sistema de representação comercial e vendas
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O marketing moderno anexou dois novos Ps: - PERSUASÃO E PAIXÃO . . . A persuasão na empresa: - Persuadimos quando conseguimos que alguém crie, queira ou faça algo que nós desejamos. Mas não há que confundir persuasão com obediência, já que as pessoas chegam a persuadir-se quando por seus próprios pensamentos e sentimentos chegam a aceitar propostas, sugestões ou raciocínios alheios. Estar persuadido é querer efetivamente o que outro quer.
Também nas empresas as emoções são contagiosas: - Dado que a persuasão combina a sugestão com a demonstração racional é possível entendê-la como uma reação afetiva racionalizada, assim então, quando nos manejamos no mundo da empresa e queremos persuadir em algum curso de ação é indispensável identificar os elementos comuns afetivos dos grupos, já que estes elementos atuam como crenças, expressão de vontade ou desenho de ação. Dito de outra maneira, a persuasão passa pelos afetos. E o manejo das emoções e o afeto está subordinado a uma habilidade imprescindível no management de hoje:
A maioria das emoções são contagiosas, tanto as negativas como as positivas. Referente às negativas, quantas vezes observamos que nosso próprio comportamento nos leva a provocar a situação que tememos; alguns gostam de chamar a este efeito "profecia auto-cumprida", isto é, tanto nos preocupamos por algo que sem dar-nos conta o provocamos. Por sorte as emoções positivas também se contagiam:
Nas empresas não há que duvidar em exteriorizar as emoções positivas e negativas de uma maneira sincera e equilibrada. Bem como o humor é saudável também é conveniente não titubear em explicitar o desacordo, já que há poucas coisas mais corrosivas da coesão empresarial do que o rancor que se desenvolve em silêncio ou em corredores conspirativos.
As barreiras comunicacionais são feitas de boas intenções: - A consultora Accenture & NOP Research Group, assinala em seu relatório sobre Human Performance, que:
Observou-se com demasiada freqüência repetir-se erros elementares na condução das empresas e instituições, normalmente cometidos por não ter em conta princípios elementares da comunicação persuasiva. Um erro comum é querer persuadir individual e separadamente aos membros de um grupo que já desenvolveu formas intensas de solidariedade. Estas táticas são as vezes vividas como tentativas de destruir ou dissolver o grupo e portanto a hostilidade se acrescenta.
Outro engano freqüente é comunicar-se sem ter em conta o processo pelo qual passa a persuasão. Os mecanismos da persuasão são extraordinariamente similares e repetitivos:
Se não respeitamos este processo não poderemos conseguir resultados, portanto se equivoca quem para começar não desperta interesse, provoca distrações, não renova o estímulo ou conselho de forma consistente mas sem excesso, deixando que o outro se auto-dirija para o desejo.
O reforço do estímulo é indispensável: - Os reforços mais sólidos são geralmente os positivos, isto é a apresentação reiterada de um estímulo desejável, prazeroso, como o louvor por exemplo, que fortalece as respostas que precedem à ocorrência do estímulo. Desta maneira as pessoas aprendem a realizar as respostas que produzem reforçadores positivos.
A comunicação persuasiva pode-se aprender: - Primeiramente se deve começar por conhecer-nos no que se denomina nosso estilo social de comunicação, os que se agrupam em quatro grandes categorias:
A este conhecimento chegamos pela percepção dos demais, pedindo a um pequeno grupo que respondam a um questionário sobre nós, com as garantias do anonimato, pára desta maneira ver-nos a nós mesmos tal como somos percebidos pelos demais. . Em segundo lugar devemos aprender a conhecer ao outro, por um lado identificando seu estilo social e por outro escutando-o e observando-o. Isso nos permitirá passar a uma etapa crucial:
Há muitas pessoas que crêem que atingem com compreender ao outro para comunicar-se, esquecendo que é indispensável mostrar explicitamente que entendemos, isto é, exibir um alto grau de empatia, para poder experimentar os sentimentos do outro, sem perder nossa própria identidade e desta forma poder chegar a determinar que é que o nosso interlocutor realmente espera de nós.
Também é possível aprender outras habilidades, tais como manejar as conhecidas resistências que as pessoas propõem numa relação de persuasão, saber como aliviá-las e solucioná-las, aplicar a necessária flexibilidade interpessoal para agir de uma forma adequada ao interlocutor e à situação, aprender as etapas do processo de persuasão, conhecer e pôr em prática planos de ação concretos com pessoas definidas.
A nova Visão do Mercado: - Anteriormente toda a teoria (e prática ) do mercado baseava nas famosas 4 Ps do mercado: Estas 4 Ps funcionavam muito bem e realmente são a base da estrutura do mercado. Funcionavam muito bem antes, nos 60s durante o desenvolvimento de produção em massa e lançamentos de novos produtos. Isso era antes. Hoje já não funcionam por uma simples razão:
O marketing moderno anexou dois novos "Ps": - PERSUASÃO E PAIXÃO.
Jorge Fernández Especialista E CONSULTOR EMPRESARIAL EM DIVERSOS PAÍSES . |
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