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Quando 20% traz 80% dos resultados

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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Acontece em todas as empresas: 20% dos vendedores trazem 80% dos resultados. É claro que na sua empresa essa taxa pode ser um pouco diferente, tipo 30/70, 10/90, 25/75, mas no final, infelizmente, 80% das empresas não conseguem fugir essa regra (Artigo: É curva de Análises ABC ou curva de Análises de Pareto?).

O que fazer para mudar isso?

O que está por trás de tanta mediocridade?

O que faz 20% dos comerciais trazerem 80% dos resultados?

Será que é possível todos serem excelentes?

Eu acredito que existem certas técnicas de vendas que todos podem aprender. Por exemplo, é fácil ensinar os comerciais a fazer perguntas que fazem os clientes pensarem. Perguntas que fazem os clientes pensarem começam por:

Quem, O quê, Quando, Onde, Por que, Como.

Quando o vendedor faz perguntas que fazem os clientes pensarem ao invés de perguntas que podem ser respondidas como um simples "sim ou não", aumentam as chances de o cliente falar sobre coisas que o vendedor nunca iria descobrir e que podem eventualmente levar o cliente a comprar. Fazer perguntas abertas é um hábito que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, basta praticar (Artigo: A teoria das cinco W: Who?, What?, Where?, When?, Why?).

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Lembre que o profissional mais indisciplinado de uma empresa chama-se: "vendedor". De tempos em tempos, o chefe de vendas precisa conduzir reuniões que façam o vendedor pensar. Aqui vão algumas perguntas que um líder de vendas poderia fazer a um vendedor:

Qual é a visão do cliente sobre a nossa empresa? 
Quais resultados propomos ao cliente e porque? 
Onde estamos no processo de vendas e porque? 
Quais são as nossas chances atuais de ganhar? 
Quem são os seus concorrentes principais e qual o posicionamento deles? 
Quais são os próximos passos necessários para ganhar? 
Com quem devemos falar para fazer o negócio andar em frente? Porque? Quando?

O que mais podemos perguntar a um vendedor para fazê-lo pensar? (Artigo: Você se rende demasiado cedo...).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

ARTIGO RECOMENDADO:

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Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?

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