, só identifica a zona
excepcional onde está o maior valor
(Artigo:
Quais os segredos para aumentar a carteira de
clientes?).
Se uma empresa ainda
faz marketing em massa, trata de chegar ao consumidor médio com
produtos médios. O problema radica em que as pessoas dispostas a
prestar atenção estão nos extremos, são as insatisfeitas e não
querem mediocridade. De ali que a nenhuma empresa medíocre, isto é,
que não se destaque, lhe resulte fácil crescer.
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Prof. Seth Godin
https://www.sethgodin.com
biblioteca exclusiva do professor
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Foi vice-presidente de
Marketing Direto da Yahoo!, o criador da Yoyodyne, primeira empresa
a criar promoções e campanhas de mala direta on-line, e ajudou a
moldar a companhia com base no pioneiro Marketing de Permissão
on-line. É formado em filosofia e ciência da computação na
Universidade Tufts e concluiu o mestrado em marketing na Stanford
Business School. Foi agraciado com o Momentum Award de 1998, que
premia feitos importantes na área da Internet. Livros Publicados:
The Big Red Fez; eMarketing; Permission Marketing; Survival is not
Enough; Unleashing The Ideavirus - Detailing the idea of Viral
marketing; Purple Cow; Free Prize Inside; All Marketers Are Liars;
The Big Moo; Small is the New Big; The Dip.
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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR,
do Prof. Seth Godin:
•
estamos na era do
pós-consumo
•
As
10 coisas que um cliente quer
•
produtos e serviços
irresistíveis
•
De estranhos a clientes
e de clientes para amigos
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