Querido
Amiga
(o),
.
Checar o fluxo de caixa da empresa, decidir as contas a pagar,
emitir ou ler relatórios, participar de reuniões sobre novos
projetos, resolver os conflitos internos entre as pessoas são todas
tarefas diárias de um EMPRENDEDOR
de sucesso.
Entretanto, não deixe de investir pelo menos
UMA
HORA DO SEU DIA
em promover ou planejar como promover a sua empresa (se
você puder dedicar mais de uma hora, melhor ainda). Promover
a sua empresa não precisa ser uma atividade cara. Aqui vão algumas
idéias sobre como promovê-la com baixo custo:
1.
Use todas as peças de comunicação com o mundo externo como um
documento de promoção da sua empresa.
Além dos cartões de visita, use a papelaria da empresa (papel
timbrado e envelopes)
para promover a marca da sua empresa, o seu slogan, o endereço do seu
web site e o telefone. O mesmo vale para faxes enviados, extratos de
cobrança, recibos, e todo documento que contenha alguma mensagem da
empresa. Não se esqueça de desenvolver uma auto-assinatura para o
seu e-mail que contenha novamente o nome da empresa, fone, o endereço
de e-mail, o web site e um ótimo slogan.
.
2.
Escreva artigos relacionados com a especialidade da empresa.
Artigos bem escritos podem atrair propaganda gratuita e indicações
de negócios para você. Se você for um corretor de imóveis, por
exemplo, você poderia escrever um artigo sobre as precauções que um
indivíduo deve ter antes de alugar ou comprar uma residência. Você
pode publicar o artigo no seu próprio web site, ou enviá-lo via
e-mail para os seus clientes, ou via correios, ou ainda enviá-lo para
os jornalistas responsáveis pelos veículos de comunicação que
podem atrair clientes para você. Não esqueça de adicionar uma rápida
biografia a seu respeito no final do artigo.
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3.
Envie notícias para a imprensa.
Todas
essas “notícias”
sobre a
sua empresa podem virar notícias publicadas em jornais, revistas, web
sites, fóruns de discussão na internet, programas de rádio, televisão
etc. Com o passar do tempo, o ideal seria você desenvolver um
relacionamento consistente com um ou dois jornalistas para assim ajudá-los
inclusive a definir a pauta de seus veículos de comunicação.
.
4.
Participe de Fóruns de Discussão na internet.
Você não pode fazer propaganda nesses fóruns, mas você pode
demonstrar às pessoas que talvez você nunca fosse conhecer, o quanto
você domina o que você sabe. Você pode promover a sua empresa através
da sua auto-assinatura nas mensagens. O importante é você escolher
um fórum de discussão que esteja relacionado com o seu negócio.
.
5.
Alianças de Negócios.
Ao invés de querer fazer de tudo, crie alianças com empresas que
ofereçam serviços e produtos complementares ao seu. Alianças como
essas te dão a oportunidade de atingir novos clientes.
.
6.
Promoções que promovem.
“Os
50 primeiros compradores irão receber grátis….”.
Preencha a frase, pode ser com um brinde, um produto, entradas para o
cinema etc. Além de usar esses brindes para promover produtos, você
poderia também usá-los dentro de um programa de fidelidade. Por
exemplo, a cada dez pizzas compradas, você ganha a décima primeira
pizza gratuita.
.
7.
Faça apresentações.
Participe de seminários. Você tem a experiência que outras pessoas
gostariam de conhecer. Por
que não compartilhar a sua experiência e promover a sua empresa ao
mesmo tempo?
Por exemplo, uma empresa fabricante de carpetes de madeira, poderia
promover um seminário gratuito sobre técnicas de preparação do
piso antes de instalar qualquer material. Ofereça os seus serviços
como palestrante para escolas, associações e empresas.
.
8.
Promova a sua empresa durante as suas atividades de lazer.
Se
você gosta de andar ou correr, porque não fazer essas atividades
vestido com uma camiseta que traz a marca da sua empresa?
.
Amanhã
à noite você vai participar de uma festa de aniversário na residência
de pessoas que você mal conhece? Porque
não levar os cartões de visita da sua empresa para trocar com
aqueles que você conversar?
Qualquer
que seja a atividade social, existirá sempre uma oportunidade de
promover a sua empresa ao comunicar o que você faz e como você ajuda
as pessoas. Essas são algumas idéias para ajudá-lo a promover a sua
empresa sem gastar muito. O principal recurso que você irá investir
aqui é o seu tempo. ..