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Cliente convencido mas não persuadido: o que fazer?

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sala dos artigos de vendas

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Existe uma grande diferença entre o cliente estar convencido ou persuadido, pelo menos no que diz respeito à realização da venda. O cliente convencido é aquele que gostou do seu produto, admite a necessidade do seu produto, pode pagar por ele, demonstra que está conscientizado; enfim, reúne todas as condições necessárias ao fechamento da venda, melhor, quase todas, o que muitas vezes lhe falta é a decisão. Você como profissional, provavelmente já teve diversos clientes que vibraram com seu produto, podiam pagar por ele endossaram a importância e necessidade do produto, mas na "hora do vamos ver"... ficou só nas palavras (essa é uma experiência frustrante, não é?) (artigo: A Importância dos antecedentes comerciais).

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O cliente persuadido é aquele que, tomado de argumentos lógicos ou emocionais (e muitas vezes os argumentos emocionais falam mais alto, certo?), toma a decisão de compra e fecha a venda, concluindo assim, um negócio de benefício mútuo entre ele e o profissional. Na verdade o que separa um cliente convencido de um cliente persuadido é uma linha quase invisível chamada DECISÃO. O problema é que muitos profissionais de venda caem no erro de contentar-se com o convencimento do cliente, mesmo que este cliente não chegue ao fechamento da venda. Eles costumam dizer:

O cliente gostou do produto, mas...
O cliente pode pagar, mas...
Ele viu que tinha necessidade, mas...
Ele disse que o produto era muito importante, mas... (e esse é um "mas" importante), não comprou.

Pelo que eu sei, o profissional em vendas é pago pelos pedidos que realiza, não existem comissões sem vendas, certo? E além disso, as empresas contratam profissionais para vender. Portanto um cliente convencido, que não tomou uma decisão de compra, representa uma grande perda para as partes envolvidas: primeiramente o cliente não pode usufruir dos benefícios do produto e/ ou serviço (estou tendo por base a premissa de que o seu produto é de grande importância e que a cada dia que o cliente deixa de usufruir do seu produto, representa alguma perda pra ele, certo?); a empresa não obtém lucro e portanto o profissional não tem comissão (um resultado nada satisfatório, não acha?). E então, o que fazer para levar um cliente convencido à decisão de compra? Antes de saber o que fazer, você precisa saber que:

Você pode convencer o cliente;
Você não pode persuadir o cliente sem que ele queira;
O cliente só será persuadido, caso ele mesmo se convença e toma essa decisão;.

Portanto:.

Todos os seus argumentos só conseguirão, no máximo, convencer o cliente;
Qualquer argumento por mais lógico ou emocional que seja, não levará o cliente a uma decisão sem que ele esteja convencido da necessidade dessa decisão;
Para persuadir o cliente e conseguir a venda, o próprio cliente deve se convencer de que precisa tomar a decisão de compra.

Mas como persuadir o cliente e conduzi-lo à decisão de compra? Fazendo com que o cliente diga para si mesmo que precisa do produto, quer o produto e pode pagar por ele. Como conseguir que isto aconteça? Através de perguntas. Esse é o único modo de levar o cliente à persuasão. Ninguém toma decisão de compra baseada na idéias de outros; se eu lhe dissesse para comprar um carro que você não poderia ver antes da compra, mas que segundo a minha opinião estava lindo, você compraria? Acho que não (artigo: Influencie a seus clientes cientificamente).

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E se um vendedor, metido a sabe-tudo, tentasse incutir em você suas idéias, sem se importar com o que você pensa, você compraria alguma coisa com ele? São grandes as chances de que você não só não compre, como também nunca mais queira ver esse vendedor na sua frente. Então, na venda, o que importa não são as razões que o vendedor apresenta ao cliente, mas as razões que o cliente apresenta a si mesmo. Portanto, pergunte e faça com que as respostas obtidas, levem o cliente a se convencer (se você prestou atenção eu fiz uma boa quantidade de perguntas que contribuíram para que você assimilasse melhor esse conteúdo), porque a chave para o fechamento da venda está nas respostas que você recebe do cliente. Como fazer é tão importante quando o que fazer (Artigo: Psicologia em vendas: Estratégias avançadas).

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Prof. Thiago Henrique Santos

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artigo recomendado:

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Estratégias de influência e persuasão (1)

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