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Pratique a comunicação assertiva

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Tem problemas com dizer Não, mesmo quando poderia fazê-lo?, Sente que as pessoas caminham por cima de você?, Tem problemas em controlar seu temperamento? Se respondeu "sim" a alguma destas perguntas, é tempo de aprender sobre a comunicação assertiva. A assertividade é a habilidade de expressar de maneira honesta, as opiniões, sentimentos e direitos, sem ansiedade, e de tal forma que não afete os direitos dos demais. A comunicação assertiva não é agressividade. Em vez disso, é encontrar o ponto médio entre ser um tirano e um molenga (Artigo: Falar não é o mesmo que se comunicar).

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A assertividade é dependente da confiança em si mesmo, e da probabilidade para que ocorra o que se crê. A assertividade não é a crença de que se deve agradecer sempre aos demais, nem fazer coisas que não nos agradam. Quando não pratica a comunicação assertiva, você pode experimentar alguma das seguintes conseqüências:

Depressão e fúria mobilizada para dentro: quando se tem um sentido de falta de apoio e perda de controle na vida.

Queixas físicas, como dor de cabeça, úlceras e pressão alta: a assertividade pode converter-se num magnífico anti-estresse.
Ansiedade e evasão: quando se escapa lhe pode fazer perder atividades divertidas, oportunidades, relações, e outras coisas boas.
Ressentimento ou fúria dirigida para outros por manipulação ou sentido de abuso: impossibilidade de expressar a fúria apropriadamente.

Existem três passos para atingir a comunicação assertiva:

Empatia/ validação: trate de dizer algo que demonstre seu entendimento com respeito aos sentimentos das pessoas. Isto lhes demonstra que não está tratando de brigar e gera um ambiente positivo e propício. Por exemplo: eu sei que as manhãs são complicadas para você, porque deve preparar a seus filhos para que vão ao colégio.

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Definição do problema: explique claramente as conseqüências de suas ações. Por exemplo: quando chega tarde à reunião, frustro-me ao requerer atualizá-lo sobre o que se perdeu e depois tratar de recuperar o tempo.

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Definição do que deseja: existe um requerimento específico na mudança de comportamento da outra pessoa. Exemplo: a partir de agora, por favor respeite a seus colegas de equipe, chegando a tempo (Artigo: Aprenda os sinais do corpo).

Para conseguir a assertividade na comunicação:

Use sua linguagem corporal de maneira assertiva: olhe à outra pessoa, sente-se direito e não use gestos de evasão. Assegure-se que sua expressão seja gentil e séria. Seu tom de voz deve ser suave.

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Use frases com "Eu": enfoque-se no problema e não em acusar ou agredir à pessoa. Exemplo: me agradaria que a reunião não sofresse interrupções... e não: você sempre está interrompendo as reuniões.

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Use fatos e não juízos: exemplo: você chegou 10 minutos atrasado na reunião da terça-feira e interrompeu uma discussão que já estava em andamento.

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Expresse sua autoria nos pensamentos, sentimentos e opiniões: exemplo: fico chateado quando não chegam a tempo... e não: você sempre chega atrasado às reuniões.

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Faça claros seus requerimentos: exemplo: por favor faça um esforço para estar em na sala alguns minutos antes de que comece a reunião, assim podemos começar a tempo (Artigo: O CORPO FALA EM 65% DO TEMPO).

Um dos problemas mais comuns na comunicação se gera quando se tenta ler a mente da pessoa ou se espera que eles a leiam. Se deseja que a pessoa lhe responda a suas idéias e requerimentos, precisa dizer as coisas tal como são, e expressá-las na forma em que faça que os demais lhe respondam favoravelmente.

Debra J. Schmidt

CEO of The Loyalty Leader - Consultoria de Vendas, Marketing

e Desenvolvimento e uma das empresas de consultoria top ten de EUA.

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Outro excelente artigo traduzido e publicados no jornal sdr, da prof. debra j. schmidt:

Uma boa venda torna o cliente leal

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