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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Atendendo com qualidade total sua equipe comercial

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sala dos artigos da força de vendas

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As inquietudes mais constantes entre as companhias é a respeito do que podem fazer para elevar suas vendas. A resposta mais comum é através de um melhor atendimento ao cliente. Mas há outro pilar que costuma passar por alto: suas equipes comerciais (internas e externas). Poderão pensar e até dizer que tem bem atendidas a suas forças de vendas... Ainda que numa observação mais profunda, talvez descubra que, na realidade, está dificultando seu trabalho cotidiano  (Artigo: por que não cumpri a quota este mês...).

Quer um parâmetro simples para medir este ponto?: observe sua rotação de vendedores, quanto mais alta for, maior é o nível de inconformidade que se vive nesse departamento. Mas cuidado! Antes de pensar num melhor modelo de incentivos e comissões, fator indispensável para que seu negócio venda mais e melhor, primeiro analise se oferece o apoio básico a sua força de vendas. De acordo com investigações próprias, 4 de cada 5 vendedores não conseguem seu objetivo de vendas porque não encontram o apoio necessário...  (Artigo: Não consegue seu objetivo mensal de vendas?).
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Equipe competidora: assegure-se de que todo o pessoal que deve apoiar aos vendedores (armazenagem, produção, logística, finanças, compras...) saiba-o e o leve a cabo como parte de seus trabalhos prioritários. De não ser assim, muitas vendas já conseguidas podem cancelar-se ou várias vendas potenciais, desvanecer-se. Os pontos principais para dar apoio a seus vendedores são: capacitação, informação, respostas, cumprimento e retro-alimentação. Aprofundemos em cada um:

Capacitação: é muito comum que escutemos que um bom vendedor é aquele que conhece bem seu produto. Mas nos topamos com que em muitas empresas, contratam aos vendedores e os lançam para a guerra apenas com um palito de dentes apenas e sem nenhum período de instrução. Se não capacita a seus novos vendedores para que conheçam o produto, serviço e as políticas da empresa, praticamente os está preparando para que vendam muito pouco ou deixem a empresa ao menor contratempo. Podemos resumir isto numa frase de Confúcio: "enviar vendedores sem instrução ao mercado, vem ser como abandoná-los" (Artigo: O que se precisa para fechar uma venda?).
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Material com o que receberá a seus vendedores: nesses treinamentos ofereça dossiês, inclua todas as características dos produtos e serviços que oferece (desde as questões técnicas até as de mercado), os processos de operação da empresa, as objeções de compra mais comuns, as experiências úteis e as de outros vendedores (Artigo: OS PRINCIPAIS ERROS DO MANUAL DE VENDAS).
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Informação: há dois tipos de informação que deve oferecer-lhes: a primeira se compõe de elementos para mostrar ao cliente (imagens, catálogos, mostruários, listas de preços e política de descontos e bonificações). É muito importante que cada vendedor conte com materiais visuais; vender apenas com palavras é muito antigo e complicado. O segundo tipo de informação se refere às políticas da empresa, tempos de entrega, estoque, produtos descontinuados, regras de crédito... Tudo o que ajude a que o vendedor não prometa o que não pode cumprir.
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Respostas: os vendedores devem solicitar apoio de outras áreas (armazém, produção, crédito, embarques, cobrança) para fechar os ciclos de venda. Se em sua empresa se pensa que se faz um favor ao vendedor ao dar-lhe a informação que solicita, sua equipe comercial pode experimentar um atraso na resposta que pede e que pode pôr em grande risco o fechamento da venda que tem em curso, além der acrescer enormes custos de comunicação e tempo. Comunique a prioridade que tem o departamento comercial ao restante dos departamentos da empresa. Evite a perda de clientes por falta de um bom endo-marketing (Artigo: OS ERROS DE UM GERENTE DE VENDAS).
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Cumprimento: depois do fechamento de cada venda é indispensável cumprir com o prometido. Se algo sai mal neste processo (preços, tempos de entrega, modelo, cor...) não só se perde um cliente e a comissão para o vendedor (fora o desânimo que causa), senão que ademais se cria um custo irrecuperável para a empresa (em dinheiro e prestígio). Por incrível que pareça, é comum que os funcionários de outros departamentos que não têm contato com o comprador do cliente, não sintam a necessidade de cumprir com os compromissos que fizeram os vendedores (mas que em realidade é para os clientes finais) e se percam vendas já fechadas (Artigo: a tão sonhada ordem de compra do cliente).

Algumas gerências comerciais só se preocupam com que suas equipes comercializem e pressionam para isso, mas não exigem aos outros departamentos que cumpram os compromissos com os vendedores ou com seus clientes finais, e não somente perdem clientes, mas favorecem o crescimento da maior doença das empresas: o churn (Artigo: Como reduzir o abandono de clientes (churn)?).

Retro-alimentação (feed back): uma das ações que mais seus vendedores agradecerão, é que lhes informe diariamente como está o processo de atendimento a seus clientes: se o pedido já foi entregue, se já chegou o produto que faltava, se teve um atraso, se existe alguma mudança em quantidades, produtos, prazos, preços. Isto ajudará aos comerciais a dar um excelente serviço de pós venda, tão importante para conservar clientes. Além do mais, os vendedores até não receberem essa informação tão imprescindível, não poderão voltar a visitar o cliente, nem ligar e nem fazer um pós venda com qualidade, simplesmente porque não sabem o que aconteceu com a entrega. Quantas vezes visitamos o cliente para poder verificar como foi a comercialização dos produtos que fizeram e os clientes os recebem com o sarcástico comentário: não me entregaram o pedido anterior e já querem me vender outro? (Artigo: O Pedido Perfeito).

É muito comum que os vendedores não ofereçam os resultados necessários nas comercializações de uma empresa por falta de apoio de sua parte e de sua organização em geral. Revise os pontos essenciais que aqui descrevemos e faça os ajustes necessários para fazer da sua equipe comercial, a máquina de faturamento que precisa.

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