O monge que vendeu sua Ferrari
.
sala
dos artigos de gerenciamento
Julian
Mantle, um proeminente advogado
acostumado a não perder nunca sequer um caso, que o tinha tudo na vida (ou ao menos assim acreditava ele), depois de um enfarte que quase o leva a morte, tomou a decisão de vender sua
ferrari,
assim como todas suas posses materiais e ir-se à Índia em procura de iluminação.
Foi então quando conheceu aos Sábios de Sivana, numa remota comunidade perdida nos montes Himalayas. Julián estudou junto a estes monges durante vários anos e assim conseguiu o que estava procurando:
as sete virtudes eternas da vida
esclarecida (artigo: PROF. Deepak Chopra: As sete leis espirituais).
Esta amena história constitui uma fonte de sabedoria prática e espiritual que pode ser aproveitada por qualquer um, e em especial, por profissionais de administração comercial.
Administrar sua mente é administrar sua vida. Há que cuidar a mente, nutri-la e cultivá-la diariamente, tomar consciência do enorme poder dela, Dos mais de 60.000 pensamentos diários, muitos quiçá excessivos, são negativos...
.
Acabamos convertendo nossa mente numa lixeira de energia tóxica. Introduzimos nossas mentes em círculos viciosos de raciocínios negativos... Um afeição ao negativo que nos prejudica no trabalho, na vida familiar e social.
Através do conhecimento próprio e da disciplina, Sharma viaja pelo mundo levando a mensagem de esperança e oferece alternativas para triunfar na vida pessoal e profissional. A chave do sucesso pessoal e empresarial:
Segundo ele, a disciplina é imprescindível para que o ser humano consiga seus propósitos na vida. E a disciplina como virtude, consegue-se através do balanço. A vida é um equilíbrio entre fazer que as coisas aconteçam e deixar que aconteçam.
Assim mesmo, o escritor Robin S Sharma que foi quem escreveu a história deste advogado, assinalou que é importante viver o presente e manter um balanço saudável entre fazer que as coisas passem e permitir que ocorram. Robin explica em seus livros e seminários que o segredo para desenvolver disciplina consiste em:
levantar cedo; terminar o que começa e fazer algo difícil cada 90
dias
(artigo: Branford Marsalis: A rotina é inimiga do processo criativo).
Levantar-te cedo permitirá que tenhas mais tempo para ti, para pensar e refletir. Quanto a terminar o que se inicia, vivemos num mundo onde a gente começa planos e os deixa inconclusos. E nos negócios, 90 dias significa um trimestre e as metas empresariais se estabelecem nesse período.
Dirigir a vida para um propósito, uma missão, defini-la, escrevê-la. Põe teus objetivos, metas, prazos por escrito e assume um compromisso público entre os que te rodeiam (pressões positivas).
Cultivar a reflexão diária, a concentração mental... Vivemos uma vida na qual não temos tempo para nós mesmos, para a reflexão e meditação pessoal.
A técnica do pensamento oposto:
quando um pensamento indesejado ocupe o ponto focal de tua mente, substitui-o de imediato por um pensamento exemplar. Não podemos permitir-nos o luxo de um só pensamento negativo. Cuida teus pensamentos como cuidarias teus mais preciosas posses. Esforça-te por eliminar toda turbulência interna.
RECOMPENSÁ-LAS serão abundantes.
A técnica de segredo do Lago: A mente trabalha com imagens, então imagina como te agradaria ser:
Na antiga arte da liderança, o sucesso externo começa pelo sucesso interno; pela auto-superação e expansão pessoal. Como pode alguém dirigir uma empresa se não pode dirigir-se a si mesmo?
.
Compreende teus medos e debilidades, entende seu funcionamento. A solidão, o poder do cuidado físico, o saber respirar bem..., a relaxação anti-estresse, a correta alimentação, o sol, a natureza...
Robin S.Sharma (1964), é professor de direito, e teve uma distinta carreira como advogado. Tem aparecido em mais de 300 programas de rádio e televisão e publicou artigos em muitas das principais publicações e se converteu numa autoridade internacional em auto-liderança.
.
É autor de MegaLiving!, The Gandhi Fator e do aclamado programa de áudio Timeless Wisdom for Self-Mastery. Seu livro O monge que vendeu seu Ferrari, teve uma venda de mais de 100.000 exemplares. Atualmente reside em Toronto (Canadá) e dirige a organização
Sharma Leadership Inc.