As
regras secretas do Manual do CEO
.
sala dos artigos de
gerenciamento
.
Um pequeno livro de 76
páginas está circulando entre altos gerentes dos EUA. Trata-se da
sabedoria que ao longo de anos de experiência foi acumulando, anotando e
compartilhando
Bill h. Swanson,
CEO da contratista
Raytheon,
empresa ligada ao Ministério da defesa estadunidense e uma das mais
importantes empresas de engenharia logística de defesa. Mas não se trata
de mais um livro de gerência. De fato, não está disponível para a venda
(Artigo:
nem tudo nesta vida é movido por dinheiro).
.
Inicialmente se imprimiram
algumas dúzias de cópias, que foram distribuídos entre grandes gerentes
e pensadores, incluídos
Warren Buffett,
Jim Collins
e
Tom Peters.
Muitos deles por
sua vez o comentaram (favoravelmente) e o distribuíram entre seus
conhecidos. Tal foi a revoada causada por Swanson e seu pequeno manual
que a empresa Raytheon agora o oferece em forma gratuita dentro dos EUA
a quem o solicite em sua página web
(Artigo:
7 métricas que vão lhe
ajudar a melhorar as vendas).
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O livro inclui 25 regras
escritas de maneira muito simples, que traduzimos a seguir:
•
Aprenda a dizer não
sei. Se o usar adequadamente, o fará com freqüência.
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•
É mais fácil meter-se
numa situação, do que sair dela.
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•
Se você não é
criticado, pode não estar fazendo muito.
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•
Procure aquilo que
falta. Muitos sabem como melhorar o que há, mas poucos podem ver o
que não está.
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•
Quando algo aparece no
viewgraph (transparência projetada), assuma que todo mundo sabe à
respeito, e trate-o conformemente.
.
•
Trabalhe para um chefe
com o qual esteja cômodo dizendo as coisas como são. lembre que não
é possível escolher aos familiares, mas se se pode escolher ao
chefe.
.
•
Constantemente revise
os acontecimentos para assegurar-se que os benefícios reais sejam os
que deviam ser. Evite a Lei de Newton.
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•
Por mais simples ou
triviais que possam parecer-lhe as tarefas que lhe atribuíram, ponha
seu melhor esforço.
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•
Persistência ou
tenacidade é a disposição para perseverar apesar das dificuldades,
desânimos ou indiferença. Não seja conhecido como um bom iniciador,
mas como um bom finalista.
.
•
Quando esteja
terminando um projeto, não espere pelos demais; vá atrás deles, e
assegure-se que se complete.
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•
Confirme suas
instruções e os compromissos de terceiros por escrito. Não assuma
que se fará!
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•
Não seja tímido; diga
as coisas. Expresse-se e promova suas idéias.
.
•
A prática demonstra
que aqueles que falam com mais propriedade, de forma mais confiada,
com freqüência se lhes atribui a tarefa de levá-lo a cabo.
.
•
Tente ser breve e
claro em seus reportes orais e escritos.
.
•
Tenha extremo cuidado
com a exatidão de suas afirmações.
.
•
Não esqueça o fato de
que trabalha para um chefe: - Mantenha-o informado. Evite
surpresas!
.
•
O que for que o chefe
queira, é primeira prioridade.
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•
As promessas, horários
e estimações são instrumentos importantes num negócio bem ordenado:
- Você deve fazer promessas. Não dependa da frase usada com
freqüência: não posso estimar porque depende de muitos fatores
incertos.
.
•
Nunca dirija uma
queixa ao mais alto. Enviar cópia do e-mail ao chefe de uma pessoa é
uma ofensa séria.
.
•
Quando tratar com
pessoas externas à empresa, lembre que você representa à empresa.
Tenha cuidado com os compromissos que estabelece.
.
•
Cultive o hábito de
resumir as coisas em termos mais simples. Um argumento de elevador é
a melhor forma.
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•
Não se sobre-excite
nas emergências de engenharia. Mantenha os pés no chão.
.
•
Cultive o hábito de
tomar decisões rápidas e decisivas.
.
•
Quando tomar decisões,
as vantagens são bem mais fáceis de manejar que as desvantagens. Seu
chefe quer conhecer as desvantagens também.
.
•
Nunca perca seu senso
do humor. Divirta-se no que faz. Se refletirá em seu trabalho. A
ninguém lhe agrada um resmungão, exceto a outro resmungão.
Recentemente, um artigo na
revista
Business 2.0,
ajudou a difundir o livro bem além do que seu autor já o tinha feito.
nessa reportagem se incluem comentários do autor, que também aproveitou
para agregar umas regras novas
(Artigo:
QUATRO CONSELHOS DE
LIDERANÇA).
•
Não se pode polir um
tênis.
.
•
Lembramos um 1/3 do
que lemos, metade do que nos dizem, mas 100% do que sentimos.
.
•
Trate o nome de sua
empresa como se fosse o seu próprio.
.
•
Quando tenha que tomar
uma decisão, tente vê-la como se estivesse num nível superior da
organização. Sua perspectiva mudará de imediato.
.
•
Uma pessoa que lhe
trata bem, mas é rude com um mensageiro, não é uma boa pessoa.
.
•
Quando enfrente
assuntos ou problemas que se prolongam, faça-os aterrizar de
imediato.
artigo recomendado:
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