.

SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

.

.

Não há desculpa para a ignorância

.

.

Prof. Tom Peters

.

Tom Peters é um dos especialistas em management mais reconhecidos no mundo dos negócios. Com sua obra In Search of Excellence, traduzida no Brasil como Vencendo a Crise, Peters atingiu os primeiros lugares na lista de best sellers internacionais do jornal New York Times, nela permanecendo por 130 semanas e com uma venda de 350.000 exemplares.

É autor, entre outros livros, de A Passion for Excellence e Prosperando no Caos, traduzidos para mais de 12 idiomas e de uns dos mais impressionantes livros de business: re-imagine. Peters escreve artigos, publicados em jornais e revistas como Business Week, The Economist, Financial Times, Forbes e Harvard Business Review.

.

.

Tom Peters Company

.

.

.

.

Foquem suas empresas naquelas áreas e companhias que são produtivas para seus escritórios e deixem de tentar abraçar tudo e todo o mercado. Fixem seus objetivos naquele segmento que vocês considerem prioritário e onde tem sua clientela pronta para negociar. Ao agir assim, terão maiores e melhores resultados, além de imediatos. É primordial para a sobrevivência, ter ao mesmo tempo, capacidade de seleção, inteligência de análises e seleção da carteira de produtos e serviços, para oferecer aos seus clientes a mais alta sinergia (Artigo Como qualificar um cliente potencial).

.

Cada vez mais no mundo os clientes são menos ingênuos e decidem em cada momento do contato quem os atende, se fica ou se vai. Quer dizer em termos comerciais, se viveremos ou morreremos. Os profissionais de vendas e marketing, hoje em dia precisam perguntar-se como liderar essa parada em vez de simplesmente tentar alcançá-la. Uma coisa é certa, os que estão atrás hoje não estarão entre os sobreviventes; não há desculpa para a ignorância de um profissional de vendas em uma visita. As pessoas ingênuas são, hoje, consideradas burras. Estes são os passos que eu lhes recomendo:

Conheçam seu produto: Devem ser endiabradamante inteligentes sobre o que se está vendendo. O segredo para fazê-lo está muito além das aulas ou de ler um ou outro artigo. Aqueles profissionais com maior conhecimento de seu produto são os que realizam maiores e melhores negócios. Imagens, fotos, descrições técnicas, comparativos de qualidade com outros produtos similares, nomenclaturas, usos e explicações técnicas, são alguns destes conhecimentos.

.

Conheçam a sua companhia: Vocês estão vendendo para sua representada da mesma forma que está vendendo seus produtos e serviços. Precisam entender seus procedimentos e finanças.
.

Conheçam seu cliente: Conhecer o cliente, óbvio, implica conhecer os indivíduos com os quais vai tratar. Só aqueles que conhecem a seus clientes podem aproveitar as possibilidades do up-selling (vendas com maior valor agregado) e do cross-selling (vendas cruzadas), bem como fidelizar a seus clientes durante muito tempo. Quase todo mundo sabe que é mais custoso obter novos clientes do que manter aos que já se têm (Artigo Clientes: anjos ou demônios?).
.
Amem a política: Tanto em casa como fora. Se não amam a política, vão ser péssimo profissionais de vendas. A política, antes de tudo, é a maneira com a qual se lida com outras pessoas para cumprir um objetivo.
.
Respeitem seus competidores de maneira quase que religiosa: Talvez os odeiem ou talvez lhes tenham atrapalhado em uma venda. Não importa, não critiquem seus competidores. Não há benção maior que um extraordinário competidor, Os grandes adversários nos mantém alerta.
.
Coloquem microfones na empresa de seu cliente: Colocar microfones significa desenvolver relações íntimas em todos os níveis com a empresa de seu cliente.
.
MANTENHA OS MICROFONES ABERTOS COM Suas Representadas: As probabilidades de ganhar a venda aumentam drasticamente se um profissional se apóia em todo o talento da companhia em que trabalha. Vocês estão vendendo a experiência de trabalhar com toda a sua companhia, não a mera experiência de trabalhar com você (Artigo Ter carisma ajuda, mas não é o suficiente).
.
Nunca prometam mais do que possam cumprir: A idéia aqui não é enganar, inclusive se isto significar perder vendas. O prometer demais pode custar o trabalho: E sempre prometer demais pode custar as suas carreiras.
.
Vendam mediante a resolução de problemas específicos: Produzam excelentes oportunidades de negócios. Aqui está o "pitch" de vendas: Nossos produtos resolvem estes problemas específicos (XXX), produzem estas incríveis oportunidades (XXX), e lhe farão ganhar muito (XXX) dinheiro. Deixe-me explicar exatamente como (XXX)...
.
Sejam capazes de envolver qualquer um, até seus piores inimigos: Ex: Você teve uma péssima experiência com certo representante ou com certo cliente há dois anos e ainda está aborrecido por isso. Quando se encontre em uma situação de venda com este representante ou cliente, aproveite e faça tudo para que lhe ajudem a aumentar sua credibilidade neste processo. O que fazer? Engula seu orgulho. Chame este representante ou cliente. Desenvolva uma forma de que ele ganhe uma fortuna e assegure-se de que assim lhe ajude a vender. Uma venda inspirada significa utilizar todos os recursos a seu alcance, inclusive aqueles que antes não podia suportar.
.
Conheçam, a história da sua marca: Quem, como, porque, para que, aonde vai, que deseja, o que pensa, o que pode fazer, quem quer atender e a garantia que oferece para os produtos e serviços (Artigo Quem tem uma marca tem um tesouro).
.
Sempre saiba que todos os problemas são seus problemas: Você é o vendedor; você é o representante da companhia; se algo saiu mal é sua culpa.
.
Ajam como regentes de orquestra: Os grandes profissionais conseguem boas comissões por orquestrar boas experiências de venda, e não tanto por formular grandes "pitchs" de venda.
.
Ajudem o cliente a conhecer a empresa que está oferecendo o produto ou serviço: Se aparecerem problemas e vocês estão fora da cidade, seu cliente tem que conhecer os contatos dentro do escritório e indústria, que possam orientá-lo. Por isso tudo aquilo que façam deve estar registrado e nada mais importante que ter tudo registrado num sistema, e que quem lhes assessora na sua ausência, consiga dar continuidade e auxiliar o cliente (Artigo As 13 características de identidade das marcas humanas).
.
Afaste-se das MÁS empresas: Sejamos claros, as más empresas existem. A vida é muito curta para fazer tratos com gente desonesta ou reprovável.
.

Entendam que existem as boas perdas: Uma boa perda é uma tentativa valente que, lamentavelmente, não frutifica por uma série de razões além da profissional. As vezes uma boa perda pode ser melhor que um lucro medíocre.
.
Saibam que nem tudo é uma questão de preço: Profissionais apresentam aos seus clientes esquemas, oportunidades, soluções, experiências, lucros e desempenhos. Talvez o valor agregado não compense uma vantagem de 50% sobre o preço oferecido, mas tenham certeza que tem seu valor.
.
Não comprometam toda a companhia para realizar a primeira venda: Um bom profissional não compromete de maneira absurda diversos serviços da empresa que representa, em ares de realizar a primeira venda com um cliente importante.
.
Sejam respeitosos com os novos concorrentes: Eles são os verdadeiros inimigos. A longo prazo, o verdadeiro inimigo nunca é o principal competidor por todos conhecido, senão aquele que não conseguimos detectar na tela do radar, já que não vemos que está chegando (Artigo NÃO APOSTE TODAS SUAS FICHAS NUMA ÚNICA empresa).
.
Procurem por clientes COOL (quentes) que lhes abram uma janela para o amanhã: Nós somos tão cool como nossa carteira de clientes. Assim de simples. É imperativo que nossa carteira de clientes inclua a empresas que procurem a excelência no amanhã.
.
Utilizem a palavra aliança de forma obsessiva: Um profissional tem a obrigação de produzir sinergia e extrair com imaginação todo o poder da cadeia de abastecimentos pelo sistema de informações e tecnologia.
.
Enviem muitos cartões de agradecimento: Não enviem simples e-mails de agradecimento. Escrevam cartões de agradecimento a todo aquele que tenham lhes ajudado a concretizar uma venda, indiferente do cargo que estas pessoas ocupem na empresa. Nesta época de tecnologia e facilidades de envio de mensagens, o valor de um cartão de agradecimento escrito a mão, valoriza e muito, e ninguém deixa de ler e apreciar, porque denota a sincera forma de agradecer pelo que se inclui nela.
.
Ajudem seu cliente: Excelentes Profissionais de venda olham para seu cliente e se perguntam sempre: Como poderá ajudar a esta pessoa para que seja rica, famosa e a promovam de cargo? (Artigo A estranha lógica de uma venda bem sucedida).
.
Mudem a civilização: Steve Jobs presidente da Apple disse uma vez: Realizemos uma mudança no universo. A noção de que o processo de vendas pode mudar a civilização, ou pelo menos ser alguma coisa significativa, é o que nos mantêm motivados.
.
Enviem mensagens simples e claras: Sejam também simples e claros. Não há melhor forma de se comunicar.
.
Procurem sempre manter seus parceiros cientes do valor que eles tem: E do que representam para suas vidas e negócios, porque parceiros não são, necessariamente adivinhos. Você precisam dizer para eles o quanto valorizam o esforço que fazem por vocês e pelas suas empresas. Ou seja, invistam no relacionamento de seus parceiros como se fossem clientes, da mesma maneira que vocês gostariam de ser tratados e agradecidos. Isso se conhece como "inculcar educação" em quem vai lhes servir sempre. Nisso reside a maior força de suas performances. Saber agradecer e incentivar seus parceiros a continuarem a lhes ajudar. Pequenos parceiros são leais, honestos e não se deve perde-los para depois entender seu valor.

Por tanto invistam parte de seu tempo nos relacionamentos que não necessariamente sejam vendas, mas elementos que lhe ajudam a produzir vendas. Isso vale para todos os profissionais e em todos os negócios. Alianças, parcerias, relacionamentos é o mundo que precisamos ter para realizarmos um trabalho de excelência,  qualidade e altos retornos tangíveis e intangíveis.

.

Prof. tom peters

Tom Peters Company

Outros artigos DE do PROF. Tom Peters, PUBLICADAS pelo portal SDR:

A vantagem competitiva

Beleza, Graça e Clareza

QUEIMem OS PLANEJADORES

gerência da imaginação humana

quando a marca transmite emoção

ESTRATÉGIAS DE VENDAS COM RESULTADOS

Não matarás a idéia de um novo produto

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA. - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 - DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 - sala 03 - Petrópolis - Porto Alegre (RS) - BRASIL - cep: 90460-130

.

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright - SDR