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O mito do fechamento da venda

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sala dos artigos de fechamento de vendas

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Existe um grande mito em vendas quanto ao fechamento da venda. Há algum tempo, começaram a surgir, desesperadamente, em todo o mundo, diversos livros, palestras, treinamentos e outros, que criaram o "mito do fechamento da venda", e que tem no fechamento, a parte mais importante da venda. Temos que convir que o fechamento da venda é o grande objetivo; o representante e o vendedor existem para fechar vendas, todas as empresas, sejam elas de qualquer lugar do mundo, querem fechar mais vendas, pois este é o momento em que o negócio se concretiza, o momento em que todas as partes são recompensadas:

O cliente com o produto e/ ou serviço, o representante comercial e o vendedor com a remuneração correspondente e "a companhia" que fez um investimento importante em desenvolvimento, marketing e pessoal. O momento em que se admite que todos os esforços valeram a pena. Isso é fato!

Mas o que temos visto é um foco exacerbado no fechamento da venda, que tem levado muitos representantes e vendedores a negligenciar os outros processos envolvidos na venda. Muitos deles não se preparam para a venda, não realizam uma boa abordagem, realizam uma apresentação deficiente, mas colocam a culpa do não fechamento da venda, na técnica que foi utilizada no fechamento da venda (artigo: APENAS TRÊS PALAVRAS: SIM, NÃO OU TALVEZ):

Será que eu utilizei a técnica correta?

Será que o meu argumento foi convincente?

Qual seria a melhor técnica utilizar? Em que errei?

Essas frases são comuns ao representante e vendedor que acabou de perder uma venda e normalmente são acompanhadas de desculpas visando justificar o não fechamento da venda:

O cliente estava sem dinheiro...

Eu poderia ter utilizado esta outra técnica...

Esse argumento seria melhor...

Se eu tivesse dito isso ou aquilo...

Mas será que o erro está na técnica ou nos argumentos, ou existe algo por trás do processo de venda, que vai além do fechamento? De modo bem simplista, poderíamos dividir o processo de venda em 4 partes:

Pré-venda: é o processo onde se visualiza o cliente e procura-se elaborar uma apresentação condizente com suas necessidades; onde se pensa nas objeções que poderão surgir; é o processo de preparação para a venda (artigo: SEUS CLIENTES SOFREM DE PREGUIÇA MENTAL?).
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Abordagem de venda: é o processo em que se quebra o gelo; onde os representantes e vendedores geram no cliente, o interesse pelo produto e/ ou serviço. Serve para conquistar a confiança do cliente e coletar informações que serão úteis ao processo de apresentação.
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Apresentação do produto e/ ou serviço: é o processo onde demonstra-se o produto e/ ou serviço como a solução às necessidades e desejos do cliente; é o processo em que o cliente é convencido da necessidade do produto.
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Fechamento da venda: é quando as objeções são resolvidas, quando os argumentos são apresentados, quando o cliente é persuadido a comprar (artigo: O CLIENTE NÃO DEVE LHE RETORNAR AS LIGAÇÕES):

Mas qual é a parte mais importante da venda?: Na minha opinião, todas as partes tem importância equivalente no alcance do objetivo final que é a venda. Se não houver o preparo devido para a venda, o vendedor pode ser surpreendido com alguma pergunta que não saiba responder e portanto corre risco de perder a credibilidade quanto a sua capacitação, que é fator imprescindível para o fechamento do negócio, ou você fecharia negócio com alguém que não estaria apto a atender suas necessidades e expectativas?

Se não realizarmos uma boa abordagem, e não gerarmos o interesse no cliente, dificilmente poderemos lhe apresentar o produto e/ ou serviço, pois ninguém dispõe tempo para algo em que não tenha interesse..

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Se não apresentarmos o produto como solução de problemas e suprimento de necessidades e desejos do cliente, dificilmente a venda será realizada, porque ninguém compra algo que não necessite e que principalmente não queira.

Após realizar estes processos, chegamos ao fechamento da venda, mas o fechamento é conseqüência de um bom trabalho realizado nos outros processos, portanto antes de fechar temos que nos preparar, abordar o cliente e apresentar o produto e/ ou serviço, para que após ter concluído satisfatoriamente estes processos, tenhamos maior possibilidade de fechar a venda e alcançar o objetivo de venda.

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Prof. Thiago Henrique Santos

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Há algo na proposta que nos impediria seguir avançando?

 

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