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O que sustenta as equipes externas no mercado?

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sala dos artigos da força de vendas

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As equipes de representantes esperam guias comerciais para armar-se com a informação que precisam para vender com técnica e confiança, a solução de sua companhia e onde se incluam informações que permitam manejar à concorrência. Não se pode permitir que os integrantes da força externa de vendas façam levantamentos individuais e trabalhem com essas informações, sem que tenham um cruzamento gerencial e estratégico, supervisionados por todos os departamentos envolvidos da empresa. Além da perda de tempo, as informações nem sempre são encontradas e também não serão tão técnicas e nem estratégicas (ARTIGO: FORÇA DE ELITE COMERCIAL).
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Alguns guias de vendas destacam informações sobre a concorrência, ou proporcionam um posicionamento competitivo fraco, é isto não somente prejudica as oportunidades de fechar contratos, senão que também afeta a credibilidade do marketing do grupo com as forças de venda. Os representantes comerciais pensarão que não entendem à concorrência e o processo de comercialização e a luta pela conquista do seu mercado minguará, pautado pelo despreparo. Assim, quem concede à força de vendas o que precisa para ganhar e posicionar-se, está marcando o diferencial no mercado. A seguir mostramos alguns conselhos que ajudarão a colocar para trabalhar a inteligência competitiva para sua força de vendas:

Explore os recursos dos insiders da inteligência competitiva: muitas das informações da concorrência que precisam estão ao alcance da sua mão. A força de vendas externas é um recurso valioso de informação competitiva. Depois de tudo, eles defrontam à concorrência diariamente e sabem como estas companhias estão posicionadas contra sua oferta. Esteja vendendo produtos, serviços ou soluções técnicas, não passe por alto a seus representantes comerciais. Eles provavelmente conseguiram entender os pontos fortes da concorrência (e os fracos) baseados no feedback das possibilidades durante as apresentações técnicas. A chave está em garimpar e unir todos estes dados e transformá-los em informação que a força de vendas possa utilizar para ganhar terreno (ARTIGO: Gerir Canais e Fabricar Oportunidades).

Mas se não tem processos que permitam reunir, estudar e analisar estas informações, não poderá ser organizado e nem compartilhado. A maioria das forças de vendas e/ou equipes de marketing, conduzem a análise de ganhar/perder; isto oferece um lugar lógico para capturar a informação competitiva reunida no campo.

Traduza os dados numa ferramenta de comercialização: uma matriz competitiva que está organizada de acordo com grupos de características importantes e pôr preço, é uma das maneiras mais comuns de apresentar uma informação competitiva. Este formato permite de imediato à força de vendas compreender como se compara a solução com a oferta da concorrência. Estas comparações têm sucesso em proporcionar pedacinhos de informação de fácil entendimento, mas que com freqüência carecem de contexto suficiente e profundidade. Especificamente, as matrizes de comparação não atingem os conteúdos que o encarregado/representante das vendas possa usar numa conversa ou na correspondência escrita. Portanto, o que precisa proporcionar é tanto uma matriz como um conjunto de balas "de prata" que o representante comercial possa usar (ARTIGO: Atendendo com qualidade total sua equipe comercial).

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Estes resumos concisos deveriam destacar os principais pontos de posicionamento, dar razões de porque o enfoque da concorrência é inadequado, e terminar com uma contundente declaração a respeito do único valor de negócio que dá sua solução. Sempre que seja possível, apóie suas afirmações com a validação de uma terceira parte (propaganda testemunhal). E lembre, para assegurar-se de que não está abocando a sua força de vendas ao fracasso, implemente um forte posicionamento contra as forças da concorrência. Seus representantes são capazes de tirar partido das fraquezas da concorrência; onde mais precisam sua ajuda é em escavar as fortalezas da concorrência. O seguinte é uma "bala de prata" para vender esparadrapo fictício:

A companhia XYZ trata de vender a incomparável aderência de seu esparadrapo como a principal razão pela qual deveria escolher seu produto. O que não dizem é que 3 de cada 5 de seus clientes, requereram uma intervenção técnica ambulatorial, para retirar o esparadrapo do local. Seu esparadrapo, por outro lado, usa um componente com uma fórmula especial e patenteado, que diferencia entre pele e todo o resto de materiais, para assegurar-se que o esparadrapo se cola em tudo menos no paciente, o que libera de uma segunda intervenção técnica ambulatorial.

Pense em grande estilo, justo igual que suas possibilidades: os posicionamentos competitivos fracassam ao dar uma grande perspectiva da concorrência. Lembre que o posicionamento competitivo pretende ajudar aos representantes comerciais a superar as objeções, enquanto guiam às perspectivas, e elegem a solução adequada a sua companhia sobre outras. As possibilidades não são somente valorizam o produto ou serviço que se oferece, senão também a companhia com a qual estarão fazendo negócios. Os detalhes a respeito da saúde financeira de um competidor, prestígio na indústria, políticas de apoio ao consumidor e track record (registro dos passos ou caminho), são todos pontos importantes que sua força de vendas deveria ser capaz de dirigir. Municiando essa informação num breve perfil competitivo, é uma ferramenta valiosa que tanto os representantes como os principais executivos podem utilizar. Não esqueça de dar detalhes sobre como sua companhia dirige estas áreas (ARTIGO: Como motivar sua força de vendas?).
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VERIFIQUE A LEGALIDADE DAS INFORMAÇÕES: antes de publicar qualquer informação competitiva, deve ser conferida com todos os departamentos envolvidos (marketing, comercial, industrial e logística). Nada estraga um negócio mais rápido do que ser atingido por um juízo por causa de uma declaração falsa a respeito da concorrência, mesmo que as comunicações sejam de ordem interno. Esteja preparado para dar a sua força de vendas externa os recursos para todas as demandas a respeito da concorrência. Pode precisar revisar a formulação algumas vezes antes de que o departamento de comunicação gerencial e estratégico aprove os documentos competitivos. Seu departamento de comunicação requer que inclua uma renúncia nos documentos, afirmando que sua companhia pensa que toda a informação é exata, mas que não sustenta que seja responsável. Isto pode evitar que sua companhia tenha que indenizar terceiros, no caso de que o documento caia em mãos da concorrência. Ao mesmo tempo, destaque marcando estes documentos como patenteados e confidenciais, para que sua força de vendas não pense que são para utilidade pública.
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Mantenha-se atualizado: os representantes comerciais perderão rapidamente confiança no departamento de marketing se o posicionamento competitivo está ultrapassado. Se um representante comercial oferece contrapontos antiquados às perguntas, o possível cliente é provável que assuma que o profissional (e por dedução, a companhia representada) não está em contato com o mercado. Manter o posicionamento competitivo atualizado requer um compromisso e processos bem considerados. A intranet de sua companhia proporciona um armazém centralizado que é facilmente acessível e pode ajudar a assegurar que a única versão do documento está disponível em qualquer momento. Ao incluir os dados de desenvolvimento de cada ferramenta competitiva, seus representantes de vendas podem valorizar facilmente, tenham ou não os documentos mais recentes. Talvez tenha que complementar isto com uma tabela que mostre as últimas versões de todas as ferramentas competitivas (ARTIGO: Supervisão comercial exige comunicação).
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Promova sua inteligência: uma vez que desenvolveu ferramentas de inteligência exaustivas e competitivas, assegure-se de que os representantes comerciais e outras partes interessadas sejam conscientes delas. Isto pode ser conseguido enviando uma mensagem por e-mail para anunciar as principais atualizações. Algumas companhias destacam o novo conteúdo na web, com um banner na página principal; e se tem disponível este mecanismo, saque vantagem disso. As companhias ambiciosas podem desenvolver uma atualização informativa para que seja enviada cada semana, cada duas semanas, ou cada mês se for necessário. Uma estratégia informativa captura todo o conteúdo relevante durante um período, e pode dar resumos breves com enlaces para mais informação na web em áreas privativas. Se deve atuar rapidamente sobre algumas notícias da concorrência, e o marketing pode complementar a folha informativa da concorrência, atualizada com uma rajada de e-mails que proporcionem detalhes de acontecimentos oportunos, ao mesmo tempo que guie à força de vendas sobre uma resposta por sanção. Sua força de vendas apreciará e aproveitará seu contínuo envolvimento, e o departamento de marketing pode assegurar-se de que todos os representantes, consultores e vendedores usem uma mensagem conseqüente (ARTIGO: Inteligência de Vendas: Novas Estratégias).

O posicionamento competitivo é parte integral de qualquer guia de vendas de sucesso. Recopilar e disseminar a informação de modo oportuno, é chave para manter-se um passo adiante da concorrência. Ao mesmo tempo, sintetizar os dados e apresentá-los de uma maneira que a força de vendas os encontre úteis não é um desafio pequeno. Se disponibiliza o desenvolvimento de suas guias de vendas e/ou ferramentas competitivas, assegure-se de que o redator tenha uma sólida formação no posicionamento competitivo. Os escritores com um forte entendimento da análise competitiva, podem rapidamente processar uma grande quantidade de informação, enquanto proporcionam declarações concisas e convincentes que ajudam a sua força de vendas a competir com sucesso.

Stephanie Tilton

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assessora de marketing para Hoffman Marketing Communications

companhia especializada em desenvolver guias de vendas,

estudos, casos e marketing estratégico

http://www.hoffmanmarcom.com

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