REGRA
1: - Não critique, no condene nem se queixe. A crítica é
inútil porque põe a outra pessoa na defensiva e pelo comum faz com que a
pessoa trate de se justificar, tratando ademais de censurar ao seu
oponente. A crítica é perigosa, porque fere o orgulho e desperta
ressentimento. .
Em lugar de censurar as pessoas,
tratemos de compreender. Tratemos de imaginar porque fazem o que fazem. Quando tratamos com as pessoas, devemos lembrar que não tratamos com
criaturas lógicas. Tratamos com criaturas emotivas, criaturas eriçadas de
prejuízos e movidas pelo orgulho e a vaidade. Não falarei mal de pessoa
alguma e de todos direi tudo o que de bom saiba. Benjamin
Franklin. .
. REGRA
2: - Demonstre apreço honesto e
sincero. Só tem um meio para conseguir que alguém faça alguma coisa e é o
de fazer que o próximo queira faze-lo (benefício
próprio), que lhe seja
produtivo. Imagine os benefícios que poderiam se obter, se dermos ao
próximo uma honrada apreciação de sua importância. .
Considero que o maior bem que
possuo é minha capacidade para despertar entusiasmo nas pessoas e que a
forma de desenvolver o melhor que há nas pessoas, é por meio do apreço e
do alento. Nada há que mate mais as ambições de uma pessoa, do
que a crítica de seus superiores. Eu jamais critico
ninguém.
Acredito que se deve dar as
pessoas, incentivos para que trabalhe. Por isso sempre estou desejoso de
elogiar, mas sou remisso para encontrar defeitos. Se algo me gosta, sou
carinhoso na aprovação e generoso nos elogios" - Charles
Schwab.
Com freqüência damos por sentada
a presença da ou do companheiro por perto, que nunca lhe manifestamos
nosso apreço. Alimentamos os corpos dos nosso filhos, amigos e
colaboradores, mas muito raras vezes alimentamos a própria
estima. .
A diferença entre a apreciação e
a bajulação é muito simples. Uma é sincera e a outra não!. "Passarei uma
única vez por este caminho; de modo que qualquer bem que possa fazer ou
qualquer cortesia que possa ter, para com quaisquer ser humano, que seja
agora. Não a deixarei para amanhã, nem a esquecerei, porque nunca mais
voltarei a passar por aqui. Toda pessoa que conheço é
superior a mim em algum sentido. Nesse sentido, aprendo dele. .
. REGRA
3: - Desperte
nos demais um desejo veemente. O único meio de que dispomos para influir
no próximo é falar do que ele deseja e demonstrar-lhe como
consegui-lo.
A ação surge do que desejamos
fundamentalmente e o melhor conselho que pode dar-se aos que pretendem ser
persuasivos, seja nos negócios, no lar, nos estudos ou na política é este:
- Primeiro, despertar na outra pessoa um franco desejo. Quem pode
faze-lo tem o mundo inteiro consigo. Quem não pode, marcha isoladamente
pelo caminho. Dr. Henry A, Overstreet.
Se há um segredo para o êxito,
reside na capacidade para apreciar o ponto de vista do próximo e ver as coisas, deste ponto de vista assim como do
próprio. - Henry
Ford.
Se uma pessoa de vendas pode
demonstrar-nos que seus serviços ou seus produtos nos ajudarão a resolver
nossos problemas e nem terá que se esforçar para vender-nos nada. As
poucas pessoas que sem egoísmo tratam de servir aos demais, tem enormes
vantagens. Não há concorrência contra eles.
A pessoa que consegue colocar-se
no lugar dos demais e que pode compreender o funcionamento da mente
alheia, não tem porque se preocupar pelo futuro. Owen D. Young.
SEIS MANEIRAS DE AGRADAR AOS
DEMAIS ..
REGRA
1: - Interesse-se sinceramente pelos
demais. Se pode ganhar mais amizades em dois meses se um se interessa
pelos demais, que se ganhariam em dois anos se faz com que os demais se
interessem por um. A pessoa que não se interessa pelos seus semelhantes
é quem tem as maiores dificuldades na vida e causa as maiores feridas aos
demais. Dessas pessoas surgem todos os fracassos humanos. Durante anos
tenho me preocupado por conhecer os aniversários das minhas amizades. O
interesse, o mesmo que tudo o demais nas relações humanas, deve ser
sincero. .
REGRA
2: - Sorria. As ações dizem mais que as palavras e um sorriso
expressa: - "Gosto de
você". Me causa felicidade. Fico tão contente em
ver-lhe. Falo de um verdadeiro sorriso, que alegre o coração, que venha de
dentro, que valha um bom preço no mercado. Você tem que desfrutar
quando se encontra com as pessoas, se espera que os demais o passem bem
quando se encontram com você.
. Se está sozinho/a, assobie, cantarole ou
cante. Proceda como se fosse feliz e isso contribuirá para alcançar a
felicidade, que nada mais é do que um estado de espírito. Todas as
pessoas procuram a felicidade e há um meio seguro para acha-la. Consiste
em, controlar nosso pensamentos. A felicidade não depende de condições
externas, depende de condições internas. Não é o que temos, o que somos,
onde estamos ou o que realizamos; nada disso é o que nos faz felizes ou
desgraçados. É o que pensamos acerca de tudo isso.
"Quase todas as
pessoas são tão felizes como se decidam a ser-lo". Abraham
Lincoln.
Dizem que a pessoa que não sabe sorrir, não deve abrir
uma loja. O valor de um sorriso não custa nada, mas cria muito. Enriquece a quem os recebe, sem empobrecer a quem o dá!.
Acontece num
abrir e fechar de olhos e sua lembrança dura as vezes para sempre. Ninguém
é tão rico que possa passar sem ele, e ninguém tão pobre que não possa
enriquecer pelos seus benefícios.
O sorriso cria a felicidade no lar,
alenta os negócios, é a contra-senha das amizades. Descanso para os
fadigados, luz para as pessoas decepcionadas, sol para os tristes e o
melhor antídoto para as preocupações.
Mas não pode ser comprada,
pedida, emprestada ou roubada, porque é algo que não rende benefício
ninguém a não ser que seja brindada espontânea e gratuitamente. Porque
ninguém precisa tanto de um sorriso, como aquela pessoa que não tem mais
nenhuma a dar. .
. REGRA
3: - Lembra que para toda pessoa, o nome é o som mais doce e
importante em qualquer idioma. Jim Farlei descobriu ao principio de sua
vida, que o comum entre as pessoas, é se interessar mais pelo seu nome que
por todos os demais do universo.
. Faça o esforço por aprender o primeiro
nome ou o mais comum da pessoa (preste atenção especial
nisto). O nome
mexe com a pessoa, a faz sentir única entre os demais. A informação que
damos ou a pergunta que fazemos, toma uma importância especial quando lhe
agregamos o nome de nosso interlocutor. .
. REGRA
4: - Seja um bom ouvinte.
Anime aos demais para que falem de si
próprios. Lhes faz pensar que somos bons conversadores, quando na
realidade somos apenas bons ouvintes e apenas isso. Nesse momento claro! -
Dr. Nicholas Murray Butler.
LEMBREM: - A pessoa com que falam,
está cem vezes mais interessada em si mesma e em suas necessidades e seus
problemas que em você. (Pense isso por você
e saberá que é a mais
profunda verdade!) .
. REGRA
5: - Fale sempre o que interesse aos demais. Falar em termos dos
interesses da outra pessoa é beneficente para as duas partes. Apenas
isso! .
. REGRA
6: - Faça com
que a outra pessoa se sinta importante e faça isso sinceramente!
Quem tem
nela que possa admirar honradamente ? Trate sempre de que a outra
pessoa se sinta importante. ! "Faz ao próximo o queiras que o próximo te
faça a ti". - Jesus de Nazaré.
Todos queremos a aprovação daqueles com
quem entramos em contato. Queremos que reconheçam nossos méritos.
Queremos ter a sensação de nossa importância em seu pequeno mundo! Não
queremos escutar bajulações baratas sem sinceridade, mas sim desejamos uma
verdadeira apreciação. Para que a vida de uma pessoa mude totalmente, pode
bastar que alguém lhe faça se sentir importante. Fale para as pessoas de
si mesmas e o escutarão por horas. .
. CONSIGA QUE OS DEMAIS PENSEM COMO
VOCÊ. .
REGRA
1: - A única forma de sair ganhando numa
discussão é evitando-a.
-
Porque se demonstrar a uma pessoa que se
equivoca?
-
Irás a agradar-lhe com isso ?
-
Porque não deixar que
salve sua dignidade ?
-
Não te pediu uma opinião. Não lhe faz falta.
Porque discutir com ela ?
Sempre temos que evitar o angulo agudo.
Somente há um modo de tirar a melhor parte numa discussão: -
EVITA-LA!
"Se você discute, briga, contradiz, pode conseguir as vezes
um triunfo; mas será um triunfo vazio, mas jamais obterá a boa vontade do
outro". Benjamin Franklin.
Pense nisto: - Que prefere ter: - Uma
vitória acadêmica, teatral ou boa vontade de uma pessoa ?
. Muitas vezes
obterá as duas coisas. - "O ódio nunca é vencido pelo ódio e sim pelo
amor". - Um mal entendido não termina nunca graças a uma discussão, senão
graças ao tato, a diplomacia, a conciliação e um sincero desejo de
aprecio, pelo ponto de vista dos demais!
. Não deve perder tempo em
discussões pessoais, a pessoa que está resolvida a ser o que mais possa e
menos todavia deve expor-se as conseqüências, incluso a ruína do seu
caráter e a perda de sua serenidade. Cede nas coisas grandes sobre as
quais não podes exibir mais que direitos iguais; e cede nas mais pequenas,
mesmo que sejam claramente próprias.
"Melhor é dar o passo ao cachorro,
que ser mordido por ele disputando esse direito! Nem matando o cachorro se
curaria a mordida". Abraham Lincoln.
Para impedir que um desacordo se
transforme em uma discussão: - Aceite o desacordo. (Quando os sócios
sempre estão de acordo, um deles não é necessário). Quem sabe este
desacordo não se transforme numa oportunidade de corrigir-se antes de
cometer um grave erro. Para impedir que um desacordo se transforme em
una discussão: - "Aceite o
desacordo".
. Desconfie de sua primeira
impressão instintiva. Controle seu caráter. Primeiro escute, dê a outra
pessoa a oportunidade de falar, deixe-o terminar. Procure as áreas de
acordo, exponha antes que nada os pontos e áreas que estão de acordo.
Tenha honestidade, procure os pontos e áreas onde possa admitir seu erro e
faça-o, desculpando-se pelos mesmos. Isso desarmará a outra pessoa e
reduzirá a atitude defensiva.
Prometa pensar a analisar com cuidado as
idéias das outras pessoas e faça isso seriamente, porque os demais podem
estar com a razão! Agradeça sinceramente as outras pessoas pelo seu
interesse. De tempo para a ação, coisa que as outras pessoas tenham tempo
de repensar o problema (sugira outra
reunião). Quando duas pessoas gritam,
não há comunicação, somente ruído e más
vibrações. .
. REGRA
2: - Demonstre respeito pelas opiniões alheias. Jamais diga a uma
pessoa que está equivocada. Não comece nunca anunciando: - Lhe vou
demonstrar tal e tal coisa... Faz que, quem lhe escute queira travar uma
batalha com você, antes de que sequer comece a falar. Se você vai
demonstrar algo, que ninguém saiba! Faça-o sutilmente, com tal destreza
que ninguém pense que o está fazendo.
"Se há de ensinar as
pessoas faça-o como se não lhes ensinara e se há de propor-lhes coisas
ignoradas, faça-o como se fossem coisas esquecidas". Alexandre
Pope.
Se alguém fizer uma afirmação que a seu juízo está
errado, mesmo que você saiba que está errada, é melhor começar dizendo: -
Bem, escute. Eu penso de outra maneira, mas posso me equivocar.
"As
vezes notamos que vamos roçando de idéia sem resistência alguma, sem
emoções fortes, mas se nos diz que nos equivocamos, nos enoja a imputação
e endurecemos o coração". James Harvey Robinson.
, Nossa primeira
reação a maioria das proposições (que ouvimos em boca do próximo), é uma
avaliação ou um juízo, antes que uma compreensão". Carl Rogers.
"Fica
rapidamente de acordo com teu adversário". Não há que discutir com o
cliente, com o cônjuge ou com o adversário. Não lhe diga que se equivoca,
não o faça enojar; utilize um pouco de tato, de
diplomacia. .
. REGRA
3: - Se você se equivocou, admita-o rápido e enfaticamente. Se
sabemos que de todas maneiras se vai demonstrar nosso erro, não é muito
ganhar a dianteira e reconhece-la por conta própria?
. Não é muito fácil
escutar a crítica de nossos lábios que a censura de lábios alheios? .
Diga você todas as prerrogativas que sabe está pensando a outra
pessoa ou quer dizer ou se propõe a dizer e diga-as antes que ele tenha
tido uma oportunidade de formula-las e lhe quitará a razão de falar. Quando temos razão, tratemos de atrair suavemente e com tato aos demais, a
nossa maneira de pensar; e quando nos equivocamos , muito a menudo por
certo, sejamos honestos com nós mesmos e admitamos rapidamente e com
entusiasmo o erro. Brigando não se consegue jamais o suficiente, mas
cedendo se consegue mais do que se espera. .
. REGRA
4: - Comece de forma amigável.
"Se vens
pra mim com os punhos fechados, disse Woodrow Wilson, posso prometer-te
que os meus se apertarão mais rápidos que os teus, mas se vens a mim e me
dizes: - sentemo-nos e conversemos e se estamos em desacordo,
compreendendo o porque o estamos e mais precisamente no que estamos em
desacordo, chegaremos ao fim a advertir, que no final das contas não
estamos tão longe um do outro e que os pontos de convergência são muitos e
que se temos paciência, franqueza e o desejo necessário para ficarmos de
acordo, a isso chegaremos".
"Uma gota de mel caça mais moscas que um
galão de fel..."
Se você quer trazer alguém para sua causa, deve
primeiro convence-lo, de que é uma pessoa sincera e amiga.
. Dizia Abraham
Lincoln: - A suavidade e amizade, são mais poderosas que a fúria e a
força...
.
REGRA
5: - Consiga que a outra pessoa diga "Sim,
sim" imediatamente. Quando
fale com alguém, não comece discutindo as coisas nas quais tem
divergências entre si. Comece destacando e continue destacando as coisas
nas quais estão de acordo. Sempre acentue que os dois tendem ao mesmo fim
e que a única diferença é o método e não o propósito. Quando uma pessoa
tenha dito NÃO, todo o orgulho que há na sua personalidade exige que seja
conseqüentemente consigo mesma.
. O hábil orador obtém "obtém desde o
inicio uma série de sim" como resposta. Discutir não dá benefícios, é
muito mais proveitoso e interessante olhar as coisas desde o ponto de
vista do interlocutor e faze-lo dizer sim, sim, sim, desde um
início.
Método Socrático: - obter uma resposta sim, sim, para
perguntar com as quais tinha que convir seu interlocutor. Seguir ganhando
uma afirmação trás outra, até ter uma quantidade de sim ao seu
favor. Continuava perguntando, até que por fim, quase sem se dar conta,
se oponente se via chegando a uma conclusão, que poucos minutos antes
tinha rechaçado energicamente. "Quem pisa com suavidade, vai
longe".
REGRA
6: - Permita
que a outra pessoa seja quem fale mais. Quase todos nós, quando tratamos
de atrair aos demais ao nosso modo de pensar, falamos demais, o qual é um
erro. Deixemos que fale a pura pessoa. Se estamos em desacordo com ela,
podemos ver-nos tentados a interrompe-la. Mas o não o façamos. É perigoso.
Não nos prestará atenção enquanto tenha uma quantidade de idéias próprias
que reclamam expressão. A verdade é que até nossas amizades preferem
falar-nos de suas façanhas antes de escutar-nos falar das nossas.
Rochefoucauld, o filósofo francês disse: - " Se queres ter inimigos supera
a teus amigos, se queres ter amigos, deixa que eles te
superem.
REGRA
7: - Permita que a
outra pessoa sinta que a idéia é dela. - Não seria mais sagaz fazer
sugestões e deixar que os demais cheguem por si sós a conclusão?
Ao
ser humano tem que se lhe ensinar como se não lhe ensinasse e propor
o desconhecido como esquecido . - Alexander Pope.
Deixar que a outra
pessoa sinta que idéia é sua. "A razão pela qual os rios e os mares
recebem a homenagem de cem torrentes da montanha, é que se mantém por
baixo deles.
"O sábio que deseja estar por cima das pessoas, se coloca
por debaixo deles; O que quer estar na frente deles se coloca por trás".
Lao Tse.
REGRA
8: - Trate
honestamente de ver as coisas desde o ponto de vista da outra pessoa.
Lembre que a outra pessoa pode estar equivocada por completo. Mas ela não
o acredita. Não a censure. Que pensaria, como reacionária eu se
estivesse em seu lugar? Ao interessar-nos nas causas é menos provável
que nos desgostem os efeitos.
. O êxito no trato com os demais, depende
de que se capte com simpatia o ponto de vista da outra pessoa. "Se coopera
eficazmente na conversação quando demonstramos que consideramos as idéias
e sentimentos da outra pessoa, da mesma forma tão importante como se
fossem as nossas.
. O modo de alentar o interlocutor a ter a mente aberta
a nossas idéias, é iniciar a conversação dando-lhe claras indicações sobre
nossas intenções, dirigindo o que decidimos pelo que nos gostaria ouvir se
estivéssemos na pele do outro e aceitando sempre seus pontos de
vista. .
. REGRA
9: - Demonstre
simpatia pelas idéias e desejos da outra pessoa. A frase mágica
que serve para deter as discussões e para eliminar os maus sentimentos,
criar a boa vontade do outro lado e fazer com que se nos escute
atentamente: - Eu não posso culpar-lhe por sentir-se como se sente. Se eu
estivesse em seu lugar, não tenha duvidas que me sentiria da mesma maneira
que você. A espécie humana anseia universalmente a
simpatia. .
. REGRA
10: - Apele para os motivos mais nobres. Pelo comum a pessoas tem
duas razões para fazer uma coisa: - Uma razão que parece boa e digna e a
outra a verdadeira razão! A fim de modificar as pessoas, apelemos para
seus motivos mais nobres. .
. REGRA
11: - Dramatize suas idéias. Não basta dizer a verdade.
Tem que faze-la vivida, interessante, dramática. .
. REGRA
12: - Lance com tato, um reto amável.
"A
forma de conseguir que se façam as coisas, diz Charles Schwab, é estimular
a competência. Não falo de estimular sórdida ou monetariamente, senão do
desejo de superar-se.
. Todas as pessoas tem temores, mas as valentes as
esquecem e vão adiante, as vezes até a morte, mas sempre para a vitória".
- Lema da Guarda Real na antiga Grécia.
Isso é o que encanta a toda
pessoa que triunfa: - O JOGO!. A oportunidade de expressar-se. A
oportunidade de demonstrar o que vale, de destacar-se, de ganhar. O desejo
de sobressair. O desejo de sentir-se importante! .
. O trabalho de um líder consiste,
entre outras coisas, em mudar a atitude e conduta de seu pessoal. Algumas
sugestões para consegui-lo: .
. REGRA
1: - Comece com elogios e aprecio sinceros. Sempre é
mais fácil escutar coisas desagradáveis depois de ter ouvido algum
elogio. .
. REGRA
2: - Chame a
atenção sobre os erros dos demais indiretamente. .
. REGRA
3: - Fale de seus próprios erros antes de
criticar os dos demais. Não é tão difícil escutar uma relação de defeitos
próprios se quem o faz começa admitindo humildemente que também está longe
da perfeição. - Admitir os próprios erros, mesmo quando não tenhamos
corrigido eles, pode ajudar a convencer a outra pessoa, de mudar sua
conduta. .
. REGRA
4: - Faça perguntas em vez de ditar ordens. Fazer perguntas não
somente torna mais aceitáveis as ordens, senão que com freqüência estimula
a criatividade da pessoa quem se lhe pergunta. .
. REGRA
5: - Permita sempre que a outra pessoa
salve seu prestígio. Sem pensar jamais que ferimos o orgulho do
próximo. Mesmo quando tenhamos razão e a outra pessoa esteja claramente
equivocada, somente faremos dano se lhe fizermos perder prestígio.
"Não
tenho direito a dizer ou fazer nada, escreveu Saint Exupéry, que diminua a
uma pessoa ante si mesma! - Ferir uma pessoa na sua dignidade é um
crime!
REGRA
6: - Elogie o
mais pequeno progresso e ademais cada progresso. Seja caloroso em sua
aprovação e generoso em seus elogios.
"O elogio é como a luz do sol para
o espírito humano! Não podemos florescer e crescer sem ele. E mesmo assim,
sempre estamos prontos para aplicar as pessoas, o vento frio da crítica.
Sempre sentimos certa preguiça quando se trata de dar-lhe a nosso próximo
a luz cálida do elogio". Comentário do Psicólogo Jesse Leir.
As
capacidades murcham debaixo das críticas. As capacidades florescem pelo
estímulo. .
. REGRA
7: - Atribua para as outras pessoas uma boa reputação, para que se
interessem em mante-la. .
. REGRA
8: - Alente as pessoas. Faça que os erros sejam fáceis
de corrigir. .
. REGRA
9: - Procure que as
outras pessoas se sintam satisfeita de fazer o que você
sugere. .
Quem foi Dale Carnegie ? . .
Biografia: .
Dale Carnegie nasceu em 1888 em Missouri, USA e foi educado na Faculdade Estadual de
Warrensburg. Como vendedor e aspirante a ator, ele viajou para para
Nova
Iorque e começou a dar aulas de comunicação para adultos na
YMCA. Em 1912
nasceu o famoso Treinamento Dale
Carnegie. Ele lançou diversos
best-sellers, incluindo o "Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas" e
"Como Evitar Preocupações e Começar a Viver". Mais de 50 milhões de cópias
dos livros de Dale Carnegie têm sido impressas e publicadas em 38 línguas.
Dale Carnegie foi um brilhante orador e conselheiro de líderes mundiais.
Ele escreveu colunas em jornais e teve seu próprio programa de rádio.
Dale Carnegie fundou o que é hoje uma rede mundial de mais de 2.000 instrutores
e escritórios em mais de 70 países. .
. Histórico:
- A DALE CARNEGIE TRAINING foi
fundada em 1912, por Dale Carnegie (1888-1955) com o objetivo de preparar
as pessoas para falar em público. Caracterizando respeito, confiabilidade,
comunicação e organização que transcenderam tempo e cultura, línguas e
países. Atualmente são mais de 4 milhões de pessoas graduadas pelo
treinamento. Ao longo dos anos, Dale CarnegieTraining
têm
publicado livros como:
-
COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR
PESSOAS - ( How to Win
Friends and Influence People)
-
COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A
VIVER - ( How to Stop
Worrying and Start Living )
-
COMO FALAR EM PÚBLICO E INFLUENCIAR PESSOAS NO MUNDO
DOS NEGÓCIOS - ( The
Quick and Easy Way to Effective Speaking )
-
COMO DESFRUTAR DA SUA VIDA E DO SEU
TRABALHO - ( How to
Enjoy Your Life and Your Job )
-
O LÍDER EM VOCÊ - ( The Leader in You )
-
ADMINISTRANDO ATRAVÉS DAS
PESSOAS - LINCOLN -
ESSE DESCONHECIDO
-
COMO VENCERAM OS GRANDES HOMENS.
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