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Pratique a comunicação
assertiva
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sala dos artigos de
liderança
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Tem problemas com dizer
Não, mesmo quando poderia fazê-lo?, Sente que as pessoas caminham por
cima de você?, Tem problemas em controlar seu temperamento?
Se respondeu "sim"
a alguma destas perguntas, é tempo de aprender sobre a comunicação
assertiva. A assertividade é a habilidade de expressar de maneira
honesta, as opiniões, sentimentos e direitos, sem ansiedade, e de tal
forma que não afete os direitos dos demais. A comunicação assertiva não
é agressividade. Em vez disso, é encontrar o ponto médio entre ser um
tirano e um molenga
(Artigo:
Falar não é o mesmo que se
comunicar).
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A assertividade é
dependente da confiança em si mesmo, e da probabilidade para que ocorra
o que se crê. A assertividade não é a crença de que se deve agradecer
sempre aos demais, nem fazer coisas que não nos agradam.
Quando não pratica a
comunicação assertiva, você pode experimentar alguma das seguintes
conseqüências:
•
Depressão e fúria
mobilizada para dentro: quando se tem um sentido de falta de apoio e
perda de controle na vida.
•
Queixas físicas, como
dor de cabeça, úlceras e pressão alta: a assertividade pode
converter-se num magnífico anti-estresse.
•
Ansiedade e evasão:
quando se escapa lhe pode fazer perder atividades divertidas,
oportunidades, relações, e outras coisas boas.
•
Ressentimento ou fúria
dirigida para outros por manipulação ou sentido de abuso:
impossibilidade de expressar a fúria apropriadamente.
Existem três passos para
atingir a comunicação assertiva:
•
Empatia/ validação:
trate de dizer
algo que demonstre seu entendimento com respeito aos sentimentos das
pessoas. Isto lhes demonstra que não está tratando de brigar e gera
um ambiente positivo e propício. Por exemplo: eu sei que as manhãs
são complicadas para você, porque deve preparar a seus filhos para
que vão ao colégio.
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•
Definição do problema:
explique
claramente as conseqüências de suas ações. Por exemplo: quando chega
tarde à reunião, frustro-me ao requerer atualizá-lo sobre o que se
perdeu e depois tratar de recuperar o tempo.
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•
Definição do que deseja:
existe
um requerimento específico na mudança de comportamento da outra
pessoa. Exemplo: a partir de agora, por favor respeite a seus
colegas de equipe, chegando a tempo
(Artigo:
Aprenda os sinais do
corpo).
Para conseguir a
assertividade na comunicação:
•
Use sua linguagem corporal
de maneira assertiva:
olhe à outra pessoa,
sente-se direito e não use gestos de evasão. Assegure-se que sua
expressão seja gentil e séria. Seu tom de voz deve ser suave.
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•
Use frases com "Eu":
enfoque-se no
problema e não em acusar ou agredir à pessoa. Exemplo: me agradaria
que a reunião não sofresse interrupções... e não: você sempre está
interrompendo as reuniões.
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•
Use fatos e não juízos:
exemplo:
você chegou 10 minutos atrasado na reunião da terça-feira e
interrompeu uma discussão que já estava em andamento.
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•
Expresse sua autoria
nos pensamentos, sentimentos e opiniões:
exemplo: fico chateado
quando não chegam a tempo... e não: você sempre chega atrasado às
reuniões.
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•
Faça claros seus
requerimentos:
exemplo: por favor
faça um esforço para estar em na sala alguns minutos antes de que
comece a reunião, assim podemos começar a tempo
(Artigo:
O CORPO FALA EM 65% DO
TEMPO).
Um dos problemas
mais comuns na comunicação se gera quando se tenta ler a mente
da pessoa ou se espera que eles a leiam. Se deseja que a pessoa
lhe responda a suas idéias e requerimentos, precisa dizer as
coisas tal como são, e expressá-las na forma em que faça que os
demais lhe respondam favoravelmente.
Debra J. Schmidt
CEO of The Loyalty
Leader - Consultoria de Vendas, Marketing
e Desenvolvimento e
uma das empresas de consultoria top ten de EUA.
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Outro
excelente artigo traduzido e publicados no jornal sdr, da
prof. debra j. schmidt:
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Uma boa venda torna o cliente leal
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